Cálculo I
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber resolver alguns casos de equações diferenciais e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.
Resultados de aprendizagem e competências
Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: calcular derivadas, primitivas e integrais; usar as propriedades destes conceitos; resolver alguns casos particulares de equações diferenciais (equações lineares e separáveis de 1ª ordem e equações lineares de 2ª ordem com coeficientes constantes); modelar algumas situações através de equações diferenciais; efetuar as principais operações com matrizes; calcular determinantes de matrizes quadradas; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar algumas propriedades da diagonalização de matrizes.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos básicos sobre números reais, operações com estes números e funções.
Programa
- Preliminares de cálculo: funções; funções trigonométricas inversas; funções exponenciais e logarítmicas.
- Derivadas: conceito, resultados e aplicações.
- Primitivas: conceito e regras de primitivação.
- Integrais: conceito, teorema fundamental do Cálculo, cálculo de áreas, integrais impróprios.
- Equações diferenciais: equações diferenciais de primeira ordem separáveis e lineares; alguns exemplos de equações diferenciais de segunda ordem; aplicações.
- Matrizes: conceito, operações com matrizes, matrizes invertíveis e determinação da matriz inversa; característica de uma matriz.
- Determinantes: cálculo de determinantes; identificação das matrizes quadradas invertíveis, determinação da matriz inversa.
- Diagonalização: diagonalização de matrizes, exemplos de aplicação.
Bibliografia Obrigatória
Adams Robert A.;
Calculus. ISBN: 0-201-39607-6
Anton Howard;
Álgebra linear com aplicações. ISBN: 978-85-7307-847-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos alguns exercícios. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina no sistema de informação da FCUP (Sigarra). Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ao longo do semestre serão realizados dois testes de duração de 1h00m e cotação de 10 valores cada, o primeiro durante a parte letiva do semestre e o segundo na data prevista no calendário de exames para o exame da época normal para esta unidade curricular.
Para obter aprovação pelos testes, a soma das respetivas classificações terá de ser maior ou igual a 10 valores com um mínimo de 4 valores em cada um dos testes.
O exame da época de recurso consiste de duas partes, correspondendo às dos testes. A classificação de cada parte é a melhor entre a do teste e a da parte do exame correspondente. Se o estudante realizou um teste e não compareceu à parte do exame correspondente, obtem nessa parte a classificação do respetivo teste.
Nos restantes exames não são consideradas as classificações obtidas nos testes.
A melhoria de nota só pode ser tentada exclusivamente através do exame na época de recurso.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer tipo de avaliação especial poderá revestir uma das seguintes formas: exclusivamente uma prova oral; uma prova oral, ou uma prova escrita. A opção por uma das alternativas compete exclusivamente aos docentes responsáveis pela unidade curricular.
Melhoria de classificação
Ver "Fórmula de Cálculo da Classificação Final".