Geometria Diferencial
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Estudo das superfícies diferenciáveis no espaço euclidiano tridimensional.
Resultados de aprendizagem e competências
Descritos nos objectivos.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Álgebra Linear, Análise Real I, II, III
Programa
1) Curvas no espaço (revisões) e curvas no plano (curvatura com sinal).
2) Superfícies regulares em R^3: parametrizações; funções diferenciáveis em superfícies; espaço tangente; orientabilidade; a primeira forma fundamental (medição de áreas, comprimentos e ângulos em superfícies).
3) A geometria da aplicação de Gauss: a segunda forma fundamental; curvatura de uma superfície.
4) Geometria intrínseca das superfícies: aplicações conformes e isometrias; teorema egrégio de Gauss; derivada covariante e transporte paralelo; curvatura geodésica; teorema de Gauss-Bonnet; geodésicas.
5) Distância intrínseca em superfícies conexas. Superfícies completas. Teorema de Hopf-Rinow.
Bibliografia Obrigatória
Araújo Paulo Ventura;
Geometria diferencial. ISBN: 8-52440-136-2
Bibliografia Complementar
Klingenberg Wilhelm;
A course in differential geometry. ISBN: 0-387-90255-4
Carmo Manfredo Perdigão do;
Differential geometry of curves and surfaces. ISBN: 0-13-212589-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Matemática > Geometria
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Não haverá controlo de assiduidade.
Fórmula de cálculo da classificação final
Desde o início da modalidade de "ensino à distância", tem sido proposto aos alunos que enviem regularmente resoluções de alguns exercícios. Para valorizar (e incentivar) tal participação, esse "trabalho de casa" (TC) pode valer até 50% da classificação final, sendo a percentagem restante da avaliação obtida por exame final.
Para os alunos que não têm enviado resoluções dos exercícios propostos, mantém-se o exame final como único método de avaliação.
A classifcação do TC será apenas usada para efeitos de aprovação, seja em combinação com o exame da época normal ou com o exame da época de recurso. Não será tida em conta para melhoria de nota, caso em que apenas valerá a classificação obtida no exame.
Ressalve-se ainda que a classificação do TC só será usada em benefício do aluno: se a classificação obtida no exame final for superior, então só essa contará para a classificação final.Avaliação especial (TE, DA, ...)
Qualquer tipo de avaliação especial poderá ser oral ou escrita, ou uma combinação das duas.