Saltar para:
Logótipo
Você está em: Início > AMB3003
Mapa das Instalações
FC6 - Departamento de Ciência de Computadores FC5 - Edifício Central FC4 - Departamento de Biologia FC3 - Departamento de Física e Astronomia e Departamento GAOT FC2 - Departamento de Química e Bioquímica FC1 - Departamento de Matemática

Qualidade dos Solos

Código: AMB3003     Sigla: AMB3003     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências do Ambiente

Ocorrência: 2021/2022 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 31 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo geral desta unidade curricular é fornecer os conhecimentos básicos de ciência do solo, incluindo os processos pedogénicos assim como todos os fatores geológicos, físicos, químicos e biológicos envolvidos que determinam as propriedades dos diferentes solos e subsequentemente as funções e serviços que prestam, assim como a sua adequação para diferentes usos. Para atingir este objetivo geral, preconizam-se os seguintes objetivos específicos:

- Identificar os diferentes processos pedogénicos (adições, translocações, transformações e perdas) que ocorrem no solo;

- Identificar os diferentes fatores geológicos, físicos, químicos, climáticos e biológicos que determinam a formação e a existência de diferentes tipos de solos, e que posteriormente governam os processos biológicos que neles ocorrem;

- Identificar os diferentes fatores que determinam o comportamento e o destino de contaminantes orgânicos e inorgânicos no solo;

- Conhecer a taxonomia de solos e o sistema internacional de classificação de solos;

- Reconhecer as principais funções e serviços prestados pelo ecossistema solo;

- Compreender o papel da biota nas funções e serviços do solo;

- Identificar as principais ameaças à qualidade dos solos na Europa;

- Conhecer os principais indicadores de avaliação da qualidade de solos;

- Adquirir a capacidade de avaliar diferentes parâmetros físico-químicos, e bioquímicos do solo;

- Adquirir a capacidade de sugerir diferentes medidas de gestão do solo com vista à sua conservação;

Resultados de aprendizagem e competências

Como resultado da frequência da unidade Curricular em Qualidade de Solos, os estudantes vão ficar sensibilizados para a problemática de degradação dos solos a nível mundial em geral e da Europa em particular, em virtude dos serviços e funções prestados por esta matriz ambiental, que estão a ser seriamente comprometidos. Os estudantes irão ainda adquirir as competências básicas para avaliar diferentes parâmetros edáficos que podem ser usados na avaliação da qualidade de solos e adquirir a capacidade para sugerir práticas de gestão adequadas a situações específicas de degradação dos solos, com vista à reversão deste processo.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de ecologia e ciências do ambiente.

Programa

PROGRAMA TEÓRICO

 

Parte 1 – 8 aulas

1.1. Origem e Conceito do solo. Das rochas ao solo: processos pedogénicos.

1.2. Dinâmica da evolução dos solos.

1.3. Composição química e mineralógica dos solos. Substâncias orgânicas. Elementos vestigiais. 1.4. Partículas, minerais, estrutura, textura, porosidade e permeabilidade.

1.5. Processos de adsorção e permuta iónica. Reações de ácido -bases. Reações de hidratação, hidrólise e óxido-redutoras.

1.6. Ciclos do Azoto, Fósforo e Enxofre nos solos

1.7. Solos ácidos, alcalinos e salinos. Características físico-químicas.

1.8. Reatividade do solo. Mecanismos de interação e o destino dos contaminantes no solo com os contaminantes.

1.9. Legislação Europeia e nacional de proteção dos solos.

 

Parte 2 – 4 aulas

2.1. Definições de qualidade de solos.

2.2. As funções e serviços do solo.

2.3. O estado dos solos na Europa.

2.4. Indicadores de qualidade de solos: físicos, químicos e biológicos.

2.5. A gestão do solo para manutenção da qualidade.




PROGRAMA TP/PL

 

Parte 1 – 8 aulas TP e 8 aulas PL

 

  1. Classes de solos - classificação de solos da FAO-UNESCO.
  2. A condutividade hidráulica do solo.
  3. Resolução de problemas.

 

  1. Trabalhos práticos:

- Determinação da humidade e matéria orgânica do solo.

-  Determinação da textura do solo.

- Determinação do pH e condutividade elétrica do solo.

- Medição de radioatividade do solo

- Medição da concentração de anião nitrato

- Medição da concentração de fósforo

- Medição do carbono orgânico total (COT). Fracionamento do COT em ácidos húmicos e fúlvicos.

- Digestão ácida de solos

- Determinação de sódio, potássio, lítio, cálcio e bário em solos

- Determinação da capacidade de permuta catiónica (CPC)

 

 

Parte 2 – 4 aulas TP e 4 aulas PL

 

Nas aulas teórico-práticas serão descritos os princípios dos métodos a efetuar nas aulas práticas, e serão apresentados casos de estudo e respetivos resultados da aplicação dos mesmos métodos. Será ainda dada uma aula sobre desenhos de amostragem, tipos de amostras e processamento e conservação de amostras após recolha

 

 

Trabalho prático 1 - Determinação da atividade enzimática do solo (2 semanas, incubação, ensaio enzimático e análise dos resultados);

 

Trabalho prático 2 – Determinação da atividade da fauna edáfica do solo – Ensaio de Bait-Lamina (2 semana: iscar as lâminas e colocação no campo; retirar as lâminas e análise dos resultados).

 

Bibliografia Obrigatória

Ashman, M.R., Puri, G; Essential Soil Science, Blackwell Publishing, 2002
Carter, M-R. (Ed.); Sampling and Methods of Analysis. Canadian Society of Soil Science, Lewis Publishers, CRC Press, 1993. ISBN: 0-87371-861-5
Coleman, D.C., Crossley, Jr., D.A., Hendrix, P.F.; Fundamentals of Soil Ecology, Elsevier Academic Press, 2004. ISBN: 0-12-179726-0
Costa, J.B.; Caracterização e Constituição do Solo, Fundação Calouste Gulbenkian, Serviço de Educação e Bolsas, 2011. ISBN: 978-972-31-0073-0
Gary M. Pierzynski, J. Thomas Sims e George F. Vance; Soils and Environmental Quality, 3th Edition, Taylor and Francis, 2005
Gerrard, J.; Fundamentals of Soils, Routledge, 2000. ISBN: 0-4-415-17004-4
Sparks, D.L. ; Environmental Soil Chemistry, Academic Press, 1995
SPAC – Soil and Plant Analysis Council; Soil Analysis. Handbook of Reference Methods. Soil and Plant Analysis Council, Inc., CRC Press, Boca Raton, 2000. ISBN: 9780849302053
Tan, K.H.; Soil Sampling, Preparation and Analysis, Marcel Dekker , 1996. ISBN: 0-8493-3499-3
Wall, D.H., Bardgett, R.D., Behan-Pelletier, V., Herrick, J.E., Jones, T.H., Ritz, K., Six, J., Strong, D.R., van der Putten, W.H.; Soil Ecology and Ecosystem Services, Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-968816-6
White, R.E. ; Principles and Practice of Soil Science – the soil as a natural resource, 3th Ed, Blackwell Science, 2000

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Além das aulas formais, fomenta-se a aprendizagem da interpretação correta das perguntas e da planificação das respostas, através da prática de resposta a perguntas teóricas e resolução de problemas que visam também: (a) fomentar o estudo ao longo do curso e, (b) ao adquirir conhecimentos, adquirir o gosto pelo tema e interesse pelos assuntos, cimentando os conhecimentos adquiridos e melhorando a formação e os resultados finais. Enquadramento em pequenas equipas (grupos de estudantes pré-definidos), com elaboração e apresentação de trabalhos práticos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Obrigatória a presença nas aulas práticas e teorico-práticas. O estudante não pode faltar a mais de 25 % do número previsto de aulas práticas e teorico-práticas (com exceção dos estudantes em situação especial que legalmente estejam dispensados de cumprir a assiduidade).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da disciplina de Qualidade dos Solos é efetuada com base nos seguintes parâmetros:

                - Exame final (60% da classificação);

                - Relatório de um dos trabalhos das aulas práticas correspondentes a cada uma das partes (40% da classificação) - Grupos de 2 estudantes;

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Ciências da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-10-06 às 19:28:11 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias