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Álgebra Linear e Geometria Analítica

Código: M1002     Sigla: M1002     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciência de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CC 88 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 1 - 6 56 162
L:IACD 81 Plano Oficial a partir do ano letivo 2021/22 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve saber e compreender: a resolução e discussão de sistemas de equações lineares usando o método de Gauss e recorrendo à notação matricial dos sistemas;  propriedades no cálculo do determinante de uma matriz quadrada, e conhecendo em particular a sua interpretação em termos de áreas e volumes; os conceitos básicos e resultados fundamentais relativos a espaços vetoriais e a aplicações lineares entre espaços vetoriais de dimensão finita.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: efetuar as principais operações com matrizes; resolver sistemas de equações lineares usando matrizes; utilizar matrizes para discutir sistemas de equações lineares; calcular determinantes; aplicar as propriedades dos determinantes; reconhecer espaços e subespaços vetoriais; determinar bases de espaços vetoriais reais; calcular a dimensão de espaços vetoriais; reconhecer funções lineares e as suas principais propriedades; determinar ou justificar porque não existem funções lineares satisfazendo determinadas condições; trabalhar com matrizes associadas a funções lineares; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar algumas propriedades da diagonalização de matrizes. Identificar cónicas

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Sistemas de equações lineares: 

  2. Matrizes:

  3. Determinantes:                                                       

  4. Espaços vectoriais: 

  5. Aplicações lineares:

  6. Vetores e valores próprios e diagonalização de matrizes

  7. Cónicas

Bibliografia Obrigatória

Ana Paula Santana; Introdução à álgebra linear. ISBN: 978-989-616-372-3
Isabel Cabral; Álgebra linear. ISBN: 978-972-592-239-2
Howard Anton, Chris Rorres; Elementary Linear Algebra - Applications Version, 9 edition. ISBN: ISBN 13: 978-0471669593

Bibliografia Complementar

Edwards jr. C. H.; Elementary linear algebra. ISBN: 0-13-258245-7
Mansfield Larry E.; Linear algebra with geometric applications. ISBN: 0-8247-6321-1
Howard Anton, Chris Rorres; STUDENT SOLUTIONS MANUAL TO ACCOMPANY Elementary Linear Algebra with Applications 9 edition, Wiley, 2005. ISBN: ISBN-13 978- 0-471-43329-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina (no Moodle). Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não é exigida assiduidade.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da época normal será feita com base em dois testes presenciais  e 4 quizzes.

  • O primeiro teste (presencial) terá a duração de 75 minutos, a ter lugar em data a combinar no inicio das aulas e valerá 8 valores.
  • O segundo teste (presencial) terá a duração de 105 minutos, a ter lugar no dia destinado ao exame da época normal caso este existisse e valerá 12 valores.
  • Os 4 quizzes valem em conjunto 1 valores, cada vale 0.25 valores e serão feitos usando o moodle em data a indicar no inicio das aulas.

Sendo T1 a classificação obtida no primeiro teste, T2 a classificação obtida no segundo teste e Q a soma das classificações obtidas nos 4 quizzes, os estudantes obtêm aprovação se

                             T1+T2+Q ≥ 9.5

e a classificação final será


                               min{ T1+T2+Q , 20 }

Caso não seja permitido pela faculdade, por razões de ordem maior, testes presenciais durante o semestre, os dois testes serão feitos no dia destinado ao exame presencial da época normal.

Época de recurso e época especial de setembro

Para os estudantes que realizam o exame (presencial) para aprovação, o exame final tem duas partes, cada uma correspondente a um dos testes:

  • Podem optar por fazer no exame quaisquer partes ou usar classificações de partes correspondentes obtidas em testes.
  • Caso optem por realizar uma parte no exame, será a classificação aí obtida a considerada para a nota final.
  • A classificação final será calculada como na época normal.

 

Melhoria de classificação:  Exame (presencial) sobre a totalidade do programa dado não havendo hipotese de usar testes nem notas obtidas em quizzes.

Provas e trabalhos especiais

Exame escrito ou oral.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Exame escrito ou oral.

Melhoria de classificação

Exame. Os estudantes que estejam a fazer melhoria não o podem fazer por testes.

Observações

Artigo 13º do Regulamento Geral para Avaliação dos Discentes de Primeiros Ciclos, de Ciclos de Estudos Integrados de Mestrado e de Segundos Ciclos da U.Porto, aprovado em 19 de Maio de 2010 (cf. http://www.fc.up.pt/fcup/documentos/documentos.php?ap=3&ano=2011): "A fraude cometida na realização de uma prova, em qualquer das suas modalidades, implica a anulação da mesma e a comunicação ao órgão estatutariamente competente para eventual processo disciplinar."

A qualquer aluno pode ser exigida a realização de uma prova oral para esclarecer dúvidas que tenham surgido relativamente às provas ou trabalhos de avaliação.
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