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Microbiologia Ambiental  

Código: BIOL3017     Sigla: BIOL3017     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Biologia

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 48 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 48 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-02.

Campos alterados: Programa

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Abordar alguns tópicos fundamentais da Microbiologia Ambiental. Executar e discutir trabalhos práticos na área da Microbiologia Ambiental. No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a Microbiologia Ambiental e saber executar experiências básicas nesta área.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos foram desenhados de modo a cumprirem os objectivos acima enunciados e a desenvolverem as competências designadas. Estes conteúdos programáticos visam a aquisição de conhecimentos básicos sobre o comportamento dos microrganismos no ambiente.

Modo de trabalho

B-learning

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos de microbiologia geral.

Programa

Programa teórico

Microbiologia do solo. O ciclo do carbono e do azoto no solo. A degradação da madeira pelos fungos. As micorrizas. Os actinomicetos.

Microbiologia da água. As principais doenças bacterianas transmitidas pela água. A cólera. As salmoneloses. A disenteria bacilar ou shigelose. Ecologia dos agentes causais. As bactérias indicadoras de poluição fecal – técnicas de detecção e seus princípios.

Microbiologia das atmosferas. As doenças bacterianas transmitidas pela atmosfera. A peste. O carbúnculo. A legionelose. A aspergilose. Ecologia dos agentes causais. Os fungos das atmosferas. Os fungos como indicadores da qualidade do ar interior. Produção de compostos orgânicos voláteis, micotoxinas e fragmentos. A síndroma dos edifícios doentes. Métodos da análise microbiológica das atmosferas. Bioterrorismo.

Microbiologia dos ambientes extremos. Microrganismos halofílicos. Microrganismos xerofílicos. Microrganismos psicrofílicos e termofílicos. Habitats e adaptações fisiológicas e estruturais.

Microbiologia dos ambientes poluídos. Microbiologia do petróleo. Os micróbios como agentes de despoluição. Grandes desastres ecológicos. Microbiologia dos organoclorados. As dioxinas e o DDT. Microbiologia da borracha. Microbiologia dos plásticos.

Microbiologia dos metais. A toxicidade relativa dos metais. A indispensabilidade dos metais. Mecanismos moleculares de toxicidade. Microbiologia do arsénio e do mercúrio. Mecanismos de toxicidade e de resistência. Contaminação ambiental, desastres ecológicos e suas consequências.

Microbiologia aeroespacial. Análise microbiológica e bioquímica do solo da Lua. Análise do solo de Marte. Análise de meteoritos marcianos. As bactérias magnetotáticas. O solo do deserto de Atacama - um modelo para o solo marciano? Explorações para Marte posteriores às Viking. Como se comportam as bactérias em ambiente aero-espacial, fora da Terra? Pode o homem viver fora da Terra?

Guerra microbiológica. O que é a guerra microbiológica? Marcos históricos e exemplos recentes. O «mistério» de Sverdlovsk. Sistemas de alerta e de prevenção. 

Programa prático e laboratorial

MICROBIOLOGIA DA ÁGUA. As bactérias indicadoras da qualidade microbiológica da água. Níveis de Escherichia coli e de enterococos fecais nas águas do estuário do Douro. Prática do Número Mais Provável.

MICROBIOLOGIA DO AR. Populações de fungos em atmosferas interiores. Demonstração de diferentes aparelhos e métodos de análise. Análise quantitativa e qualitativa. 

 Bibliografia sumária

ATLAS, R. M. 1997. PRINCIPLES OF MICROBIOLOGY. Wm. C. Brown Publishers; 2.ª edição; Dubuque.

BROCK, T. D. & MADIGAN, M. T. 1988. BIOLOGY OF MICROORGANISMS. Prentice-Hall; Englewood Cliffs, New Jersey; 834 pg.

GREENBERG, A. E., CLESCERI, L. S., EATON, A. D. & FRANSON, M. A. H. editores 1992. STANDARD METHODS FOR THE EXAMINATION OF WATER AND WASTEWATER. American Public Health Association; Washington.

HURST, C. J., KNUDSEN, G. R., McINERNEY, M. J., STETZENBACH, L. D. & WALTER, M. V. editores 1997. MANUAL OF ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY. American Society of Microbiology Press; Washington; 894 pg.

 

Bibliografia Obrigatória

HURST, C. J., KNUDSEN, G. R., McINERNEY, M. J., STETZENBACH, L. D. & WALTER, M. V.; MANUAL OF ENVIRONMENTAL MICROBIOLOGY., 1997
ATLAS, R. M.; PRINCIPLES OF MICROBIOLOGY., 1997
BROCK, T. D. & MADIGAN, M. T.; BIOLOGY OF MICROORGANISMS., 1988
GREENBERG, A. E., CLESCERI, L. S., EATON, A. D. & FRANSON, M. A. H.; STANDARD METHODS FOR THE EXAMINATION OF WATER AND WASTEWATER., 1992

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para cada aula teórica, existe uma apresentação acompanhada de um registo audio a explanar e a discutir a matéria. Ambos os ficheiros ficam disponíveis no Sigarra para estudo assíncrono.

Nas aulas práticas laboratoriais, são realizadas, pelos próprios alunos, experiências representativas da temática da disciplina.

Os resultados são discutidos no fim de cada experiência.

No sistema SIGARRA disponibilizam-se elementos complementares para o estudo das matérias das aulas teóricas e práticas.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 42,00
Estudo autónomo 84,00
Total: 126,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de assistência a pelo menos 3/4 das aulas práticas laboratoriais dadas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final da UC corresponde à classificação do exame final escrito.

O exame final escrito incide sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas.

O exame final realiza-se, preferencialmente, se houver autorização, na platforma Moodle, on-line, à distância, sendo baseado em perguntas abertas, de desenvolvimento.

Não existem exames orais.

Não existem relatórios.

Para ter aprovação, é necessário obter pelo menos 9,5 valores (em 20) no exame final escrito.

Provas e trabalhos especiais

Não tem.

Trabalho de estágio/projeto

Não tem.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Não tem.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação do exame final processa-se de acordo com o regulamento.

Observações

Professor responsável: João P. S. Cabral
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