Código: | DID4020 | Sigla: | DID4020 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Didática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Unidade de Ensino das Ciências |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3ºCiclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:EFQ | 15 | Plano de Estudos M:EFQ_2015_2016. | 1 | - | 9 | 77 | 243 |
Docente | Responsabilidade |
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João Carlos de Matos Paiva | Regente |
Teorico-Prática: | 5,50 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totais | 1 | 5,50 |
João Carlos de Matos Paiva | 5,50 |
Atendendo aos objetivos orientadores do Mestrado em Ensino de Física e de Química no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, a unidade curricular de Didática da Química I pretende capacitar os estudantes, futuros professores, para realizar o planeamento de longo e médio prazo de sequências didáticas que, para além de atenderem aos documentos oficiais do Ministério da Educação, têm que considerar os processos e os resultados apresentados em artigos de investigação na área da química educacional, privilegiar o desenvolvimento de trabalho experimental (considerando o desenvolvimento de processos e atitudes científicas) e de material de apoio às aulas, bem como esboçar instrumentos de diagnóstico e avaliação da aprendizagem dos seus alunos.
- Domínio científico e curricular
- Prática laboratorial
- Planificação de experiências educativas
- Avaliação de aprendizagens
- Comunicação oral
- Reflexividade sobre a prática
- A aprendizagem de conceitos de Química no Ensino Básico.
- A Química e os domínios macroscópico, representacional, sub-microscópicos e contextual.
- História da Química e Ensino da Química.
- Concepções alternativas em Química identificadas como resultado de investigações: diagnóstico e superação.
- Estratégias para promover metodologias investigativas. O trabalho de laboratório orientado para a resolução de problemas.
- Multimédia no Ensino da Química: tipos de recursos, instrumentos de potenciação pedagógica e formas de integração.
- Planeamento de aulas. Princípios orientadores. Papel do professor e do aluno na tomada de decisões.
- Investigação em Educação em Química. Publicações, bases de dados e locais da Internet. Implicações para a prática pedagógica. A investigação/acção – uma metodologia de investigação adequada à prática pedagógica.
Na componente teórica recorre-se ao pluralismo estratégico apoiando-se em apresentações PowerPoint, apresentação de problemas, leituras de artigos científicos com análise crítica. A componente prática visa a realização de trabalhos praticos e laboratoriais em grupo e individualmente. Será dinamizada alguma atividade de flipped classroom.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 5,00 |
Teste | 20,00 |
Trabalho escrito | 35,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
Estudo autónomo | 50,00 |
Frequência das aulas | 63,00 |
Trabalho escrito | 30,00 |
Trabalho laboratorial | 15,00 |
Total: | 162,00 |
Para obtenção de frequência os estudantes:
1- não devem faltar a mais de 1/4 das aulas previstas.
2- devem realizar e obter aprovação em pelos menos metade das tarefas associadas ás componentes de avaliação.