Bases de Protecção de Culturas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Agronomia |
Ocorrência: 2020/2021 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes saibam quais os principais grupos de inimigos das culturas, pragas, doenças e infestantes. Conheçam as características gerais dos fungos agentes causais de doenças de plantas, a forma como infetam, invadem, reproduzem e disseminam na planta hospedeira. Conheçam os principais insetos e ácaros pragas das culturas, saibam classificar um inseto (até à ordem) e saibam como proceder para identificar a espécie. Saibam relacionar os estragos (sintomas e sinais) nas plantas com os possíveis agentes causais. Conheçam os meios de luta cultural, biológica, biotécnica e química a usar em Portugal. Adquiram competências de diagnóstico de problemas fitossanitários em diversas plantas
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecer os principais grupos de seres vivos que são pragas e agentes causais de doenças em plantas. Saber fazer o diagnóstico e delinear um plano de proteção incluindo medidas preventivas e meios de luta curativos. Redigir um relatório técnico, debater um tema e fazer uma apresentação oral.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
n.a.
Programa
- Introdução à proteção de plantas A proteção das plantas nas modalidades de agricultura sustentável. Pragas e doenças de quarentena (casos históricos de ataques que provocaram elevados prejuízos, organismos envolvidos, responsabilidade individual); Biodiversidade nos sistemas agrários. Relações entre seres vivos no ecossistema agrário. Organizações nacionais e internacionais relacionadas com a proteção das culturas. Evolução da proteção de plantas. Os inimigos das culturas (inimigo chave, inimigo ocasional; pragas, doenças e infestantes). 2. Entomologia agrícola Importância dos insetos nos diferentes ecossistemas. Morfologia dos insetos. Metamorfoses. Classificação nas principais ordens 3. Patologia agrícola Importância dos fungos em proteção de plantas. Conceito de planta doente e planta sã. Manifestação da doença (conceitos de sinal, sintoma, quadro sintomatológico, sintoma primário e secundário). Diagnóstico da doença. Conceitos de parasita, parasitismo, patogeneidade, estragos e prejuízos. Tetraedro da doença. Ciclo da doença (inoculação, penetração, infecção, invasão, reprodução, disseminação). Doença endémica. Patogénios monocicliclos e policiclicos. Características diferenciadoras dos fungos dos vários filo. Estruturas de desenvolvimento e de reprodução. Reprodução assexuada e sexuada. Estruturas de reprodução assexuada e sexuada: conídios, oosporo, ascosporo, basidiosporo. Classificação taxonómica dos fungos. Ciclos de vida do fungo na planta e manifestação da doença. 4. Estratégias de proteção em produção integrada: Medidas preventivas de luta (tipos e momento de aplicação); estimativa do risco; nível económico de ataque; exemplos de NEA; mapas de risco; factores de nocividade; tomada de decisão e escolha do meio de luta. Estratégias de protecção noutros sistemas de produção. 5. Meios de luta cultural e luta genética (utilização de sementes com resistências, redes de exclusão, intervenções em verde, enrelvamento, solarização, biofumigação). Luta química (classificação dos pesticidas, modos de ação, aplicação, medidas de toxicologia aguda e crónica, riscos, processo de homologação). Luta biológica (luta biológica de conservação, luta biológica clássica e tratamento biológico; predadores e parasitoides). Luta biotécnica (utilização de feromonas e outros semioquimicos; reguladores de crescimento de insectos, luta autocida, confusão sexual).
Bibliografia Obrigatória
George N. Agrios;
Plant pathology. ISBN: 9780120445646
Ilídio Lucas Tomaz;
Doenças das plantas
Ana Aguiar, Maria do Ceu Godinho, Cristina Amaro da Costa; Produção Integrada, SPI - Sociedade Portuguesa de Inovação, 2004. ISBN: 972-8589-51-4
José Passos de Carvalho;
Introdução à entomologia agrícola
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas, de 3,5 horas, poderão ser: teórica presencial, de debate à distância (fórum de discussão), prática de campo e/ou laboratório (presencial). Poderá haver uma visita de estudo. As aulas são no Campus Agrário de Vairão. Na página da disciplina no moodleUP, serão disponibilizados os documentos, protocolos dos trabalhos e avisos. Será também o local para o estudante submeter os trabalhos e onde irá acontecer o fórum de discussão.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho prático ou de projeto |
40,00 |
Prova oral |
10,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
20,00 |
Frequência das aulas |
49,00 |
Trabalho de campo |
14,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
7,00 |
Total: |
120,00 |
Obtenção de frequência
Não se aplica. A avaliação é efetuada durante o semestre não havendo lugar a exame ou exame de recurso.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de avaliação: Classificação final = 50% (Teste 1 + Teste 2) + 40% (Trabalho 1 + Trabalho 2) + 10% (Apresentação oral).
Provas e trabalhos especiais
n.a.
Trabalho de estágio/projeto
n.a.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os estudantes devem procurar estar presentes nas aulas e nas avaliações; contudo, no caso dos estudantes-trabalhadores ou cujo estatuto ou condição não permita participar no dia da avaliação presencial, será dada uma data alternativa. Esta situação não se coloca para os trabalhos pois são submetidos no moodle.
Melhoria de classificação
n.a.
Observações
Regente da UC: Ana Aguiar
Jurí: Susana Carvalho.
A UC tem página no moodleUP.