Código: | M3009 | Sigla: | M3009 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://moodle.up.pt/course/view.php?id=2989 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 0 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
L:F | 5 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:G | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:M | 27 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
3 | |||||||
L:Q | 0 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 3 | - | 6 | 56 | 162 |
Aprender os conceitos e técnicas básicas da Lógica de Primeira Ordem, da Teoria de Conjuntos e da sua axiomatização. Em particular, esclarecer a noção de demonstração, adquirir o domínio de métodos de prova e ficar a conhecer alguns aspetos mais operacionais da Teoria dos Conjuntos, nomeadamente a aritmética da cardinalidade.
Desenvolver competências ao nível do uso da linguagem formal e da comunicação em Matemática, bem como do raciocínio e domínio do método matemático. Ampliar e desenvolver a cultura e a maturidade matemática e promover a reflexão sobre esta ciência, reconhecendo a importância destas teorias na fundamentação e evolução da Matemática, bem como no desenvolvimento das ciências da computação.
LÓGICA MATEMÁTICA
Cálculo proposicional e linguagens de primeira ordem e respectivas sintaxe, semântica, sistema dedutivo e completude.
FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA
Fundamentos da Matemática com base na axiomática de Zermelo-Fraenkel (com o axioma da escolha) para a teoria de conjuntos. Números naturais, ordinais e cardinais.
Exposição da matéria realizada pela docente. Disponibilização de apontamentos para estudo e apoio às aulas. Disponibilização de folhas de exercícios. Disponibilização de outros conteúdos de apoio na página da disciplina, tais como, por exemplo, provas e resoluções de anos anteriores. Marcação de horário regular de atendimento para apoio aos alunos. Disponibilidade para discussão da prestação de cada aluno nas provas de avaliação distribuída, como forma de ajudar o aluno a aferir a sua evolução e promover a correcção de problemas atempadamente.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Teste | 50,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 106,00 |
Frequência das aulas | 56,00 |
Total: | 162,00 |
Não é exigida assiduidade para a obtenção de frequência.
Época normal:
- Resolução semanal de exercícios, antes da aula de quarta (cerca de 15 minutos), escolhidos entre os exercícios que estão nos apontamentos sobre a matéria dada até à semana anterior. Estes exercícios serão cotados para um total de 2 valores na parte de Lógica e outros 2 valores na parte de Fundamentos.
- Dois testes, um sobre a parte de Lógica a realizar durante o semestre lectivo, e outro sobre a parte de Fundamentos a realizar durante a época normal de exames.
- A classificação final na época normal, à excepção dos casos referidos no ponto seguinte, será a soma das classificações obtidas na parte de Lógica e na parte de Fundamentos, sendo cada uma destas calculada como a melhor entre:
- a classificação do correspondente teste cotado para 10 valores
- a classificação do teste convertida para 8 valores somada com a classificação obtida nos exercícios correspondentes.
- Para a obtenção de classificações finais superiores a 18 valores será necessária a realização de uma prova complementar de valorização.
Época de Recurso:
- Exame final dividido em duas partes cotadas para 10 valores, uma sobre Lógica e outra sobre Fundamentos.
- O aluno pode optar por resolver no exame cada uma das partes ou usar a classificação já obtida na época normal. No caso de optar por resolver no exame, será a classificação aí obtida a usada para o cálculo da classificação final.
- Para a obtenção de classificações finais superiores a 18 valores será necessária a realização de uma prova complementar de valorização.
- Para os alunos que obtenham uma classificação final entre 8 e 9,4 valores poderá haver uma prova complementar para decidir sobre a aprovação com 9 ou 10 valores ou a reprovação.
Os exames requeridos ao abrigo de estatutos especiais constarão de uma prova escrita que poderá ser precedida de uma prova oral eliminatória, para avaliar se o aluno está em condições mínimas de tentar obter aprovação à disciplina na prova escrita.
- A avaliação, em qualquer época, está ividida em duas partes e a classificação final é a soma das classificações obtidas em cada uma das partes:
- A avaliação distribuída, facultativa, consiste em:
- Há exame final, presencial, na época normal ou de recurso, e estará dividido em duas partes, Lógica e Fundamentos, cotadas para 14 e 6 valores, respetivamente.
- A classificação final na parte de Lógica é a melhor entre:
- A classificação final na parte de Fundamentos é a melhor entre:
- Mantém-se a possibilidade de, na época de recurso ou especial, poderem optar por resolver ambas as partes ou por usar a classificação anteriormente obtida numa delas.