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Projeto Introdutório

Código: CAGR1005     Sigla: CAGR1005

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Agrárias

Ocorrência: 2020/2021 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Agronómica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:EA 8 Plano Oficial do ano letivo 2019 1 - 3 28 81
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2021-02-18.

Campos alterados: Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  1. Conhecer as áreas de trabalho na área de formação e perceber a estrutura do curso

  2. Desenvolver competências de trabalho em grupo;

  3. Desenvolver capacidades de pesquisa, recolha, seleção e análise de informação, utilizando ferramentas de pesquisa online disponíveis bem como utilizar a biblioteca da Universidade;

  4. Desenvolver competências para planear e produzir um trabalho escrito, seguindo uma formatação pré-definida;

  5. Desenvolver competências para planear, preparar e proferir comunicações orais;

  6. Utilizar ferramentas informáticas para descrição de dados em formato de tabela e em formato gráfico.

  7. Desenvolver um projeto, com destaque no contexto de especialização da sua formação.

Resultados de aprendizagem e competências

Desenvolver competências de análise de trabalhos científicos e sua apresentação oral e escrita.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Apresentação das áreas de trabalho da formação e estrutura do curso

  2. Trabalho em equipa. Organização de equipas de trabalho e papéis numa equipa.

  3. Pesquisa, seleção e recolha de informação. Fontes de informação técnico-científica. Pesquisa bibliográfica online e na biblioteca.

  4. Estruturação de relatórios de trabalhos escritos (relatório de trabalho experimental, relatório de estágio e relatório de trabalho de pesquisa).

  5. Citações e referências bibliográficas.

  6. Estruturação de apresentações orais.

  7. Informação quantitativa na forma de tabelas e gráficos.

  8. Desenvolvimento de um projeto versando um tema no contexto de especialização da formação: pesquisa, elaboração do relatório escrito, preparação de diapositivos e sua apresentação oral pública.

Bibliografia Obrigatória

A dafinir; Bibliografia específica de acordo com tema de projeto.

Observações Bibliográficas

Pocinho, M. (2012). Metodologia de Investigação e Comunicação do Conhecimento Científico. Lidel.

Pereira, A., Poupa, C. (2012). Como Escrever uma Tese, Monografia ou Livro Científico. Edições Sílabo. 5ª edição.

Glendinning, E. & McEwan, J., Lynch, T. (2004). Listening: A Course in Listening to Lectures and Note-Taking. Cambridge: Cambridge University Press

Bailey, S. (2006). Academic Writing: A Handbook for International Students. London & New York: Routledge. 2nd edition.

Reinhart, S.M. (2002). Giving Academic Presentations. Ann Arbor: University of Michigan Press.

Melo, L.B. (2012). O Impacto das Fontes Eletrónicas de Informação e o Caso b-on - Biblioteca Conhecimento Online nas Bibliotecas Académicas Portuguesas. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, vol. 11.

Lopes, S., Costa, M.T., Fernández-Llimós, F., Amante, M.J., Lopes, P.F. (2012). A Bibliometria e a Avaliação da Produção Científica: indicadores e ferramentas. Actas do Congresso Nacional de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, vol. 11.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas: Exposição dos conteúdos programáticos; apresentação de temas de projeto que os estudantes em grupo desenvolverão ao longo do semestre; familiarização com a utilização de bases de dados online e de ferramentas informáticas para processamento de texto, construção de tabelas e gráficos e diapositivos de apoio a comunicações orais.

Aulas tutoriais: Acompanhamento do projeto por docente com especialização na formação dos estudantes.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 5,00
Prova oral 35,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 28,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 2,00
Trabalho escrito 28,00
Estudo autónomo 23,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Assiduidade mínima (75% das aulas práticas).
Entrega e apresentação do trabalho escrito.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação da UC consistirá na média ponderada das componentes de:
Participação 5%
Apresentação Oral 35%
Trabalho escrito 60%

Observações

A apresentação dos trabalhos de projecto ocorrerá na data marcada para o respectivo exame da U.C. em época normal.

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