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Machine Learning

Código: CC4051     Sigla: CC4051     Nível: 400

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Mestrado em Ciência de Dados (Data Science)

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
E:BBC 10 PE_Bioinformática e Biologia Computacional 1 - 6 42 162
M:DS 25 Plano Oficial a partir de 2018_M:DS 1 - 6 42 162

Língua de trabalho

Inglês

Objetivos

Os estudantes deverão ficar a conhecer os fundamentos algorítmicos da aprendizagem automática, assim como técnicas de resolução dos desafios apresentados por cada conjunto de dados. Deverão ser capazes de selecionar os algoritmos adequados para cada problema e de aplicar os algoritmos a novos conjuntos de dados e a compreender e avaliar os seus resultados.

Resultados de aprendizagem e competências

- Compreensão dos fundamentos dos algoritmos e metodologias de machine learning apresentados
- Capacidade de justificar a escolha de uma solução de machine learning a um determinado problema
- Capacidade de aplicação dos algoritmos a novos conjuntos de dados
- Capacidade de avaliação dos resultados

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de programação de preferência em R ou Python. Programadores experientes noutras linguagens não terão qualquer problema.

Conhecimentos de processameno de dados em ficheiro e em bases de dados SQL

Conhecimentos de inferência estatística

Conhecimentos de álgebra matricial básica e de cálculo em R e em R^n

Programa

Nesta UC serão (re)visitados conceitos e algoritmos fundamentais para a aprendizagem de modelos e descoberta de padrões. Haverá um foco na sua aplicação justificada e experimentação orientada por exemplos.

 

Tópicos:

- Introdução à área: o que é machine learning

- Modelos simples de classificação e regressão (modelos lineares e de vizinho mais próximo) e a sua validação: paradigmas de aprendizagem, funções de perda, erro de viés e de variância.

- Métodos de inferência de modelos: Procura, Expectation-maximization, agregação.

- Métodos de kernel

- Redes neuronais, modelos deep e aprendizagem de representação

- Fatorização de matrizes

- Avaliação de modelos

- Descoberta de padrões não supervisionada, semi-supervisionada e fracamente supervisionada.

Bibliografia Obrigatória

Hastie Trevor; The elements of statistical learning. ISBN: 0-387-95284-5
Bishop Christopher; Pattern recognition and machine learning. ISBN: 0-387-31073-8

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As aulas serão em parte expositivas, com dinâmicas individuais e de grupo envolvendo os estudantes. Serão realizados trabalhos práticos fora das aulas com apoio nas aulas. Os estudantes poderão também realizar trabalhos de escrita e apresentação. Haverá um exame final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 40,00
Participação presencial 5,00
Trabalho prático ou de projeto 55,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 86,00
Frequência das aulas 42,00
Total: 128,00

Obtenção de frequência

Presença em pelo menos 14 aulas (exceto se for concedida uma excessão)
Nota superior a 0 no conjunto dos trabalhos práticos.

Fórmula de cálculo da classificação final

Se E < 6 Então: F=E: Senão: F = 0,4*E +0,55*P  + 0,05*A

F: nota final
E: Exame
P:Ttrabalhos práticos
A: Presença útil nas aulas

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os estudantes com circunstâncias especiais devem negociar a sua situação com o responsável.

Melhoria de classificação

O exame é melhorável na época de recurso. A parte prática não é melhorável.

Observações

Os materiais da UC estão no moodle.

Os materiais estarão todos em inglês, incluindo os enunciados dos exames. As aulas serão lecionadas em inglês só se isso se justificar. Os estudantes podem participar/responder usando o Português ou o Inglês.
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