Código: | M4091 | Sigla: | M4091 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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E:BBC | 1 | PE_Bioinformática e Biologia Computacional | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:BBC | 19 | Plano estudos a partir de 2018 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:DS | 15 | Plano Oficial a partir de 2018_M:DS | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
São necessários conhecimentos prévios sobre variáveis aleatórias e distribuições de probabilidade, estatísticas amostrais, intervalos de confiança e testes de hipóteses. Estes são os conteúdos usuais de uma unidade curricular de introdução às Probabilidades e Estatística do ensino superior. Será efetuada uma breve revisão a esta matéria.
0. Breve revisão sobre técnicas base de inferência. estatística - intervalos de confiança e testes de hipóteses
1- Introdução à linguagem de programação em ambiente de software R.
2. Correlação de Pearson e correlação de Spearman.
3. Regressão linear simples.
4. Regressão linear múltipla. Modelo, estimação de parâmetros, testes de hipóteses sobre parâmetros, intervalos de confiança, intervalos de predição, coeficiente de determinação, multicolinearidade, métodos de selecção de modelos, comparação de modelos, diagnóstico e análise de resíduos.
5*. Análise da variância - ANOVA: 1 e 2 factores.
6*. Modelos lineares generalizados. Regressão logística.
*Será apenas estudado um assunto, de entre 5. e 6.
Aulas de tipo teórico-prático com diferentes exemplos de aplicação das técnicas e modelos estatísticos apresentados em laboratório computacional.O software usado é o R.
Designação | Peso (%) |
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Teste | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
Avaliação por 3 testes. O último teste será realizado na época normal.
Para cada aluno, o teste em que obteve melhor classificação tem um peso de 40% e os restantes um peso de 30%.
O exame de recurso tem de ser resolvido integralmente.
Os testes não podem ser individualmente melhorados.