Sociologia e Ética da Informática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Desenvolvimento Pessoal e Interpessoal |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A informática desempenha hoje um papel fundamental na sociedade, sendo por isso importante perceber e reflectir as questões sociais e éticas que a sua utilização suscita.
São objetivos do curso:
- fomentar a reflexão crítica sobre as questões sociais e éticas levantadas pelo utilização de computadores e da Internet;
- alertar para códigos de conduta, normas sobre privacidade de informação, e legislação pertinente com impacto na atividade profissional futura;
- contribuir para melhorar as capacidades de comunicação oral e escrita.
Resultados de aprendizagem e competências
No final do curso os estudantes devem saber:
1. avaliar as consequências intencionais ou não da introdução das TIC na sociedade e organizações;
2. identificar legislação e normas pertinentes relacionadas com direitos de autor, propriedade intelectual e privacidade de informação;
3. criar um código de conduta ético pessoal como parte da sua identidade pessoal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Código de conduta ética da ACM.
2. Licenças de software, propriedade intelectual, patentes;
3. Legislação sobre informática e proteção de dados pessoais;
4. Segurança e privacidade;
5. Crime informático;
6. Avaliação e controlo de riscos de utilização de software;
7. Impacto da informática na sociedade;
Componente prática: preparação e apresentação de um relatório sobre um tema emergente relacionado com o impacto das tecnologias da informação.
Bibliografia Obrigatória
n.a.; Vários (Artigos disponibilizados na página da cadeira.)
Sara Baase; A Gift of Fire, Pearson, 4th edition, 2012. ISBN: 978-0-13-249267-6
Bibliografia Complementar
Edited by M. David Ermann and Michele S. Shauf; Computers, Ethics, and Society, Oxford University Press, 2002. ISBN: 9780195143027
Observações Bibliográficas
Será fornecida nas aulas e nas páginas da disciplina uma lista de artigos a estudar.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas serão essencialmente expositivas, destinadas a fomentar o debate crítico entre os estudantes nos temas do programa. Serão envolvidos um conjunto de palestrantes convidados especialistas nesses temas de modo a poder-se trazer uma vivência externa útil para o debate. Algumas das aulas são reservadas para os estudantes apresentarem os temas que estudaram e sobre o qual terão de apresentar um relatório de síntese. Procurar-se-á fomentar o debate crítico dos temas e suas implicações.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
50,00 |
Trabalho escrito |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
50,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Estudo autónomo |
62,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença nas aulas (conforme o regulamento da Universidade do Porto); elaboração e apresentação de trabalhos sobre os temas propostos; participação nos debates.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação obtida no relatório e apresentação: 80%
Participação nas aulas e discussões: 20%
As melhorias de classificação são efetuadas com a entrega de um relatório sobre um tema diferente do tema que levou à aprovação. Sendo que a classificação final é igual à classificação do relatório.
As avaliações espciais são efetuadas com a entrega de um relatório, sendo que a classificação final é igual à classificação do relatório.