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Gestão de Eventos Enoturísticos

Código: VIT4027     Sigla: VIT4027     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Turismo

Ocorrência: 2020/2021 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Mestrado em Vinho, Turismo e Inovação - Enoturismo

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
WINTOUR 25 Plano Oficial do ano letivo 2020. 2 - 3 24 81

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

- Fornecer uma introdução à gestão de eventos de Enoturismo.
- Descrever os principais componentes do planeamento dos eventos.
- Descrever os principais conceitos e técnicas para a programação de eventos.
- Descrever os principais conceitos e técnicas para a atribuição e nivelamento de recursos.
- Descrever os principais métodos de orçamentação, e os principais tipos de custos.
- Descrever os principais conceitos relativos à monitorização e controlo de eventos, com particular ênfase nos indicadores de Valor Ganho.
- Descrever os principais conceitos relativos ao encerramento e avaliação da organização de eventos.

Resultados de aprendizagem e competências

Após completar esta unidade curricular, o estudante deverá ser capaz de criar um plano de evento de enoturismocontendo:
- Resumo, objectivos, abordagem geral, aspectos contratuais e gestão de riscos.
- Programação (tarefas, durações e antecessores, entre outros)
- Atribuição e nivelamento de recursos.
- Orçamento.
- Calcular custos directos.
- Monitorização e análise de indicadores de Earned Value.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Enoturismo: uma Introdução. Enoturismo e Turismo Cultural
2. Abordagens dos Eventos de Enoturismo
3. Planeamento de Eventos: as Actividades de Trabalho
4. Programação de actividades de eventos
5. Atribuição de Recursos para o Evento
6. Custos e Orçamentos de Eventos
7. Monitorização e Controlo do Evento
8. Encerramento e Avaliação de Eventos

Bibliografia Obrigatória

Meredith, Jack R. and Mantel, Samuel J.;; PROJECT MANAGEMENT: A MANAGERIAL APPROACH, John Wiley &Sons, Inc., 2011
Getz, Donald; WINE AND FOOD EVENTS: EXPERIENCES AND IMPACTS in Wine Tourism Destination Management and Marketing: Theory and Cases, Palgrave MacMillan, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O curso é conduzido na sala de aula com a apresentação dos principais conceitos teóricos e discussão e debate sobre estes conceitos aplicados a exemplos da vida real e estudos de casos. O curso inclui também a utilização de software de gestão e simulação de projectos (Microsoft Excel e Microsoft Project). A participação nas aulas é a base desta metodologia porque os trabalhos são executados em computador à medida que a exposição teórica éfeita. É, portanto, uma condição necessária para uma experiência de aprendizagem eficaz.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 33,00
Trabalho prático ou de projeto 67,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 22,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 24,00
Trabalho escrito 10,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação inclui trabalho de grupo e teste final. Este curso não permite que o aluno o conclua apenas por exame final.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação é portanto distribuída sem exame final com as seguintes componentes de avaliação:
(1) Quatro trabalhos de grupo com pesos iguais, a serem realizados durante o curso (a média dos quatro trabalhos tem uma ponderação de 2/3 na classificação final);
(2) Um teste, a ser realizado em 22 de Janeiro, com a ponderação de 1/3 na classificação final.

As classificações são de 0 a 20. É necessário um mínimo de 10 pontos para aprovação e uma nota mínima em cada componente de avaliação de 6 pontos.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAC.

Melhoria de classificação

De acordo com o RAC.
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