Análise Estatística para Ciências da Saúde
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
1. Capacitar os alunos com metodologias avançadas de regressão, incluindo análise de medições repetidas e de dados longitudinais: modelo linear geral e modelos lineares generalizados com efeitos mistos.
2. Implementar as análises estatísticas num software adequado
3. Promover o espírito crítico ao longo de todo o processo de modelação estatística (recolha de dados, modelação, interpretação dos resultados, ...)
Resultados de aprendizagem e competências
1. Reconhecimento de cenários de medições repetidas ou dados longitudinais, por oposição da dados de estudos transversais
2. Identificação correta do modelo mais adequado ao contexto de um determinado problema, de entre os modelos estudados
3. Aplicação e implementação dos modelos estudados em R
4. Interpretação adequada dos resultados
5. Promoção do espírito crítico ao longo de todo o processo de modelação
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
São necessários conhecimentos prévios sobre regressão linear múltipla e regressão logística (obtidos, por exemplo, na uc de Estatística Aplicada do 1º semestre)
Programa
Modelo linear geral. Modelação da matriz de variância-covariância dos erros aleatórios.
Modelo linear com efeitos mistos.
Modelos marginais para respostas discretas.
Modelos lineares generalizados com efeitos mistos.
Para cada um dos modelos referidos, serão estudados: os modelos e os seus pressupostos teóricos, os processos de estimação e inferência sobre os parâmetros, modelação e implementação na linguagem R, seleção e comparação de modelos, gráficos de diagnóstico, interpretação dos resultados. Serão apresentados vários exemplos de aplicação.
Bibliografia Obrigatória
José Pinheiro e Douglas Bates; Mixed Effects Models in S and S Plus, Springer, 2000. ISBN: 978-1475781441
Molenberghs, G. and Verbeke, G; Models for Discrete Longitudinal Data, Springer, 2005
Bibliografia Complementar
Zuur Alain F.; Mixed effects models and extensions in ecology with R. ISBN: 978-1-4419-2764-4
Garrett M. Fitzmaurice; Applied longitudinal analysis. ISBN: 978-0-470-38027-7
Cabral M.S. & Gonçalves M.H; Análise de Dados Longitudinais, Sociedade Portuguesa de Estatística, 2011
Verbeke G. & Molenberghs G.; ;Linear Mixed Models for Longitudinal Data, Springer Verlag, 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são do tipo teorico-prático. Incluem exposição teórica, implementação dos modelos estudados na linguagem R, e interpretação e discussão dos resultados obtidos. Os exemplos apresentados e exercícios propostos partirão de dados reais, sempre que possível.
As metodologias de ensino serão ajustadas de modo a permitir que os estudantes integrem os objetivos da unidade curricular.
Software
R
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Estatística
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Trabalho escrito |
60,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
90,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não há registo da assistência às aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação por 2 trabalhos e exame final.
1. Os trabalhos são obrigatórios e a sua nota não pode ser melhorada.
2. Os trabalhos consistem de um relatório escrito e de uma apresentação oral.
3. Fórmula de classificação:
Os alunos terão de realizar dois trabalhos escritos e um exame final. A classificação final será dada por
0.6*(T1+T2) + 0.4*E
onde
T1= nota do trabalho 1
T2= nota do trabalho 2
E= nota do exame.
Para obterem aprovação à unidade curricular, os estudantes terão de tirar mais de 5 valores (em 20) em cada uma das três componentes de avaliação.
Melhoria de classificação
A nota dos trabalhos não pode ser melhorada.
Observações
O modo de funcionamento da unidade curricular está condicionado às limitações impostas pela FCUP de acordo com a evolução da pandemia COVID19.