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Projeto Integrador

Código: EFIS3001     Sigla: EFIS3001

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Engenharia Física

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Física e Astronomia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:EF 57 Plano estudos a partir do ano letivo 2021/22 3 - 6 48 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é proporcionar aos estudantes a possibilidade de trabalhar em equipa, realizando tarefas próximas das que irão encontrar após a conclusão do curso.

Os estudantes irão desenvolver um pequeno projeto que irá integrar multidisciplinarmente várias das valências que adquiriram.

 

Resultados de aprendizagem e competências

Esta unidade curricular pretende desenvolver nos estudantes as competências para:

• participar em trabalho de equipa com complementaridade de funções.

• avaliar a oferta de produtos existentes para as diversas funções

• utilizar metodologias de especificação e planeamento de tarefas a partir do conhecimento da função a desempenhar

• realizar a integração e teste dos sistemas

• apresentar publicamente os resultados do seu trabalho

• autoavaliar a sua contribuição no trabalho em equipa.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Participação no desenvolvimento de um projeto que resulta da integração de vários sub-sistemas.

Organização dos estudantes em grupos que contribuirão para o desenvolvimento do projeto selecionado.

Alternativamente, o estudante pode realizar individualmente um estágio num grupo de investigação ou empresa que

assegure os mesmos objetivos (dependendo da oferta de colocações para este fim).

Bibliografia Obrigatória

Depende do campo acima.; Depende do projeto a realizar.

Observações Bibliográficas

Depende do projeto.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas práticas são usadas para o trabalho no projeto e reunião com o docente, para acompanhar os trabalhos e debater os resultados. Cada grupo terá um repositório com os documentos do grupo.

Esta unidade curricular tem a particularidade de colocar os estudantes a trabalhar integradamente em equipas de

dimensão relevante, seja nos trabalhos efetuados na faculdade, seja em estágios empresariais ou de investigação.

A obtenção de bons resultados nestes ambientes depende fortemente das competências visadas (em particular pessoais e

de relacionamento inter-pessoal), mas também coloca dificuldades na avaliação da contribuição individual.

O processo de avaliação foi concebido para permitir uma avaliação individual em que a colaboração com os outros

membros da equipa também é valorizada.

No caso dos estágios externos (que carecem de aprovação por parte do regente da unidade curricular), parte dos objetivos

será objeto de um contrato formal de estágio, sendo a avaliação adaptada de forma correspondente para incidir sobre as

mesmas competências.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Estudo autónomo 112,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Frequência de pelo menos 2/3 de todas as actividades presenciais da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

Tipo de Avaliação: Avaliação distribuída sem exame final

A avaliação tem duas componentes:

Grupo:

A- Avaliação geral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre.

B- A qualidade do trabalho (apresentação/demonstração do projeto).

Individual:

C- Cada estudante terá uma variação relativa à classificação do grupo. A soma das variações de cada grupo deverá ser próxima de zero.

D- Os estudantes farão igualmente um processo de auto e inter-avaliação. As classificações atribuídas deverão ter pelo menos uma diferença de 10%, e a soma das variações de cada grupo deverá ser próxima de zero.

A classificação final será: (A+2B)/3 + ((C+D)/2)

No caso de de estágios a a avaliação do projeto terá como base num relatório, e apresentação, do estudante e as respostas do responsável externo a um inquérito.

Observações

Juri:
Paulo Vicente da Silva Marques
Manuel Joaquim Bastos Marques
Pedro Alberto da Silva Jorge
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