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Didática da Química II

Código: DID4020     Sigla: DID4020

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Didática

Ocorrência: 2022/2023 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Unidade de Ensino das Ciências
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:EFQ 15 Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. 1 - 9 77 243

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
João Carlos de Matos Paiva Regente

Docência - Horas

Teorico-Prática: 5,50
Tipo Docente Turmas Horas
Teorico-Prática Totais 1 5,50
João Carlos de Matos Paiva 5,50

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a unidade curricular de Didática da Química I pretende capacitar os estudantes, futuros professores, para realizar o planeamento de longo e médio prazo de sequências didáticas que, para além de atenderem aos documentos oficiais do Ministério da Educação, têm que considerar os processos e os resultados apresentados em artigos de investigação na área da química educacional, privilegiar o desenvolvimento de trabalho experimental (considerando o desenvolvimento de processos e atitudes científicas) e de material de apoio às aulas, bem como esboçar instrumentos de diagnóstico e avaliação da aprendizagem dos seus alunos.

Resultados de aprendizagem e competências

- Domínio científico e curricular

  • Analisar criticamente os documentos curriculares de Química do Ensino Básico, o seu racional e organização.
  • Identificar os conceitos científicos estruturantes e a sua organização hierárquica.
  • Selecionar alguns domínios e subdomínios curriculares para posterior aprofundamento pedagógico-didático.

- Prática laboratorial

  • Analisar as propostas de atividades laboratoriais sugeridas nos documentos curriculares.
  • Relacionar a componente conceptual e processual das atividades laboratoriais.
  • Preparar a realização das atividades laboratoriais.
  • Experimentar, em contexto laboratorial, as atividades previamente planificadas.
  • Explicar os resultados obtidos e o seu significado.
  • Propor adaptações às atividades laboratoriais realizadas.

- Planificação de experiências educativas

  • Preparar sequências didáticas de longo e médio prazo para a lecionação da Química no 3.º ciclo do Ensino Básico.
  • Selecionar meios inovadores que possam ser usados no ensino da Química para enriquecer os ambientes de aprendizagem.
  • Planear novas atividades laboratoriais adequadas aos programas curriculares.
  • Construir material de apoio às sequências didáticas planificadas.
  • Construir práticas inovadoras em articulação com os resultados da investigação educacional.

- Avaliação de aprendizagens

  • Selecionar as modalidades e os instrumentos de avaliação adequados a cada momento.

- Comunicação oral

  • Apresentar concisa, organizada e claramente, as sequências didáticas e o material desenvolvido.

- Reflexividade sobre a prática

  • Demonstrar uma atitude reflexiva relativa à prática pedagógica e de valorização do desenvolvimento profissional e da formação ao longo da vida.
  • Demonstrar na sua planificação das suas sequencias didáticas (de longo e médio prazo) a importância da química na sociedade e a suas relações com outras áreas do saber.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

- A aprendizagem de conceitos de Química no Ensino Básico.
- A Química e os domínios macroscópico, representacional, sub-microscópicos e contextual.
- História da Química e Ensino da Química.
- Concepções alternativas em Química identificadas como resultado de investigações: diagnóstico e superação.

- Estratégias para promover metodologias investigativas. O trabalho de laboratório orientado para a resolução de problemas.
 - Multimédia no Ensino da Química: tipos de recursos, instrumentos de potenciação pedagógica e formas de integração.
- Planeamento de aulas. Princípios orientadores. Papel do professor e do aluno na tomada de decisões.
- Investigação em Educação em Química. Publicações, bases de dados e locais da Internet. Implicações para a prática pedagógica. A investigação/acção – uma metodologia de investigação adequada à prática pedagógica.

Bibliografia Obrigatória

Driver, R; Making Sense of Secondary Science - Research into children's ideas

Bibliografia Complementar

Ratcliffe, M. ASE ; Guide to Secondary Science Education
Sutton, C. ; Words, Science and Learning
EILKS, I. & HOFSTEIN, A. (Eds.).; Teaching Chemistry – A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers, Rotterdam: Sense Publishers., 2013

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de problemas, leituras de artigos científicos com análise crítica. A componente prática visa a realização de trabalhos praticos e laboratoriais em grupo e individualmente. Será dinamizada alguma atividade de flipped classroom.



Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Teste 20,00
Trabalho escrito 35,00
Trabalho laboratorial 20,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 4,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 63,00
Trabalho escrito 30,00
Trabalho laboratorial 15,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência os estudantes:

1- não devem faltar a mais de 1/4 das aulas previstas.

2- devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Fórmula de avaliação:

A - Participação presencial
B - Componente prática e laboratorial com apresentação e discussão de trabalhos
C - Trabalho escrito
D - Teste

Nota final = 0,05 x A + 0,25 x B + 0,50 x C + 0,2 x D

Melhoria de classificação

Atendendo a que a UC obedece à tipologia de
avaliação distribuída sem exame final (avaliação contínua) e apresenta uma natureza muito sistémica, a melhoria de nota nesta UC só poderá ser realizada repetindo todas as componentes de avaliação ao longo do semestre e, como tal, em ano letivo seguinte.

Observações

Bibliografia específica é dada em cada aula, sendo também  colocada no Moodle.
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