Teoria Algébrica de Códigos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Obs.: As aulas serão dadas em português, podendo haver esclarecimentos individuais em inglês.
Objetivos
Conhecer exemplos clássicos de códigos corretores de erros clássicos.
Reproduzir os resultados-chave da teoria e as suas demonstrações.
Construir novos códigos a partir de antigos e examinar as suas propriedades básicas.
Aplicar as técnicas, resultados e conceitos básicos da UC a exemplos concretos.
Resultados de aprendizagem e competências
O estudante deve atingido uma boa parte dos objetivos propostos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Álgebra linear sobre corpos; feoria de corpos finitos.
Programa
1 Introdução à Teoria de Tódigos
Exemplos introdutórios
Parâmetros importantes do código
Correção e Deteçao Erros
Limitações em códigos
2 Códigos Lineares
Códigos Lineares Binários
Corpos, Espaços Vetoriais e Códigos Lineares Gerais
Codificando Códigos Lineares: Matrizes Geradoras
Introdução às Matrizes de Verificação de Paridade
Matrizes de verificação de paridade e decodificação linear
Matrizes de Verificação de Paridade, Distância Mínima e o Limite de Singleton
Códigos Hamming
3 Códigos cíclicos, Anéis e Ideais
Introdução aos códigos cíclicos
Anéis e ideais
Ideais e códigos íclicos
Polinómios geradores e de verificação de paridade
4 classes de códigos cíclicos poderosos
Casos especiais de códigos BCH e RS
Polinómios Mínimos
Códigos BCH e Reed-Solomon
5 Tópicos especiais
Códigos Duplos
Grupo de um código
Outros tópicos, se o tempo permitir...
Bibliografia Obrigatória
Sarah Spence Adams; Introduction to Algebraic Coding Theory, 2008 (www.math.niu.edu/~beachy/courses/523/coding_theory.pdf)
Observações Bibliográficas
Mais tarde serão indicadas outras referências
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria e apresentação de exemplos pelo docente; resolução de exercícios pelos estudantes com apoio do docente.
Existirá um horário regular de atendimento para apoio e esclarecimento de dúvidas.
Software
GAP - Groups, Algorithms, Programming - a System for Computational Discrete Algebra
GUAVA, a GAP package for computing with error-correcting codes
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Álgebra
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
50,00 |
Frequência das aulas |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
A única condição para obtenção de frequência é a inscrição na unidade curricular.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ao longo do semestre (em datas a anunciar) serão realizados N conjuntos de exercícios. Aquele em que o estudante obtiver a classificação mais baixa não conta para efeito da sua classificação final: a classificação correspondente aos exercícios é a soma das classificações obtidas nos N-1 conjuntos de exercícios mais bem classificados. A classificação correspondente aos exercícios pode ser usada no exame, nos termos descritos a seguir.
O exame final consiste de duas partes, correspondendo a primeira aos conjuntos de exercícios e podendo, por solicitação do estudante, ser classificada com a classificação correspondente aos exercícios. Tem a cotação de 15 valores. A segunda parte tem a cotação de 5 valores.
Em épocas subsequentes (época de recurso, incluindo melhoria de nota, ou época especial) não é dada a possibilidade de usar a classificação correspondente aos exercícios.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer avaliação especial é feita sob a forma de exame.
Melhoria de classificação
Melhoria de classificação pode ser tentada apenas através de exame.