Comunicação em Ciência
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal /Competências Transversais/ Transferíveis |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC sensibiliza os estudantes para a importância do desenvolvimento de competências pessoais em Comunicação em Ciência e trabalha, em particular, a elaboração de relatórios científicos, a preparação e execução de comunicações orais, e a elaboração de artigos científicos.
São objectivos:
- Enfatizar a importância de uma comunicação eficaz;
- divulgar recursos e ferramentas para melhoria da capacidade pessoal de expressão escrita e oral.
- conhecer a estrutura dos documentos científicos, e em particular trabalhar os documentos relatório e artigo científicos.
- aprendizagem do processo associado à produção e divulgação de resultados científicos: submissão de trabalhos, revisão (peer-review), comunicação em poster e em oral.
Resultados de aprendizagem e competências
As competências adquiridas terão utilização imediata nas UCs do curso e no futuro profissional dos estudantes. Em particular:
- técnicas para melhoria da expressão oral e corporal em público;
- técnicas e recursos para melhoria da expressão escrita;
- utilização de ferramentas de pesquisa bibliográfica, edição de texto, composição de gráficos e outros elementos de apoio à comunicação;
- representação gráfica de dados experimentais;
- capacidade de resumir a comunicação de um artigo num sumário curto (abstract);
- organização e produção de comunicações orais e material de apoio multimedia;
- cumprimento rigoroso de prazos de submissão.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- A comunicação em ciência
- fases do processo científico
- a circulação de informação em ciência (logbook, dados, relatório, conferência, proceedings, artigo/patente, )
- a estrutura de documentos científicos: relatório, artigo, tese
- técnicas e recursos para melhoria da expressão escrita.
- ferramentas de apoio à escrita científica
- edição de texto científico
- pesquisa e gestão de referências bibliográficas
- Elementos de suporte à comunicação em ciência
- produção de esquemas e sua importância
- representação de medidas/ dados
- Medida e Barras de erro (Erros aleatórios e sistemáticos)
- Médias e desvio padrão
- Representação numérica
- o papel de gráficos e ajustes.
- ferramentas para tratamento de dados experimentais
- medida e erros experimentais
- A comunicação científica oral
- poster
- apresentações orais
- Análise de tipos de apresentações orais, audiências e estilo pessoal dos oradores com ênfase nos objetivos, linguagem, estrutura e meios;
- Técnicas de preparação e estrutura de apresentações;
- Técnicas de exposição.
- Projeção de informação imagem/vídeo complementar (ferramentas, do’s and don’ts do powerpoint,...)
- técnicas para melhoria da expressão oral e corporal em público
- Outros documentos relevantes
- memorando
- curriculum vitae
- cartas de motivação
Bibliografia Obrigatória
Estrela Edite;
Saber escrever, saber falar. ISBN: 972-20-2534-1
Strunk Junior William;
The elements of style. ISBN: 978-0-14-311272-3
Sarah Jacobsson Purewal (PC World); The world's worst PowerPoint presentations , 2016 (http://www.pcworld.idg.com.au/slideshow/366369/world-worst-powerpoint-presentations/)
Garr Reynolds; Top Ten Slide tips, 2016 (http://www.garrreynolds.com/preso-tips/design/)
Taylor John R;
An introduction to error analysis. ISBN: 0-935702-75-X (medida e tratamento de erros)
Berendsen Herman J. C.;
A student.s guide to data and error analysis. ISBN: 9780521134927
Bibliografia Complementar
Zinsser William Knowlton;
On writing well. ISBN: 9780060891541
Lagendijk Ad;
Survival guide for scientists. ISBN: 978-90-5356-512-4
TeX Users Group; TeX Users Group Website (URL: http://www.tug.org/begin.html), 2016
BIPM; International Vocabulary of Metrology, 2012 (https://www.bipm.org/en/publications/guides/vim)
Amanda Zantal-Wiener (blog.hubspot.com); How to Create the Best PowerPoint Presentations, With Examples [+ Free Powerpoint Templates], 2017 (https://blog.hubspot.com/marketing/inspiring-slideshare-presentations-for-marketers-list)
Tobias Oetiker; Uma não tão pequena introdução ao LaTeX2e; ou LaTeX2e em 137 minutos,, 2011 ( URL: ftp://ctan.tug.org/tex-archive/info/lshort/portuguese/pt-lshort.pdf)
Luis Adriano Oliveira; Escrita Científica: da folha em braco ao texto final, lidel edições técnicas, 2018. ISBN: 9789897523403
Observações Bibliográficas
Informação adicional é disponibilizada na página Moodle da unidade curricular.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A unidade curricular é composta de aulas teórico-práticas, e aulas práticas em laboratório computacional.
Aulas Teórico-Práticas(TP):
Exposição e discussão colectiva dos temas em análise, e de exemplos práticos, fomentando em permanência a participação dos estudantes na discussão dos exemplos de comunicação em análise.
Práticas Laboratoriais (PL):
os estudantes têm acesso às ferramentas apresentadas no curso; são realizadas tarefas específicas para desenvolvimento das competências alvo para a produção de documentos científicos. As PL iniciam-se desfasadas das TP para que os estudantes tenham uma rápida curva de aprendizagem de utilização das ferramentas de produção de texto, bibliográficas e gráficas previamente apresentadas nas TPs.
Software
Latex
JabRef
SciDAViS
BibTeX
Python
LyX
Inkscape
Mendeley Desktop
Jupyter notebook
TexStudio
Palavras Chave
Ciências Naturais
Ciências Físicas
Ciências Tecnológicas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Prova oral |
30,00 |
Trabalho escrito |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
24,00 |
Frequência das aulas |
24,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência é garantida pelo cumprimento cumulativo de:
- assiduidade, de acordo com o Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes;
- ser formalmente identificado como autor em mini-artigo científico submetido por um grupo de estudantes, respeitando o prazo de submissão, e em conformidade com requisitos formais da UC;
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação Final para alunos que obtenham frequência
A - Classificação do mini-artigo, submetido em grupo (0 a 10)
B - Classificação apresentação oral (0 a 6)
C - Classificação de documentos resultantes das práticas (0 a 4)
A nota final (NF) resulta da soma das 3 componentes:
NF=A+B+C
(escala 0-20 valores)
Provas e trabalhos especiais
A avaliação contém componentes de trabalho individual e componentes de trabalho de grupo. A componente individual avalia a aprendizagem das ferramentas de trabalho propostas. O trabalho de grupo centra-se na comunicação de um tema, nos formatos artigo científico e apresentação oral.
- avaliação de mini-artigo, preparado em grupo;
- avaliação da respectiva comunicação oral, em sessão pública - apresentação e discussão.
- entrega e avaliação por pares de tarefas nas aulas práticas
Os grupos de trabalho, até 3 estudantes, serão formados na primeira aula prática.
Para a escolha do tema do mini-artigo/oral, será divulgada uma lista de mini-projectos e/ou artigos científicos aberta a sugestões dos estudantes (validadas pelos docentes). Cada tema não pode ser escolhidos por mais de 3 grupos.
As datas-limite, quer de escolha do tópico, quer de submissão do artigo resumido, serão fixadas no início do semestre no Moodle.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
não se aplica
Melhoria de classificação
A única componente passível de melhoria de classificação é o mini-artigo. A melhoria é realizada de acordo com calendário próprio, após entrega pelos docentes da revisão comentada do trabalho aos estudantes.
Observações
Júri da UC:
- Carla Carmelo Rosa
- Susana Barros
- Fátima Mota