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Programação II

Código: CC1022     Sigla: CC1022     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciência de Computadores

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Ciência de Computadores
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Matemática

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 1 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:EG 27 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 1 - 6 56 162
L:F 2 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 2 - 6 56 162
L:M 2 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2020-02-06.

Campos alterados: Objetivos, Resultados de aprendizagem e competências, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Bibliografia Complementar, Obtenção de frequência, Programa, Componentes de Avaliação e Ocupação, Bibliografia Obrigatória, Melhoria de classificação

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

O objectivo da cadeira é desenvolver a capacidade de utilizar uma linguagem de programação para o desenvolvimento de programas complexos, e oferecer uma introdução à extracção, processamento, e visualização de dados.

Resultados de aprendizagem e competências

O estudante deverá ser capaz de:

  • Utilizar com confiança as estruturas de dados básicas do python.
  • Programar com o nível adequado de abstracção e encapsulamento.
  • Produzir código correcto, bem estruturado e bem documentado.
  • Extrair e processar dados de fontes diversas.
  • Utilizar bibliotecas externas para visualização de dados numéricos e geográficos.

Nota: nesta unidade curricular a programação é feita utilizando a linguagem Python.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Revisão do Python. Tipos básicos do python. Tipos de dados para coleções: listas, tuplos, dicionários e conjuntos. Definição de novos tipos: noção de classe, objetos e métodos.

Três princípios básicos de programação: encapsulamento, abstracção, e separação de conceitos.

Introdução à extracção e processamento de dados. O uso de bibliotecas externas. Visualização de dados. Introdução  à visualização de informação geoespacial.

Bibliografia Obrigatória

Allen Downey; How to think like a computer scientist. ISBN: 0-9716775-0-6

Bibliografia Complementar

Daniel Y. Chen; Pandas for Everyone, Addison-Wesley

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

- Aulas teóricas em parte expositivas e em parte demonstrativas da resolução de problemas.

- Aulas práticas em laboratório.

- Trabalhos de casa.

Software

Pyzo
Idle

Palavras Chave

Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Todos os estudantes inscritos na disciplina obtêm a frequência.

Fórmula de cálculo da classificação final

A nota final será a nota do projecto final.

Melhoria de classificação

O projecto pode ser melhorado e entregue em época de recurso, e nesse caso será exigida nova funcionalidade.
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