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Introdução aos Métodos Quimiométricos e ao Planeamento Experimental

Código: Q4060     Sigla: Q4060

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Mestrado em Métodos Avançados e Acreditação em Análise Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
M:CTN 0 Plano Oficial a partir de 2020_M:CTN 1 - 6 42 162
2
M:MA3Q 4 Plano estudos a partir de 2018/19 1 - 6 42 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-10-16.

Campos alterados: Bibliografia Complementar

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo desta unidade curricular é o de ensinar os fundamentos teóricos e a utilização de técnicas quimiométricas e planeamento de experiências para o controlo da qualidade dos resultados no processo analítico.

Resultados de aprendizagem e competências

No final desta UC, o aluno terá adquirido conhecimento, competências e capacidades para:

1 - Compreender o propósito dos métodos quimiométricos e saber aplicar software comercial para análise de dados.

2 - Compreender o propósito do desenho de experiências

3 - Discutir as vantagens e desvantagens dos métodos quimiométricos e do desenho de experiências

4 - Selecionar as melhores técnicas quimiométricas para a análise de dados multivariados (HCA, PCA, K- média).

5 - Comunicar oralmente e por escrito:

   + Os resultados dos métodos quimiométricos aplicados à análise de dados multivariados.

Modo de trabalho

Presencial

Programa



  1. Introdução à exploração de dados (“Data Mining”)



  2. Análise de Variância: ANOVA



  3. Planeamento de experiências: Planeamentos em blocos, fatoriais completos, fracionados e Plackett Burman. Metodologia de superficie de resposta: Planeamentos de Box-Behnken e Composto Central de Box-Wilson.





  1. Análise de Aglomerados: K-Médias e Agrupamento hierárquico aglomerativo (HCA).



  2. Análise dos Componentes Principais (PCA)



 

Bibliografia Obrigatória

James Miller;Jane C Miller and Robert D Miller; Statistics and Chemometrics for Analytical Chemistry, Coronet Books Inc, 2018. ISBN: 978-1292186719
Morgan, E.; Chemometrics: Experimental Design, Wiley, Chichester. , 1995. ISBN: 9788126517435
Brereton, R. G.; Applied Chemometrics for Scientists, John Wiley & Sons, Chichester, 2007. ISBN: 978-0-470-01686-2 (Cap. 2, 3, 5.1, 5.3, 5.6 e 6.1-6.6)

Bibliografia Complementar

James Miller and Jane C Miller; Statistics and Chemometrics for Analytical Chemistry, Pearson Education Canada; 6 edition, 2010. ISBN: 978-0273730422
Rui C. Guimarães e José A. S. Cabral; Estatística, McGraw Hill, 1997. ISBN: 9728298455

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os estudantes são introduzidos à teoria das técnicas quimiométricas e de planeamento de experências num contexto de implementação de controlo de qualidade no processo analítico nas aulas teóricas. Nas aulas teórico-práticas os estudantes irão trabalhar, em grupos, problemas reais usando os métodos ensinados com ferramentas de software de análise quimiométrica e de planeamento de experiências.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Química analítica

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Trabalho prático ou de projeto 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 120,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Participação mínima de 3/4 das aulas T/TP.

Realização de 3 trabalhos práticos, com a respetiva escrita e apresentação.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efetuada com base em 3 trabalhos e sua apresentação (TA) e por um exame (E).

Nota final = 0,6 x TA + 0,4 x E

E ≥ 8

Nota Final ≥ 9,5

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos em Regime especial (TE, DA, ...) que não tenham participado nas aulas T/TP deverão elaborar, para além dos 3 trabalhos práticos referidos anteriormente, uma monografia de 15 a 20 páginas sobre um tema a propor.

Melhoria de classificação

Apenas a parte relativa ao Exame Final
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