Química II
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Química |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
A unidade curricular Química II destina-se a estudantes das licenciaturas em Química e em Bioquímica, para os quais é essencial uma sólida formação geral em Química, já que é uma disciplina basilar da sua licenciatura.
O programa abrange os princípios gerais sobre Cinética Química, Equilíbrio Químico, Ácido-Base, Entropia, Energia de Gibbs, Eletroquímica, Elementos metálicos e a Química dos metais de transição.
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade de aplicar os conceitos adquiridos em situações práticas. Capacidade de analisar situações químicas simples e de selecionar as ferramentas necessárias para a obtenção de informação química adicional.
O principal objetivo é que os alunos sejam capazes de identificar e interpretar problemas simples de química geral. A apresentação e discussão dos temas nas aulas teóricas seguidas de aulas em que os alunos resolvem problemas com a ajuda do professor permite-lhes adquirir os conhecimentos e ferramentas necessários para a resolução de problemas.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ligação Química
Teoria da ligação de valência; hibridação; teoria das orbitais moleculares.
2. Estrutura de sólidos
Estrutura cristalina; tipos de cristais; sólidos amorfos.
3. Cinética química
Velocidade da reação e sua dependência das concentrações e da temperatura; Energia de activação; variação da velocidade específica com a temperatura: a lei de Arrhenius; Mecanismos reaccionais; Catálise.
4. Equilíbrio químico
Conceito de equilíbrio e de constante de equilíbrio;Relação entre cinética e equilíbrio;Fatores que afetam o equilíbrio.
5. Ácidos e bases
Ácidos e bases de Bronsted; pH;Forças de ácidos e bases; Ácidos e bases de Lewis.
6.Equílibrios ácido-base e equílibrios de solubilidade
Equilíbrios homogéneos vs heterogéneos; Efeito do ião comum; Soluções tampão;Titulações e indicadores ácido-base; Equilíbrios de solubilidade;pH e solubilidade; Equilíbrio de iões complexos e solubilidade.
7. Eletroquímica
Reações redox; Células galvânicas;Potenciais de redução padrão;Baterias, Corrosão.
8. Química dos metais de transição e compostos de coordenação
Propriedades dos metais de transição; Compostos de coordenação;Ligações nos compostos de coordenação; Teoria do campo de cristal e teoria de campo de ligando.
Bibliografia Obrigatória
Chang Raymond;
Química. ISBN: 84-481-4527-5
Chang Raymond e Goldsby Kenneth; Química, McGraw Hill, 2013. ISBN: 978-97172-7-5
John C. Kotz;
Chemistry & chemical reactivity. ISBN: 0-03-022898-0
Bibliografia Complementar
Peter William Atkins;
Chemistry. ISBN: 0-7167-2832-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas são essencialmente expositivas. Os materiais de apoio são disponibilizados aos estudantes na plataforma Moodle da disciplina.
Um conjunto de questões/problemas são discutidos/resolvidos nas aulas teórico-práticas.
Todas as aulas serão à distância, até indicações em contrário.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Química
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Exame |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
173,00 |
Frequência das aulas |
70,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Os estudantes que, por problemas informáticos ou de saúde, não possam participar nas aulas à distância, devem contactar um dos docentes da unidade curricular para encontrar uma solução alternativa para acompanhamento dos conteúdos lecionados.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação contínua constará de 5 testes: T1 a T5 a realizar no decorrer do semestre letivo, à distância, na plataforma Moodle. O calendário das avaliações está disponível no Moodle.
A classificação da avaliação contínua (T) será a média das quatro melhores classificações obtidas nos cinco testes. Esta regra também será aplicada em caso de falta a um dos testes, em que um teste não realizado terá uma classificação de zero valores. No caso de falta justificada (o pedido de justificação de falta deverá ser submetido aos serviços académicos) a mais do que um teste, o estudante deverá contactar um dos professores da unidade curricular, para uma forma alternativa de avaliação.
A classificação final será calculada pela seguinte fórmula:
Classificação final = 0,30 x T + 0,70 x E,
em que E é a classificação do exame. Para obterem aprovação os estudantes devem ter uma classificação final igual ou superior a 9,5 e nota no exame, E, igual ou superior a 8,0.
Esta fórmula de cálculo será utilizada quer na época normal, quer na época de recurso, para obter aprovação à unidade curricular.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes com estatuto de trabalhadores estudantes aprovado pelo FCUP podem optar por avaliação apenas por exame final.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é sempre feita por exame global, sendo a classificação final a obtida nesse exame. Recorda-se que os estudantes podem requerer melhoria de nota até duas épocas de exame após aprovação.