Código: | CC4042 | Sigla: | CC4042 | Nível: | 400 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Ciência de Computadores |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://www.dcc.fc.up.pt/~slc/aulas/PBD-CDR/1920/index.html |
Unidade Responsável: | Departamento de Ciência de Computadores |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Bioinformática e Biologia Computacional |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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E:BBC | 7 | PE_Bioinformática e Biologia Computacional | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:BBC | 18 | Plano estudos a partir de 2018 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:DS | 6 | Plano Oficial a partir de 2018_M:DS | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
Programar de forma autónoma na linguagem de programação Python, ganhando competências para aprender e programar noutras linguagens de programação.
Capacidade de modelar e implementar bases de dados relacionais e sua manipulação através da linguagem SQL.
Python:
1. Introdução à linguagem Python: variáveis, expressões, instruções.
2. Utilização interativa do Python e definição de "scripts"; definição de funções simples.
3. Condições e valores lógicos; instruções de execução condicional.
4. Ciclos e Iteração. Exemplos de programação com gráficos "turtle".
5. Números pseudo-aleatórios; exemplos com simulação.
6. Resolução numérica de equações; implementação algoritmos elementares.
7. Processamendo de variáveis indexadas (listas) e de texto (cadeias).
8. Escrita e leitura de ficheiros de dados; traçado de gráficos com ferramentas externas (e.g. gnuplot).
9. Recursão.
Bases de dados:
10. Bases de dados: o modelo ER e EER.
11. O modelo relacional.
12. Conversão do modelo EER para o modelo relacional.
13. A linguagem SQL.
Acesso a bases de dados com python:
14. Python e MySQL, ligação a partir do Python a bases de dados MySQL.
15. Cursores e manipulação de resultados de consultas SQL em Python.
16. O módulo MySQLdb e psycopg2.
Ensino teórico com apresentação apoiada em apontamentos projectados.
Recurso a exemplos, desenvolvendo pequenos programas de forma interactiva em Python durante as aulas de apresentação.
Aulas de laboratório com computadores onde são resolvidos pelos alunos pequenas fichas com problemas variados, com apoio do docente.
Exercícios formativos (auto-avaliação) em computador, para realizar fora das aulas e utilizando uma plataforma de validação automática de programas através de testes unitários.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 40,00 |
Teste | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 32,00 |
Estudo autónomo | 88,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
CF = 0.4*Trb + 0.3*T1 + 0.3*T2
Se CF < 9.5 (em 20), o estudante pode ir ao exame de recurso (ExR). Neste caso, a nota final será:
CF = 0.4*Trb + 0.6*ExR