Tecnologias de Reforço da Privacidade
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciência de Computadores |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A disciplina pretende apresentar aos alunos os conceitos e problemas da privacidade de dados e tecnologias de reforço de privacidade. Ao longo do período apresentam-se conceitos fundamentais de segurança e privacidade, seguido de técnicas de anonimização para publicação de dados com garantias de privacidade e cálculo de risco de re-identificação. Serão também abordados temas de computação colaborativa segura e sua relação com processamento de dados com privacidade, comunicações e autenticação anónima.
Resultados de aprendizagem e competências
No fim da UC os estudantes devem ser capazes de:
• Reconhecer ameaças à privacidade
• Explicar a terminologia e conceitos básicos de privacidade e usá-los corretamente
• Obter uma visão geral das tecnologias existentes de reforço da privacidade (PETs)
• Analisar as descrições de sistemas de PET em termos de sua proteção de
privacidade e como eles funcionam
• Identificar vulnerabilidades das descrições do sistema e prever as suas ameaças
• Selecionar contra-medidas para ameaças identificadas e estimar a sua eficácia
• Comparar as contra-medidas e avaliar seus efeitos colaterais
• Apresentar e explicar o seu raciocínio a outros
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programa
Conceitos fundamentais de segurança e privacidade
Publicação de dados com garantias de privacidade: anonimização de dados e ataques de re-identificação
Privacidade de dados de localização
Computação colaborativa segura e privacidade
Comunicações privadas
Autenticação anónima
Bibliografia Obrigatória
William Stallings; Information Privacy Engineering and Privacy by Design, Pearson, 2020. ISBN: 9780135278444
William Stallings;
Computer security. ISBN: 978-0-13-600424-0
Bibliografia Complementar
Benjamin C. M. Fung, Ke Wang, Ada Wai-Chee Fu, and Philip S. Yu; Introduction to Privacy-Preserving Data Publishing Concepts and Techniques, Chapman & Hall/CRC, 2011
Stamp Mark;
Information security. ISBN: 9780470626399 hbk
Observações Bibliográficas
Serão também usados artigos seminais e atuais sobre tecnologias de reforço de privacidade.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas são abordados conceitos essenciais para a compreensão do funcionamento das tecnologias de reforço de privacidade. Serão utilizadas aplicações que implementam as metodologias abordadas e permitem analisar o compromisso privacidade-utilidade das soluções de privacidade abordadas. A unidade curricular terá 2 trabalhos de estudo e aplicação tecnologias de reforço de privacidade. Estes trabalhos serão complementados com casos de estudo para discussão e apreensão de conceitos de privacidade.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
40,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
42,00 |
Frequência das aulas |
39,00 |
Trabalho laboratorial |
99,00 |
Total: |
180,00 |
Obtenção de frequência
- Nota mínima de 35% nos trabalhos
- Nota mínima de 35% no exame
Nota: tem que se verificar os 2 pontos para a obtenção de frequência.
Não há faltas nas aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação será baseada no trabalho realizado ao longo do semestre e no exame final. A nota final será calculado de acordo com a seguinte expressão:
(NT x 10 + NE x 8 + NCS x 2) / 20 onde:
- NE = Nota do Exame (0-20)
- NT = Nota dos Trabalhos (0-20)
- Primeiro trabalho: 6 valores
- Segundo trabalho: 4 valores
- NCE = Nota dos casos de estudo (0-20)
Aplica-se de igual modo aos exames da época normal, de recurso, especial ou de finalista para aprovação ou melhoria de nota.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes que pretendam melhorar a sua classificação do ano lectivo anterior podem optar por melhorar as duas componentes, voltando a realizar a(s) que pretendem melhorar.
Esta ponderação aplica-se de igual modo aos exames da época normal, de recurso, especial ou de finalista para aprovação ou melhoria de nota.
Melhoria de classificação
Ver cálculo classificação