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Análise Estatística para Ciências da Saúde

Código: M4093     Sigla: M4093     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2021/2022 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
E:BBC 0 PE_Bioinformática e Biologia Computacional 1 - 6 42 162
M:BBC 2 Plano estudos a partir de 2018 1 - 6 42 162
M:ECAD 0 Plano Oficial do ano letivo 2021/2022. 2 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

1. Capacitar os alunos com metodologias avançadas de regressão, incluindo análise de medições repetidas e de dados longitudinais: modelo linear geral e modelos lineares generalizados com efeitos mistos.
2. Implementar as análises estatísticas num software adequado
3. Promover o espírito crítico ao longo de todo o processo de modelação estatística (recolha de dados, modelação, interpretação dos resultados, ...)

Resultados de aprendizagem e competências

1. Reconhecimento de cenários de medições repetidas ou dados longitudinais, por oposição da dados de estudos transversais
2. Identificação correta do modelo mais adequado ao contexto de um determinado problema, de entre os modelos estudados
3. Aplicação e implementação dos modelos estudados em R
4. Interpretação adequada dos resultados 
5. Promoção do espírito crítico ao longo de todo o processo de modelação

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

São necessários conhecimentos prévios sobre regressão linear múltipla e regressão logística (obtidos, por exemplo, na uc de Estatística Aplicada do 1º semestre)

Programa

Modelo linear geral. Modelação da matriz de variância-covariância dos erros aleatórios.

Modelo linear com efeitos mistos.

Modelos marginais para respostas discretas. 

Modelos lineares generalizados com efeitos mistos.

Para cada um dos modelos referidos, serão estudados:  os modelos e os seus pressupostos teóricos, os processos de estimação e inferência sobre os parâmetros, modelação e implementação na linguagem R, seleção e comparação de modelos, gráficos de diagnóstico, interpretação dos resultados. Serão apresentados vários exemplos de aplicação.

Bibliografia Obrigatória

José Pinheiro e Douglas Bates; Mixed Effects Models in S and S Plus, Springer, 2000. ISBN: 978-1475781441
Molenberghs, G. and Verbeke, G; Models for Discrete Longitudinal Data, Springer, 2005

Bibliografia Complementar

Zuur Alain F.; Mixed effects models and extensions in ecology with R. ISBN: 978-1-4419-2764-4
Garrett M. Fitzmaurice; Applied longitudinal analysis. ISBN: 978-0-470-38027-7
Cabral M.S. & Gonçalves M.H; Análise de Dados Longitudinais, Sociedade Portuguesa de Estatística, 2011
Verbeke G. & Molenberghs G.; ;Linear Mixed Models for Longitudinal Data, Springer Verlag, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são do tipo teorico-prático. Incluem exposição teórica, implementação dos modelos estudados na linguagem R, e interpretação e discussão dos resultados obtidos. Os exemplos apresentados e exercícios propostos partirão de dados reais, sempre que possível.

As metodologias de ensino serão ajustadas de modo a permitir que os estudantes integrem os objetivos da unidade curricular.

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 42,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não há registo da assistência às aulas.

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação por 2 trabalhos e exame final.

1. Os trabalhos são obrigatórios e a sua nota não pode ser melhorada.

2. Os trabalhos consistem de um relatório escrito e de uma apresentação oral.

3. Fórmula de classificação:

Os alunos terão de realizar dois trabalhos escritos e um exame final. A classificação final será dada por
0.6*(T1+T2) + 0.4*E

onde 

T1= nota do trabalho 1
T2= nota do trabalho 2
E= nota do exame. 

Para obterem aprovação à unidade curricular, os estudantes terão de tirar mais de 5 valores (em 20) em cada uma das três componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

A nota dos trabalhos não pode ser melhorada.

Observações

O modo de funcionamento da unidade curricular está condicionado às limitações impostas pela FCUP de acordo com a evolução da pandemia COVID19.
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