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Geologia e Ambiente

Código: GEOL2005     Sigla: GEOL2005     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Geologia

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CTA 40 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 2 - 6 56 162
L:G 21 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
3

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objetivo geral consiste em oferecer aos discentes uma competência alargada e pluridisciplinar no domínio da geologia ambiental, de modo a permitir a sua intervenção nos diferentes níveis destas áreas e a respetiva inserção em empresas com fins ambientais e desenvolver a capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação. 

 

Resultados de aprendizagem e competências

- Capacidade de resolução de problemas no âmbito da área de formação em Ciências da Terra e de Ambiente, de interpretação dos processos geológicos vs. ambientais e fundamentação da sua própria argumentação;
- Capacidade de recolher, seleccionar e interpretar a informação relevante, particularmente na área de formação que os habilite a fundamentar as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspectos sociais, científicos e éticos relevantes;
- Competências que permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções;
- Competências que permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.

 

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdo teórico:
I. Introdução
II. Catástrofes e calamidades naturais: Conceitos.


III. Catástrofes naturais associadas aos processos de geodinâmica interna 
IV. Alterações climáticas vs. tectónica de placas 
V. Calamidades naturais associadas aos processos de geodinâmica externa 
VI. Erosão e desertificação dos solos. Calamidades naturais nos paises Mediterrânicas 


VII. Processos de física e química da atmosfera e fenómenos ambientais associados 
VIII. Processos geoquímicos supergénicos, ciclos biogeoquímicos e fenómenos ambientais associados 
IX. Contaminação dos solos, águas e aquiferos 
X. Geotecnologias e geoambiente 
XI. Geomedicina e saúde humana 
XII. Geologia urbana e ambiente

Conteúdo teórico - prático:
Módulo I: Geodinâmica interna e Ambiente
 1
Módulo II: Geodinâmica externa e Ambiente


Módulo III: Contaminação das águas e dos solos
.
Módulo IV: A actividade mineira e o ambiente.


Módulo V: Geologia urbana e ambiente

 1. 
Módulo VI: Estudos de impacte ambiental

 1. 

Bibliografia Obrigatória

Coch Nicholas K.; Geohazards. ISBN: 0-02-322992-6
Bell Fred G.; Environmental geology. ISBN: 0-86542-875-1
Montgomery Carla W.; Environmental Geology. ISBN: 0697-27083-1
Keller Edward A.; Environmental geology. ISBN: 0-13-022466-9
Bell Fred G.; Environmental geology. ISBN: 0-86542-875-1
Merritts Dorothy; Environmental geology. ISBN: 0-7167-2834-6
Abbott Patrick L.; Natural disasters. ISBN: 0-697-25493-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

No plano das metodologias de ensino e aprendizagem, o esforço de aprendizagem deve centrar-se na carga de trabalho dos estudantes; Reserva de um papel exigente para o professor na orientação do trabalho dos seus alunos, com estímulo à pesquisa individual, ao esforço de auto-aprendizagem e na busca de conhecimentos por via experimental; Assunção de uma lógica de avaliação das aprendizagens suportada numa relação estreita com os objectivos originais propostos para o programa curricular.
As aulas teóricas serão disponibilizadas online (Plataforma Moodle) no início do semestre. A avaliação centra-se na forma de avaliação periódica, com um exame final, englobando simultaneamente matéria teórica e teórico-prática. A realização dos trabalhos práticos, de modo satisfatório, compreende a elaboração de um conjunto de relatórios previstos.












 












 


Palavras Chave

Ciências Naturais
Ciências Naturais
Ciências Naturais

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 60,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 54,00
Total: 54,00

Obtenção de frequência

Não é caso

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resultará de:

- Componente teórica = 60%
- Componente prática + Trabalho de campo = 40%
Em qualquer uma destas componentes, a nota final, não poderá ser inferior a 8,0 valores. A nota da componente teórica poderá ser obtida através de: - realização de exame final.
 A nota da componente prática poderá ser obtida através de: - entrega dos trabalhos práticos realizados.

Melhoria de classificação

A melhoria da classificação incide apenas sobre as provas escritas.

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