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Matemática II

Código: M1035     Sigla: M1035

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Geologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:G 74 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 1 - 6 56 162
2
3
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-04-22.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Tipo de avaliação, Programa

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Disciplina introdutória de Estatística. É dada particular atenção à compreensão dos conceitos, e à utilização crítica dos métodos, mantendo o tratamento matemático num nível elementar.

Resultados de aprendizagem e competências

- Ser capaz de identificar as técnicas de Estatística Descritiva adequadas para organizar e sumariar um conjunto de dados, e saber aplicá-las;

- Compreender os conceitos fundamentais da teoria das probabilidades;

- Ser capaz de caracterizar variáveis aleatórias e as distribuições de probabilidade correspondentes; compreender as características e saber aplicar as distribuições binomial e normal;

- Saber inferir sobre as características de uma população com base numa amostra, aplicando técnicas de estimação pontual e intervalar;

- Compreender os procedimentos gerais e saber usar  testes de hipóteses.


Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Breve introdução aos objetivos e metodologia da Estatística.

2. Estatística Descritiva e análise exploratória dos dados:  sumariação dos dados (tabelas, gráficos, medidas de localização e dispersão). 

3. Regularidade estatística. Conceitos elementares da teoria das probabilidades, probabilidade condicional e independência.Variável aleatória, distribuição, momentos. Variáveis bidimensionais, independência e condicionamento; correlação.

4. Distribuições discretas (com destaque para a binomial) e contínuas (com destaque para a distribuição normal); teorema do limite central.

5. Inferência Estatística: estimação pontual, estimação intervalar e testes de hipóteses (média, comparação de médias, proporção, comparação de proporções) .

 

Bibliografia Obrigatória

Samuels Myra L.; Statistics for the life sciences. ISBN: 978-0-13-122811-5 0-13-122811-0
Wild Christopher J.; Chance encounters. ISBN: 0-471-32936-3
Dagnelie Pierre; Estatística

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os conteúdos do programa são apresentados, em geral, nas aulas teóricas e, alguns tópicos específicos, nas aulas teórico-práticas, recorrendo-se frequentemente a exemplos para ilustrar e motivar os conceitos e métodos abordados. São resolvidos e discutidos exercícios e problemas das folhas nas aulas teórico-práticas. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina.

Em consequência da pandemia COVID-19, após a suspensão das atividades académicas presenciais (letivas e não letivas), continuam a ser disponibilizados no Moodle, ficheiros com textos mais completos correspondentes às aulas presenciais previstas e que se considerem indispensáveis a um acompanhamento dos conteúdos da UC. Esses ficheiros de texto são acompanhados com ficheiros audio (Panopto) contendo exposições orais dos assuntos que possam necessitar de uma explicação mais detalhada. São igualmente disponibilizados regularmente no Moodle, ficheiros com exercícios propostos, sendo posteriormente disponibilizadas as resoluções de alguns deles e as soluções de outros. Em cada contacto com os estudantes, e independentemente da via (email, telefone, Skype, Zoom, ou outra) é incentivada a resolução dos exercícios propostos, dadas sugestões para essa resolução, e, na medida do possível, aferida a aprendizagem dos conteúdos disponibilizados.

Software

R

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 56,00
Estudo autónomo
Total: 56,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Avaliação distribuída sem exame final

A avaliação distribuída é efectuada com base nos resultados de dois testes (com datas a definir em concordância com os estudantes). 
A nota final será a média aritmética das classificações obtidas nos testes.

Qualquer estudante pode optar por não se submeter à avaliação distribuida e obter a classificação final realizando o exame da Época de Recurso.

Em qualquer dos casos, um estudante com nota final igual ou superior a 16.5 valores (≥16.5) poderá ter que realizar uma prova extra (oral ou escrita).

Não é imposta nenhuma condição para o acesso a qualquer prova de avaliação por parte dos estudantes inscritos.

Avaliação por exame final

Em virtude da pandemia COVID-19, e da suspensão de todas as atividades académicas presenciais, não foi possível realizar os testes previstos na 'Avaliação distribuída sem exame final'.

Assim, a avalição será efetuada apenas com base nos resultados obtidos no exame final.
A nota final será assim a classificação obtida no exame final da Época Normal, ou, se for o caso, no da Época de Recurso.
Em qualquer das épocas, um estudante com nota final igual ou superior a 16.5 valores (≥16.5) poderá ter que realizar uma prova extra (oral ou escrita).

Não são impostas condições aos estudantes inscritos, para o acesso a qualquer um dos exames.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer tipo de avaliação especial poderá revestir uma das seguintes formas: exclusivamente uma prova oral; uma prova oral e uma prova escrita, somente uma prova escrita.

A opção por uma das alternativas compete exclusivamente ao docente responsável pela unidade curricular.
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