Código: | Q2004 | Sigla: | Q2004 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:CC | 0 | Plano de estudos a partir de 2014 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:F | 0 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 1 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 50 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
1.1 Equação de Scrödinger e seu significado
1.2 Orbitais atómicas e números quânticos
1.3. Átomos polieletrónicos
1.4 Propriedades periódicas
1.5 Modelos de ligação química
2.1 Modelos de ligação
2.2 Estrutura de metais
2.3 Células unitárias
2.4 Ligas metálicas
2.5 Nanopartículas metálicas
2.6 Propriedades magnéticas de metais
3.1 O modelo iónico e o raio iónico
3.2 Sais hidratados
3.3 Polarização e covalência
3.4 Estrutura de compostos iónicos
3.5 Estruturas cristalinas de sais de iões poliatómicos
3.6 O carácter de continuidade na ligação química
4.1 Termodinâmica da formação de compostos
4.2 Formação de compostos iónicos
4.3 Ciclo de Born-Haber
4.4 Termodinâmica de processos em solução
4.5 Formação de compostos covalentes
5.1 Solventes
5.2 Ácidos e bases de Bronsted-Lowry
5.3 Comportamento ácido-base
5.4 Reações ácido-base de óxidos
5.5 Ácidos e bases de Lewis
5.6 Ácidos e bases macios e duros
5.7 Aplicações dos conceitos de macio e duro
5.8 Aspetos biológicos.
6.1 Revisão sobre conceitos básicos
6.2 Determinação de números de oxidação
6.3 Diferença enter número de oxidação e carga formal
6.4 Variação periódica dos números de oxidação
6.5 Reações de oxidação-redução
6.6 Aspetos quantitativos das semi-reações
6.7 Potencial electroquímico como função termodinâmica
6.8 Diagramas de Latimer
6.9 Diagramas de Pourbaix
6.10 Sínteses redox
6.11 Aspetos biológicos
7 Complexos de metais de transição
7.1 Metais de transição
7.2 Complexos de metais
7.3 Estereoquímica de complexos de metais
7.4 Isomeria em complexos de metais
7.5 Nomenclatura
7.6 Teorias de ligação em complexos de metais de transição
7.7 Teoria de campo de cristal
7.8 Espetros eletrónicos
7.9 Teoria de campo de ligando
7.10 Fatores termodinâmicos e cinéticos
7.11 Síntese de compostos de coordenação
7.12 Compostos de coordenação e o conceito de ácido-base macio-duro
7.13 Aspetos biológicos
Aula teóricas:
As aulas serão feitas à distância por Zoom. A apresentação usada na aula será disponibilizada na página da disciplina. Serão disponibilizados endereços da internet e ficheiros para complementar o estudo da UC. Será usada a plataforma Moodle da UP na gestão da UC.
Aulas teórico-práticas:
Resolução de problemas relativos a matéria leccionada nas aulas teóricas. Os estudantes formarão grupos de 3 e/ou 2 alunos. Os grupos terão de preparar a resolução de problemas em casa para serem apresentados durante as aulas TP.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 60,00 |
Participação presencial | 20,00 |
Teste | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 110,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 162,00 |
A nota final das aulas TPs terá de ser igual ou superior a 9,0 valores.
Os estudantes serão avaliados em três componentes, duas de avaliação contínua realizadas durante o período de aulas e um exame final (E). As componentes de avaliação contínua são i) TP: avaliação do trabalho de resolução de problemas em grupo, a fazer durante as aulas teórico-práticas; ii) T: Testes à distância com periodicidade quinzenal.
A classificação final será calculada pela fórmula:
Nota final= (0,60 x E) + (0,20 x T) + (0,20 x TP)
em que E é a classificação final do exame, que terá que ser ≥ 8,0; T é a classificação média dos 5 melhores testes efetuados à distância; TP é a classificação média da avaliação em grupo, que terá que ser ≥ 9,0.
Alunos Trabalhadores-Estudantes:
Os trabalhadores-estudantes podem optar por fazer apenas o exame final, sendo a sua classificação final a que obtiverem no exame.
Alunos que não podem frequentar as aulas TP
Os estudantes que comprovadamente não possam frequentar as TP, por incompatibilidade de horários ou por outro motivo considerado válido após análise pelas docentes responsáveis, poderão optar por fazer apenas o exame final, sendo que a sua classificação final a que obtiverem no exame.
Realização de exame final. A classificação final da melhoria será apenas a classificação obtida no exame.