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Agricultura Geral e Mecanização I

Código: CAGR2002     Sigla: CAGR2002

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://www.fc.up.pt/pessoas/mccunha/
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Agronómica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
A:A 2 PE_Agronomia 1 - 6 49 162
L:EA 5 Plano Oficial do ano letivo 2019 2 - 6 49 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

- Conhecer a terminologia técnica e científica utilizada na agricultura e agronomia.

- Sistematizar os conhecimentos das disciplinas básicas para otimizar ou conceber sistemas de cultura em função de objetivos e restrições definidos pelo empresário agrícola e/ou pela sociedade.

- Fundamentar a integração das operações gerais de cultura com as características do ambiente biofísico, económico e social da exploração agrícola e com a natureza das actividades (produções vegetais e animais), combinando racionalmente os recursos disponíveis em diferentes modos de produção (ex. Agricultura biológica, agricultura de precisão, produção integrada) e o sistema de mecanização adequado.

- Desenvolver uma visão integrada da agricultura e da sua multifuncionalidade.

- Atribuir relevância económica e social da agricultura em diferentes escalas geográficas com ênfase para a relevância dos produtos agrícolas na economia agrária e na balança alimentar, os serviços produzidos e o valor incorporado nos fatores de produção.




Resultados de aprendizagem e competências

Pretende-se que os alunos


- Desenvolvam uma visão integrada da agricultura.

- Conheçam a relevância económica e social da agricultura.

- Sistematizar o conhecimento das ciências de base na fundamentação das praticas agronómicas.

- Compreendam as operações gerais de cultura em diferentes modos de produção.

- Selecionar o sistema de mecanização mais adequado ,do ponto de vista agronómico e económico, de acordo com restrições ao nível do sistema de cultura e de produção.

- Habilitar os alunos para o design de  sistemas de cultura e de produção.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

1.Evolução histórica e organização da agricultura
1.1.Conceitos genéricos sobre agricultura e agronomia

1.2.Multifuncionalidade da agricultura
1.3.Perspectiva histórica da agricultura
1.4.Operacionalização do conceito de sistema em agricultura.1.4.1.Ecossistemas e agro-sistemas 1.4.2.Sistemas tróficos básicos em agricultura 1.4.3.Fluxos de energia nos agro-sistemas 1.4.4.Níveis de organização: sistema de cultura, de produção e de agricultura
1.5.Descritores básicos para caracterização dos sistemas de produção. 1.5.1. Natureza das produções. 1.5.2. Funcionalidade. 1.5.3. Modo de produção. 1.5.4. Intensidade de utilização dos factores de produção
1.6. Classificações de uso agronómico: das plantas, das culturas e das fitotécnias.
1.7. Principais sistemas de agricultura em Portugal

2. Indicadores estruturais, económicos e sociais da agricultura

2.1. Panorama a nível Nacional, Europeu e Mundial
2.2. Principais fontes de informação
2.3. Geografia agrária das produções
2.4. Complexo agro-florestal
2.5. Importância dos produtos agrícolas na economia agrária, no comércio externo e na balança alimentar
2.6. Indicadores de desempenho da agricultura em diferentes escalas geográficas

3. Ambiente da produção agrícola

3.1. Noções de edafologia. 3.1.1. Principais constituintes do solo. 3.1.2. Propriedades dos solos. 3.1.3. Classificação dos solos (breve). 3.1.4. Aptidão das terras. 3.1.5. Erosão e conservação do solo. 3.1.6. Fluxos de calor no solo. 3.1.7. Matéria orgânica do solo.
3.1.7.1. Efeito nas propriedades físicas, químicas e biológicas 3.1.7.2. Evolução da matéria orgânica no solo 3.1.7.3. Fontes de matéria orgânica 3.1.8. Alterações de propriedades do solo através de técnicas culturais
3.2. Climatologia e meteorologia agrícola
3.2.1. Conceitos. 3.2.2. Elementos do clima. 3.2.3. Componentes do balanço de energia na superfície do solo (BE). 3.2.3.1. Caracterização dos componentes do BE 3.2.3.2. Importância relativa dos componentes do BE em diferentes situações tipo. 3.2.4. Principais climas do mundo. 3.2.5. Clima e Agricultura em Portugal. 3.2.6. Efeito dos elementos do clima nas culturas. 3.2.7. Técnicas agronómicas para condicionar o efeito dos elementos do clima

4. Bases ecofisiologicas do crescimento e desenvolvimento. 4.1. Noções de crescimento, desenvolvimento e fenologia. 4.2. Formação do rendimento das culturas. 4.3. Fundamentação de técnicas culturais

5. Operações mecanizadas e equipamentos agrícolas

5.1. Tópicos sobre unidades motrizes 5.1.1. Classificação e constituição 5.1.2. Estudo orgânico de motores 5.1.3. Ligação do tractor às alfaias
5.2. Tópicos sobre máquinas agrícolas 5.2.1. Estudo orgânico e classificação 5.2.2. Trabalho das alfaias em diferentes condicionalismos
5.3. Utilização eficiente dos equipamentos agrícolas
5.4. Selecção e dimensionamento de unidades motrizes e equipamentos

6. Principais técnicas da produção vegetal

6.1. Características das principais fitotécnias
6.2. Rotações, afolhamentos e sucessão de culturas
6.3. Consociações de espécies
6.4. Condicionantes da escolha do sistema de cultura
6.5. Itinerários técnicos
6.6. Operações gerais de cultura
6.6.1. Preparação e manutenção do solo - Modalidades de preparação do solo - Cobertura do solo com diferentes materiais. Mecanização da operação. 6.6.2. Sementeiras e plantações - Modalidades, - Aspectos agronómicos, - Certificação, classificação dos materiais de propagação e apropriação de valor - Catálogos Nacionais e Internacionais de variedades, - Modalidades de sementeira, - Factores agronómicos para o sucesso da operação, - Mecanização da operação

6.6.3. Noções básicas de fertilização do solo

6.6.4. Noções básicas de protecção das culturas
6.6.5. Noções básicas de rega e drenagem

6.6.6. Operação de colheita

7. Seminários sobre temas da actualidade relacionados com a Unidade Curricular

Bibliografia Obrigatória

Loomis, R.S e Connor, D.J. ; Ecología de cultivos: productividad y manejo agrarios, Mundi Prensa,, 2002
Terrón, P; Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal, Mundi Prensa, 2002
Porta, J., Acevedo, M., Roquero, C; Edafología para la agricultura y el medio ambiente, Mundi Prensa, 1999
Mazoyer, M. e Roudart, L; Histoires des Agricultures du Monde, Editions du Seuil, França, 1997
Caldas, C.; A agricultura portuguesa através dos tempos, Instituto Nacional de Investigação Científica, 1991
Speding, R; An introduction to agricultural systems, Elsevier, Londres, 1988

Bibliografia Complementar

Moreira, N.; Agronomia das Forragens e Pastagens, Sector editorial da UTAD, 2002. ISBN: 972-669-487-6

Observações Bibliográficas

A operacionalidade da leccionação e avaliação de alguns dos temas previstos está condicionada à disponibilidade de meios para a sua realização.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas Os temas das aulas teóricas serão preferencialmente expostos através de apresentações de slides (power-+points) e discussão de temas . Sempre que oportuno projecto na aula filmes (pequenos excertos) especializados que tenho vindo a compilar. Alguns tópicos poderão ser ministrados sob a forma de seminários dados por especialistas.

Aulas prátias -
1) Trabalhos de campo para permitir aos alunos um primeiro contacto directo com as plantas, as fitotécnicas e os sistemas de produção.

2) Alguns destes trabalhos consistem na instalação e acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de culturas diversas - Recurso a computad
ores para: i) simulações de tomadas de decisões ao nível do sistema de cultura. ii) consulta de bases de dados.

3) Parte das aulas sobre máquinas agrícolas serão lecionadas em explorações colaborantes (acordo prévio com a FCUP).


4) Estão previstas visitas de estudo.

Palavras Chave

Ciências Naturais > Ciências agrárias > Agronomia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 64,00
Trabalho de campo 36,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 64,00
Trabalho de campo 18,00
Trabalho escrito 18,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

Frequência: Presença em pelo menos 75% das aulas previstas:.ver normas da FCUP https://sigarra.up.pt/up/LEGISLACAO_GERAL.ver_legislacao?p_nr=4025

Entrega e apresentação dos trabalhos práticos (TPn) na data prevista

- Os alunos com frequência e aprovação nos trabalhos práticos em anos anteriores serão admitidos a exame final, sem que para isso tenham que realizar novamente os trabalhos práticos.

- Os estudantes dispensados de cumprir a assiduidade não estão dispensados de realizar as provas que exigem uma componente presencial.

.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação dos alunos na UC será feita através de 3 tipos de provas:

1- Exame escrito sobre toda a matéria (EE). Ao longo do semestre serão propostos 2 testes intercalares e optativos. Caso tenha optado pela realização de testes o valor de EE é obtido pela média de ambos os testes sendo que nenhum deles pode ser menor que oito valores. A obtenção de uma classificação igual ou superior a 8 valores num dado mini-teste, dispensa o aluno de avaliação em exame final da respectiva parte da matéria. No exame final apenas é possível repetir um dos mini-testes.


2- Trabalhos práticos (TP1, TP2 e TP3) (ver dossier da UC)
3- Avaliação continua (AC) (ver dossier da UC)

 

A classificação final (CF) é obtida através da seguinte formula:

- CF = (EEx64 + TP1x12 + TP2x10 + TP3 x 10 + ACx4)/100 Para aprovação na disciplina a CF >= 10 e classificação mínima de 8 valores em todas as provas. No caso de alguma das provas previstas não se realizar o seu valor percentual atribuído na CF será adicionado ao exame escrito (EE).
- Caso algumas das provas de avaliação (TP1, TP2 ou TP3) não possa ser realizada o seu peso especifico na componente de avaliação será adicionada à prova EE.

- Para a realização do exame de recurso (ou outro tipo de exame especial), apenas podem ser admitidos estudantes com classificação igual ou superior a 8 valores em todos os trabalhos práticos previstos.

Provas e trabalhos especiais

n.a.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

n.a.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação pode ser feita apenas no módulo: EE (64%). A classificação obtida em melhoria é calculada de acordo com CF.

Observações

- Parte das aulas práticas serão leccionadas em explorações agricolas colaborativas, conforme protocolo estabelecido previamente com a FCUP.

- Artigos tecnicos e cientificos selecionados serão disponibilizados para suportar materias especificas da UC.

Para facilitar a comunicação com os alunos, elaborei e mantenho um web site de apoio à disciplina: https://www.fc.up.pt/pessoas/mccunha/. 2. Acompanhamento dos alunos fora dos tempos lectivos Disponibilizo todos os meus contactos (telefone, telemóvel, e e-mails) e dou autorização para me telefonarem a qualquer hora, alertando para a ponderação em função da urgência do assunto. Antes do exame, farei 1 aula de esclarecimento de dúvidas Por imperativos do ECDU, manterei um horário de assistência aos alunos fora dos tempos lectivos: Horário de atendimento: terças-feiras das 13h30 às 15h.

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