Cultura de Células e de Tecidos Vegetais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Biologia |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:B |
0 |
Plano de Estudos Oficial |
3 |
- |
6 |
48 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objectivo, introduzir os alunos ao conhecimento e exercício de metodologias e técnicas de cultura in vitro de células e tecidos vegetais e discutindo os seus fundamentos e conceitos básicos bem como as suas aplicações, designadamente na micropropagação e em outros domínios da biotecnologia vegetal nas perspectivas do melhoramento de plantas e da produção de metabolitos secundários.
Resultados de aprendizagem e competências
Como resultados de aprendizagem perspectivam-se a competência para aplicação das técnicas de assepsia à cultura in vitro de células e tecidos vegetais bem como para a capacidade de discernir sobre as melhores opções face a novos desafios e problemas da indústria agro-alimentar e/ou agro-química, no domínio da biotecnologia vegetal.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Noções fundamentais sobre culturas in vitro de células e de tecidos vegetais; principais meios de cultura e condições de cultura. Processos de esterilização. Conceito de totipotência. Biologia das células e tecidos vegetais em cultura. Manipulação do crescimento e desenvolvimento. Produção e cultura de protoplastos. Aplicações da tecnologia de culturas in vitro de células e de tecidos vegetais. Embriogénese somática. Sementes artificiais. Cultura in vitro no melhoramento de plantas. Manipulações genéticas: hibridação somática via fusão de protoplastos; técnicas de transformação do genoma de células vegetais por transferência e integração de novos genes; plantas transgénicas obtidas por regeneração a partir de células geneticamente transformadas. Manipulação da resistência de plantas a fungos, bactérias, virus, insectos herbicidas e stresse. Produção e biotransformação de metabolitos por culturas de tecidos e de células. Imobilização de células. Culturas em bioreactores.
Bibliografia Obrigatória
Leva A and Rinaldi MRL eds; Recent Advances in Plant in vitro Culture, Leva A and Rinaldi MRL eds, 2012. ISBN: 978-953-51-0787-3
Trigiano R. N. Robert Nicholas 1953- 340;
Plant development and biotechnology. ISBN: 978-0-8493-1614-2
Stafford Angela 1954- 340;
Plant cell and tissue culture. ISBN: 9780471932611
Neumann K.-H Karl-Hermann 1936-;
Plant Cell and tissue culture
Lindsey K and Jones MGK; Plant Biotechnology in Agriculture, Wiley Biotechnology Series, Lindsey K and Jones MGK eds, 1989. ISBN: 0 471 93238 8 (O livro é posto à disposição dos alunos na plataforma da Unidade do sistema Sigarra)
Bibliografia Complementar
Oksman-Caldentey Kirsi-Marja 1955- 340;
Plant biotechnology and transgenic plants. ISBN: 978-0-8247-0794-1
Chawla H. S.;
Introduction to plant biotechnology. ISBN: 978-1-57808-636-8
Lebowitz Robert J.;
Plant biotechnology. ISBN: 978-0-697-15119-3
Hvoslef-Eide AK and Preil W eds; Liquid Culture Systems for in vitro Plant Propagation, Hvoslef-Eide AK and Preil W eds., Springer, Dordrecht, 2005. ISBN: 1-4020-3200-5 (e-book)
Hartmann HT, Kester DE, Davies FT, Geneve Rl eds; Plant Propagation, Principles and Practices, Hartmann HT, Kester DE, Davies FT, Geneve Rl eds, Prentice Hall, Upper Saddle River, New Jersey, 2002. ISBN: 0-13-679235-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teóricas (T): Expositivas mas com debate, apoiada em projecção de imagens e esquemas didáticos. Matéria apoiada em capítulos de livros didácticos, artigos científicos e sequências em “power point” disponibilizadas em plataforma informática (Sigarra). Aulas Práticas (PL): será fornecido, um “Guião de um projeto” a desenvolver nas sessões laboratoriais, calendarizadas, contendo os procedimentos experimentais aplicados a uma planta-modelo. Nas aulas T e PL os alunos são chamados a intervir e sua participação é avaliada. As aulas T e PL são obrigatórias. A avaliação incide sobre participação nas aulas (4%), um relatório escrito ao estilo de artigo científico, relativo ao projeto desenvolvido nas aulas práticas (18%), sobre uma proposta de projeto visando uma aplicação biotecnológicas de culturas in vitro de células vegetais (18%) e sobre a classificação media de 2 testes ou classificação obtida em exame final (60%) Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Biotecnologia > Biotecnologia vegetal
Ciências Físicas > Química > Bioquímica > Bioquímica vegetal
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biologia > Biologia aplicada
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
60,00 |
Participação presencial |
4,00 |
Trabalho escrito |
18,00 |
Trabalho laboratorial |
18,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
114,00 |
Frequência das aulas |
48,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para ficar habilitado à avaliação, o aluno terá de frequentar pelo menos 3/4 de todas as sessões (aulas teóricas e aulas práticas) que contam com a presença do docente.
Critérios de Avaliação
a) avaliação contínua com base na assiduidade, pontualidade e participação nas aulas b) relatório final sobre as aulas práticas c) apresentação, redacção e defesa de um trabalho de seminário / projeto d) 1 teste escrito a meio do programa (± 50% da matéria inicial) + 1 teste escrito no fim do programa (± 50% da matéria final) e/ou exame escrito global. A dispensa de exame escrito global só é possível com aproveitamento nos dois testes.
NOTA: para ficar aprovado nesta disciplina o aluno terá que ter, no mínimo, uma classificação de 10 nas componentes b) e c) e uma classificação de 10 na componente d), considerando a escala de 0-20
Fórmula de cálculo da classificação final
Cálculo da Classificação Final
Contribuição da avaliação das componentes a) para a classificação final: 4% Contribuição da avaliação da componente b) + c) para a classificação final: 36% Contribuição da avaliação da componente d) para a classificação final: 60%.
ALUNOS REPETENTES Os alunos repetentes serão avaliados com base, apenas num exame escrito
Provas e trabalhos especiais
O relatório e o seminário / projeto a que se referem as alíneas b) e c) dos critérios de avaliação serão apresentados e discutidos publicamente em número de 1 por cada grupo de trabalho.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Não está prevista. A avaliação é a que resulta da aplicação do respectivo regulamento (Regulamento nº 370/2011, DR, 2ª série - Nº 107 de 2 de Junho 2011)
Melhoria de classificação
É possível a melhoria de classificação final mediante a submissão a um exame escrito, sobre toda a matéria lecionada, na época destinada para o efeito
Observações
Regente da UC: Manuel Fernandes Ferreira