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Estatística Computacional

Código: M4122     Sigla: M4122

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Matemática e estatística

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle Ícone  do Teams

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Estatística Computacional e Análise de Dados

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
E:ECAD 14 PE_Estatística Computacional e Análise de Dados 1 - 9 63 243
M:ENM 9 Plano de Estudos do M:Engenharia Matemática_2013-2014 1 - 9 63 243
2

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Conhecimento dos principais métodos e princípios computacionais subjacentes à análise e inferência estatística modernas e aplicação à análise de vários tipos de dados.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deverá:

- possuir uma compreensão prática de vários métodos computacionais, em particular saber como essas ferramentas podem ser usadas na análise estatística de diferentes tipos de dados;

- conhecer os fundamentos teóricos dos métodos computacionais mais relevantes, como os métodos de Monte Carlo, possibilitando a sua utilização no desenvolvimento de métodos estatísticos e modelos de inferência;

- ser capaz de implementar ferramentas computacionais por meio de software e linguagens adequados, como o R.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Revisão de alguns conceitos e princípios fundamentais da inferência estatística e uma introdução à inferência computacional.

Métodos de bootstrap e jackknife. Testes de permutação.

Estimação da função densidade de probabilidade.

Visualização de dados multivariados.

Integração Monte Carlo. Métodos de Monte Carlo em inferência estatística.

Métodos numéricos em R, incluindo métodos e algoritmos clássicos de estimação.

Bibliografia Obrigatória

Maria L. Rizzo; Statistical computing with R. ISBN: 978-1-4665-5332-3
Gentle, J.E; Elements of Computational Statistics, Springer , 2002

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas com exposição dos conteúdos do programa, resolução e discussão de exercícios e problemas relacionados.

Proposta de dois trabalhos de grupo. A discussão dos trabalhos é aberta, todos os estudantes são encorajados a participar.

Software

R project

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 33,30
Trabalho escrito 66,70
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 156,00
Frequência das aulas 63,00
Trabalho escrito 24,00
Total: 243,00

Obtenção de frequência

Trabalhos práticos submetidos nos prazos fixados. Classificação em cada componente de avaliação igual ou superior a 6 valores (0-20 valores).

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação compreende dois trabalhos/projectos e um exame. A classificação final corresponde à média das classificações obtidas no exame e nos trabalhos.  É exigida classificação mínima de 30% em cada uma das componentes de avaliação.

Melhoria de classificação

A classificação obtida nos trabalhos não é susceptível de melhoria e é apenas válida durante o corrente ano lectivo.

 

Observações

Júri da uc: Margarida Brito e Rita Gaio
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