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Química Inorgânica

Código: Q2004     Sigla: Q2004     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2020/2021 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 0 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3
L:M 1 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 50 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-09-17.

Campos alterados: Melhoria de classificação, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Avaliação especial, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Objetivos

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprofundar os conhecimentos sobre compostos de metais de transição, suas propriedades eletrónicas, magnéticas e reações químicas.

Reconhecer a diversidade de aplicações de compostos inorgânicos em variadas áreas aplicadas.

Resultados de aprendizagem e competências

Saber os conceitos básicos da Química do Estado Sólido e da Química dos Materiais
Saber como se preparam  materiais bulk, entender defeitos e transporte iónico.
Saber dar exemplos de materiais e saber as suas aplicações:  Óxidos, nitretos e fluoretos metálicos. Calcogenetos, compostos de intercalação e fases ricas em metais. Estruturas com organização em rede.  Hidretos e materiais para armazenamento de hidrogénio. Pigmentos inorgânicos. Química de semicondutores. Materiais moleculares e aniões de fulereno.
Entender os conceitos de Nanoquímica através dos seus princípios básicos: Nanociências e  Nanotecnologias. 
Aprofundar a Química dos Compostos de Coordenação

Saber identificar isómeros. Saber os modelos de ligação química dos compostos de coordenação: Teoria de campo de cristal e de campo de ligando. Entender as reações em complexos metálicos: equilíbrio de complexação. Efeitos de natureza estereoquímica. Alteração ao estado de spin. Efeito de Jahn-Teller. Série de Irving-Williams. Carácter lábil-inerte. Efeito quelato, efeito macrocíclico.
Entender  a espetroscopia eletrónica em complexos metálicos
Saber identificar os termos do ião livre e utilizar os diagramas de Tanabe-Sugano. Interpertar os espectros electrónicos: transições electrónicas: regras de seleção e intensidade das bandas
Saber os conceitos básicos de Magnetismoaplicados a ccomplexos.
Saber os conceitos básicos da Química do Estado Sólido e da Química dos Materiais
Saber como se preparam  materiais bulk, entender defeitos e transporte iónico.
Saber dar exemplos de materiais e saber as suas aplicações:  Óxidos, nitretos e fluoretos metálicos. Calcogenetos, compostos de intercalação e fases ricas em metais. Estruturas com organização em rede.  Hidretos e materiais para armazenamento de hidrogénio. Pigmentos inorgânicos. Química de semicondutores. Materiais moleculares e aniões de fulereno.
Entender os conceitos de Nanoquímica através dos seus princípios básicos: Nanociências e  Nanotecnologias.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Frequência e preferencialmente aprovação às UCs Química I e Química II.

Programa


  1. Revisões sobre estrutura atómica e ligação química


1.1 Equação de Scrödinger e seu significado


1.2 Orbitais atómicas e números quânticos


1.3. Átomos polieletrónicos


1.4 Propriedades periódicas


1.5 Modelos de ligação química



  1. Ligação metálica


2.1 Modelos de ligação


2.2 Estrutura de metais


2.3 Células unitárias


2.4 Ligas metálicas


2.5 Nanopartículas metálicas


2.6 Propriedades magnéticas de metais



  1. Ligação iónica


3.1 O modelo iónico e o raio iónico


3.2 Sais hidratados


3.3 Polarização e covalência


3.4 Estrutura de compostos iónicos


3.5 Estruturas cristalinas de sais de iões poliatómicos


3.6 O carácter de continuidade na ligação química



  1. Aspetos termodinâmicos em química inorgânica


4.1 Termodinâmica da formação de compostos


4.2 Formação de compostos iónicos


4.3 Ciclo de Born-Haber


4.4 Termodinâmica de processos em solução


4.5 Formação de compostos covalentes



  1. Sistemas de solventes e comportamento ácido-base


5.1 Solventes


5.2 Ácidos e bases de Bronsted-Lowry


5.3 Comportamento ácido-base


5.4 Reações ácido-base de óxidos


5.5 Ácidos e bases de Lewis


5.6 Ácidos e bases macios e duros


5.7 Aplicações dos conceitos de macio e duro


5.8 Aspetos biológicos.



  1. Oxidação-redução


6.1 Revisão sobre conceitos básicos


6.2 Determinação de números de oxidação


6.3 Diferença enter número de oxidação e carga formal


6.4 Variação periódica dos números de oxidação


6.5 Reações de oxidação-redução


6.6 Aspetos quantitativos das semi-reações


6.7 Potencial electroquímico como função termodinâmica


6.8 Diagramas de Latimer


6.9 Diagramas de Pourbaix


6.10 Sínteses redox


6.11 Aspetos biológicos


7 Complexos de metais de transição


7.1 Metais de transição


7.2 Complexos de metais


7.3 Estereoquímica de complexos de metais


7.4 Isomeria em complexos de metais


7.5 Nomenclatura


7.6 Teorias de ligação em complexos de metais de transição


7.7 Teoria de campo de cristal


7.8 Espetros eletrónicos


7.9 Teoria de campo de ligando


7.10 Fatores termodinâmicos e cinéticos


7.11 Síntese de compostos de coordenação


7.12 Compostos de coordenação e o conceito de ácido-base macio-duro


7.13 Aspetos biológicos

Bibliografia Obrigatória

Weller,M., Rourke, J., Overton, T., Armstrong, F.; Inorganic Chemistry, 7th Edition, OUP
Atkins Peter William 1940- 070; Shriver & Atkins inorganic chemistry. ISBN: 978-0-19-926463-6

Bibliografia Complementar

Catherine E. Housecroft, Alan G. Sharpe;; Inorganic Chemistry, 4th edition, Pearson

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aula teóricas:
As aulas serão feitas à distância por Zoom. A apresentação usada na aula será disponibilizada na página da disciplina.  Serão disponibilizados endereços da internet e ficheiros para complementar o estudo da UC. Será usada a plataforma Moodle da UP na gestão da UC.

Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas relativos a matéria leccionada nas aulas teóricas. Os estudantes formarão grupos de 3 e/ou 2 alunos.  Os grupos terão de preparar a resolução de problemas em casa para serem apresentados durante as aulas TP. 

Palavras Chave

Ciências Físicas > Química > Quimíca inorgânica
Ciências Físicas > Química > Química molecular
Ciências Físicas > Química > Catálise heterogénea
Ciências Físicas > Química > Química estrutural
Ciências Físicas > Química > Catálise homogénea
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Nanotecnologia

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Participação presencial 20,00
Teste 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 110,00
Frequência das aulas 52,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A nota final das aulas TPs terá de ser igual ou superior a 9,0 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

Os estudantes serão avaliados em três componentes, duas de avaliação contínua realizadas durante o período de aulas e um exame final (E). As componentes de avaliação contínua são i) TP: avaliação do trabalho de resolução de problemas em grupo, a fazer durante as aulas teórico-práticas; ii) T: Testes à distância com periodicidade quinzenal.

A classificação final será calculada pela fórmula:


Nota
final= (0,60 x E) + (0,20 x T) + (0,20 x TP)

em que E é a classificação final do exame, que terá que ser ≥ 8,0; T é a classificação média dos 5 melhores testes efetuados à distância; TP é a classificação média da avaliação em grupo, que terá que ser ≥ 9,0.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Alunos Trabalhadores-Estudantes: 

Os trabalhadores-estudantes podem optar por fazer apenas o exame final, sendo a sua classificação final a que obtiverem no exame.

Alunos que não podem frequentar as aulas TP

Os estudantes que comprovadamente não possam frequentar as TP, por incompatibilidade de horários ou por outro motivo considerado válido após análise pelas docentes responsáveis, poderão optar por fazer apenas o exame final, sendo que a sua classificação final a que obtiverem no exame.

Melhoria de classificação

Realização de exame final. A classificação final da melhoria será apenas a classificação obtida no exame.

Observações

Devido à incerteza sobre a evolução da pandemia de COVID-19 poderá ser necessário fazer alterações ao modo de avaliação presencial.

Todos os estudantes que tiverem que faltar a qualquer avaliação presencial devido a apresentarem sintomas de COVID-19, devem contactar com a maior brevidade as docentes para combinar um modo de avaliação alternativo.
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