Código: | EGEO4032 | Sigla: | EGEO4032 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Engenharia Geográfica |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Deteção Remota |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:DR | 8 | Plano estudos a partir de 2018 | 1 | - | 3 | 21 | 81 |
Pretende-se que os estudantes aprofundem os seus conhecimentos gerais sobre os conceitos fundamentais da deteção remota aplicados à observação da atmosfera, as suas técnicas e o processamento das imagens, assim como a sua aplicabilidade para previsão do estado do tempo, monitoramento de fenómenos naturais, impactos antropogénicos e alterações climáticas.
É pretendido que os estudantes adquiram no final da UC os seguintes conhecimentos, aptidões e competências:
Aulas de cariz teórico: Exposição dos conceitos teóricos utilizando power point e exemplos de aplicação.
Aulas de cariz prático: trabalhos práticos incluindo a análise, interpretação e gestão dos dados de deteção remota utilizando software livre.
Aulas de tipo “Outras”: esclarecimento de dúvidas sobre os vários tópicos do programa e apoio à realização dos trabalhos práticos.Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 32,00 |
Trabalho escrito | 68,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 40,00 |
Frequência das aulas | 21,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 81,00 |
Frequência mínima de 75 % das aulas
Avaliação: por trabalho individual (TI)
O TI versará sobre um tema escolhido a partir de uma lista de temas propostos e incluí a apresentação oral do mesmo.
A classificação do TI tem uma ponderação de 70% para o trabalho escrito (TI_E) e 30% para a discussão oral (TI_O).
Para além dos relatórios e apresentação ao grupo, não é exigido aos estudantes outro trabalho ou prova
Os estudantes com estatuto especial têm acesso aos exames normais e de recurso, bem como aos exames de época especial. A frequência as aulas é opcional, mas as componentes de avaliação (TI) são obrigatórias.
Poderá ser feita melhoria do relatório na época de recurso.