Projeto Multidisciplinar
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:M |
1 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
6 |
28 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O objetivo desta unidade curricular é estudar e desenvolver uma linguagem gestual, específica para comunicação da Matemática a estudantes com incapacidade auditiva. Para isso serão percorridas várias áreas da Matemática de nível superior, com o intuito de criar um léxico transversal às várias unidades curriculares de Matemática que tradicionalmente são incluídas nos planos de estudo de 1º e 2º ciclos.
Depois de identificado esse léxico, serão desenvolvidas, para cada termo (i). curtas definições e explicações de carácter conceptual, recorrendo se possível a várias ferramentas de visualização (p.ex. Geogebra, e outros) e (ii). como surgem em cada área.
Posteriormente passar-se-á ao desenvolvimento do gesto, construído a partir do conceito e da sua visualização (se aplicável), tendo como ponto de partida a linguagem gestual reconhecida no contexto da comunicação da linguagem comum. Cada gesto será visualizado através de um esquema dinâmico e de um curto vídeo de ilustração.
Após este trabalho de identificação e construção da linguagem matemática gestual, o objetivo é a construção de um “site” a disponibilizar na web, de aceso livre, que possa ser usado em situações onde esta linguagem seja imprescindível à comunicação e ensino da Matemática.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resu
ltado principal da aprendizagem e principal competência, espera-se que o estudante domine a linguagem gestual que será criada e que consiga comunicar através dela com intérpretes interlocutores entre docentes (que não dominem necessariamente a linguagem gestual) e alunos com incapacidade auditiva e/ou oral.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimento dos conteúdos matemáticos da unidades curriculares básicas da licenciatura em Matemática
Programa
- Criação de um léxico transversal às várias unidades curriculares de Matemática que tradicionalmente são incluídas nos planos de estudo de 1º e 2º ciclos.
- Desenvolvimento, para cada termo do léxico: (i). curtas definições e explicações de carácter conceptual, recorrendo se possível a várias ferramentas de visualização (p.ex. Geogebra, e outros) e (ii). como surgem em cada área.
- Desenvolvimento do gesto, construído a partir do conceito e da sua visualização (se aplicável), tendo como ponto de partida a linguagem gestual reconhecida no contexto da comunicação da linguagem comum.
- Visualização de cada gesto através de um esquema dinâmico e de um curto vídeo de ilustração.
- Construção de um “site” a disponibilizar na web, de aceso livre, que possa ser usado em situações onde esta linguagem seja imprescindível à comunicação e ensino da Matemática.
Bibliografia Obrigatória
Elon Lages Lima;
Matemática e ensino. ISBN: 85-85818-15-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Comunicação através de intérpretes com o estudante.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
80,00 |
Frequência das aulas |
28,00 |
Trabalho de investigação |
54,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Cumprimento dos objetivos supracitados para a unidade curricular
Fórmula de cálculo da classificação final
Componente investigação: 50%
Componente construção do léxico e sua conceptualização: 30%
Componente construção do gesto e sua visualiazação: 20%