Código: | AMB3005 | Sigla: | AMB3005 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciências do Ambiente |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://elearning2.fc.up.pt/aulasweb0910/course/view.php?id=1345 |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:CTA | 30 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
OBJETIVOS GERAIS
Formação científica e tecnológica em processos físicos, químicos e biológicos que ocorrem na atmosfera natural e poluída. Medição e avaliação da qualidade da atmosfera.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS para os quais a disciplina deve contribuir:
1 - Saber aplicar conhecimentos e ter capacidade de compreensão dos problemas 2 – Adquirir capacidade de resolução de problemas e de construir e fundamentar a sua própria argumentação 3 - Adquirir capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante sobre um determinado assunto, habilitando a fundamentação das soluções preconizadas e os juízos emitidos, incluindo a análise dos aspetos sociais, científicos e éticos relevantes 4 - Adquirir capacidade de comunicar informações, ideias, problemas e soluções, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas 5 - Adquirir competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.
Permitir desenvolver uma compreensão científica e tecnológica dos processos que envolvem a atmosfera e a sua qualidade. Avaliar a qualidade da atmosfera. Contribuir para formar profissionais competentes, versáteis e capazes tanto de analisar problemas ambientais correntes como de tomar decisões criteriosas e encontrar soluções ecológicas e economicamente aceitáveis.
PROGRAMA TEÓRICO
Parte 1 – Composição da atmosfera natural
- Composição
- Medidas de concentração dos gases atmosféricos
Parte 2 – Regulamentos de qualidade do ar e fenómenos atmosféricos regionais e globais
- Radiação na Atmosfera
Radiação do Sol
Espetro de absorção do ozono e oxigénio
Absorção pelo oxigénio e fotólise
Absorção pelo ozono e fotólise
Dispersão da radiação
- Química na Estratosfera
Estratosfera
Ciclo de Chapman
Medir a concentração de O3
Perda de ozono estratosférico: química em fase gasosa
O buraco do ozono na Antártida
O buraco de ozono no Ártico
Convenções Internacionais que regulam o “Ozono”
O futuro do ozono estratosférico
- Química na Troposfera
Troposfera
Fotoquímica troposférica do ozono
O Radical OH: o detergente da atmosfera
Reação do OH com o CO
Reação do OH com o CH4
Óxidos de azoto e a produção de ozono troposférico
A oxidação à noite
Reservatórios e transportadores de NOx: PAN
Smog fotoquímico
- Química nos Aerossóis
Aerossóis
Composição dos aerossóis
Oxidação do SO2
Aerossóis e formação de nuvens
Reações de gases nas partículas
Impacto dos aerossóis na saúde a qualidade do ar (Smog Londrino)
- Legislação sobre Qualidade do Ar
Qualidade do Ar Ambiente - DL 102/2010 de 23 de Setembro
Qualidade do Ar Interior - Portaria nº 353-A/2013
Parte 3 – Aerossol atmosférico
- Conceito, importância, resenha histórica, enquadramento legal.
- Origem e caracterização da matéria particulada presente na atmosfera:
Aerossol atmosférico natural e antropogénico, primário e secundário.
Fontes de emissão e modelos de distribuição das fontes.
Processos de emissão, transporte e remoção.
Interação com os fatores meteorológicos.
- Monitorização atmosférica:
Enquadramento normativo e metodologia de recolha de amostras.
Técnicas de análise quantitativa e qualitativa.
Interação com fatores meteorológicos.
Redes de monitorização.
Recolha, interpretação e divulgação dos resultados.
- Matéria Particulada e implicações na sociedade: Saúde pública, Clima e Alterações climáticas, Ecossistemas e Património.
Parte 4 – Qualidade do Ar Interior
Conceito, importância, resenha histórica, enquadramento legal.
Origem e caracterização dos poluentes.
Enquadramento normativo e avaliação da qualidade do ar interior.
Metodologias de avaliação e análise.
Recolha e interpretação dos resultados. Casos de estudo.
Parte 5 – Ruido ambiente
Conceito, importância, enquadramento legal.
Equipamentos de medição e mapas de ruído.
PROGRAMA TP/PL
Requisitos para a elaboração de relatórios técnicos em qualidade do ar
Análise de trajetórias de massas de ar
Guias para determinação da QAI e Ambiente da DGA: Equipamentos e métodos
Determinação da concentração de NO2 no ar ambiente
Determinação de partículas no ar ambiente (PM10)
Determinação de poluentes no ar interior (VOCs e CO2)
Avaliação do ruído ambiente
Simulação de atmosferas poluídas e avaliação dos seus efeitos
Realização de trabalhos de grupo sobe monitorização da concentração de poluentes no ar ambiente e no ar interior.
Além das aulas formais, fomenta-se a aprendizagem da interpretação correta das perguntas e da planificação das respostas, através da prática de resposta a perguntas teóricas e resolução de problemas que visam também: (a) fomentar o estudo ao longo do curso e, (b) ao adquirir conhecimentos, adquirir o gosto pelo tema e interesse pelos assuntos, cimentando os conhecimentos adquiridos e melhorando a formação e os resultados finais. Enquadramento em pequenas equipas (grupos de estudantes pré-definidos), com elaboração e apresentação de trabalhos práticos.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Obrigatória a presença nas aulas práticas e teorico-práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25 % do número previsto de aulas práticas e teorico-práticas(com exceção dos estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados de cumprir a assiduidade).
A- Nota do exame: 70 % B- Avaliação prática (relatórios e participação): 30 %
Este critério aplica-se a todas as épocas de exame.
Estudantes em situação especial: Realização de Exame final.
Melhoria de classificação final: Realização de exame. Nota Final: Nota obtida no exame.