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Deteção de Fraude

Código: CC4036     Sigla: CC4036     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Página Web: http://www.dcc.fc.up.pt/~nmoniz/df2021
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Segurança Informática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:SI 33 Plano Oficial a partir de 2020/2021 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Os objectivos desta unidade curricular passam pelo estudo de meteodologias de análise de dados que sejam úteis em contextos de deteção e/ou previsão de situações fraudulentas. Com a crescente utilização de métodos de recolha de dados em praticamente todas as atividades humanas, aumenta a necessidade da utilização de técnicas que permitam analisar os mesmos de forma automática com o objetivo de detetar e/ou prever situações que possam ser consideradas anómalas e potencialmente fraudulentas.

Resultados de aprendizagem e competências

Pretende que os(as) alunos(as) :

  1. Adquiram competências teóricas sobre metodologias de análise de dados úteis para a deteção e previsão de fraude;

  2. Adquiram competências práticas para o desenvolvimento e utilização de software para a deteção e previsão de fraude;

  3. Adquiram prática de deteção de fraude através da análise de casos de estudo concretos sobre este tipo de problemas.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Semana 1
- Apresentação
- Introdução a Data Mining
- Introdução a R
- Conceitos Básicos no R (1/2)

Semana 2
- Conceitos Básicos no R (2/2)
- 'Reporting' no R

Semana 3
- Importação de Dados no R
- Pre-Processamento de Dados
- Sumarização de Dados

Semana 4 
- Visualização de Dados

Semana 5
- Introdução a Modelação Preditiva
- Métricas de Avaliação
- Modelos baseados em árvores
- Naïve Bayes

Semana 6
- k-Nearest Neighbours
- Support Vector Machines
- Clustering

Semana 7
- Aprendizagem com Ensembles

Semana 8
- Metodologias de Avaliação
- Avaliação de Performance

Semana 9
Férias da Páscoa

Semana 10
1º Teste

Semana 11
- Deteção de Outliers

Semana 12
- Processamento de Big Data

Semana 13
Queima das Fitas

Semana 14
- Aprender com Domínios Desbalanceados (1/3)

Semana 15
- Aprender com Domínios Desbalanceados (2/3)

Semana 16
- Aprender com Domínios Desbalanceados (3/3)

Bibliografia Obrigatória

Barnett Vic; Outliers in statistical data. ISBN: 0-471-99599-1
Torgo Luís; Data Mining with R. ISBN: 9781439810187 hbk

Bibliografia Complementar

Han,J.; Kamber,M and Pei,J.; Data Mining: concepts and techniques (3rd edition)

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas são teórico-práticas, com a exposição da matéria complementada por exercícios práticos em computador.

Software

R statistical software

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 0,00
Estudo autónomo 0,00
Frequência das aulas 0,00
Total: 0,00

Obtenção de frequência

Para obtenção de frequência é necessário ter mais do que 7 valores no teste escrito da unidade curricular.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final é dada pela fórmula:

NF = 0.4 * NT + 0.6 * NP

em que NT é a nota teórica dada pela nota do teste escrito; e NP é dado pela média pesada dos dois trabalhos práticos: NP = 0.4*TP1 + 0.6*TP2, em que o TP1 é o primeiro e TP2 é o segundo trabalho prático.

Observações

Juri de avaliação:
- Nuno Moniz
- Rita P. Ribeiro
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