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História da Matemática

Código: M2021     Sigla: M2021     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2019/2020 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Biologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:CC 6 Plano de estudos a partir de 2014 2 - 6 56 162
3
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 56 162
L:M 68 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
L:Q 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Pretende-se que o estudante fique a conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da Matemática, bem como a evolução de algumas das suas ideias e métodos basilares. E também que adquira algum espírito crítico relativamente a algumas simplificações redutoras e deturpações históricas que são infelizmente demasiado comuns em livros de texto de Matemática.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer alguns dos marcos mais importantes da história da matemática, assim como a evolução de algumas das ideias e métodos basilares desta disciplina.

Aquisição de espírito crítico relativamente ao desenvolvimento histórico da matemática, assim como de alguns dos seus aspectos epistemológicos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

A matemática do antigo Egipto e da antiga Mesopotâmia. A escola Jónica e os teoremas atribuídos a Tales de Mileto; a escola Pitagórica e a aritmética dos números figurados; o começo da teoria das proporções; o processo de subtração recíproca e a determinação do máximo divisor comum de dois números; a descoberta de grandezas incomensuráveis; a geometria das áreas e quadraturas; a escola de Elea e os argumentos de Zenão de Elea contra a pluralidade e contra o movimento; as provas por redução ao absurdo; a estruturação axiomática da matemática; as tentativas para trissectar o ângulo, quadrar o círculo e duplicar o cubo. Os Elementos de Euclides. A obra de Arquimedes; a obra de Apolónio de Pérgamp; a Aritmética de Diofanto. Os começos da trigonometria. A álgebra dos árabes: as equações quadráticas nos tratados de al-Khwarizmi e de Abu Kamil; as equações cúbicas no tratado de Omar Khayam. A matemática na Europa medieval e renascentista. Os precursores do Càlculo Intinitesimal.

Bibliografia Obrigatória

Katz Victor J.; A history of mathematics. ISBN: 0-673-38039-4 (Existe tradução para português)
Estrada Maria Fernanda; História da matemática. ISBN: 972-674-315-X
Waerden Barten L. van der; Science awakening

Bibliografia Complementar

Edwards, Jr C. H.; The historical development of the calculus. ISBN: 0-387-90436-0
Euclid; The thirteen books of the Elements. ISBN: 0-486-60088-2 (Vol. 1)
Gillings Richard J.; Mathematics in the time of the pharaohs. ISBN: 0-486-24315-X
Katz Victor J.; Taming the unknown. ISBN: 978-0-691-14905-9
Neugebauer O.; The exact sciences in antiquity. ISBN: 486-22332-9

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Geometria
Ciências Físicas > Matemática > Algoritmos
Ciências Físicas > Matemática > Teoria dos números

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Serão realizados dois testes escritos, o primeiro cotado de 8 valores e o segundo cotado de 12 valores, sendo o estudante aprovado no caso da soma ser igual ou superior a 9,5 valores.

No dia do exame definido no calendário de exames os estudantes podem realizar uma prova que consistirá de duas partes correspondentes aos testes e cotadas para os mesmos valores. Um estudante pode optar por não realizar uma parte nessa prova, sendo a classificação obtida no teste correspondente usada para o cálculo da classifcação final. 

Caso considere necessário esclarecer alguma prova ou parte de prova, o júri da unidade curricular pode convocar o estudante para uma prova complementar.

Observações

Júri: Rosário Pinto e José Carlos Santos


Alteração ao método de avaliação na uc História da Matemática:

- Uma componente de entregas semanais das resoluções dos exercícios, contabilizando a percentagem das entregas na classificação do estudante; a componente vale 4 valores assim distribuídos: 1 valor para a entrega em março e 1,5 valores para as entregas quer durante o mês de abril, quer durante o mês de maio;


- Um trabalho escrito curto, submetido via Moodle até ao final de maio, com temas diferentes que os estudantes poderão ir escolhendo de uma lista colocada no Moodle; esta componente vale 4 valores;


- Um teste síncrono no Moodle de consulta, de resposta aberta e perguntas diferentes, embora equivalentes, para cada estudante, sorteadas por temas pelo Moodle de uma base de perguntas, cobrindo a matéria apresentada nos slides disponibilizados; esta componente vale 12 valores;


- Uma sessão individual curta por videoconferência, preferencialmente por Zoom, destinada essencialmente à validação do teste e do trabalho, mas que poderá alterar em qualquer sentido a classificação, quer do teste, quer do trabalho.


Qualquer questão sobre esta alteração deve ser colocada por e-mail para mspinto@fc.up.pt


Época de recurso:

- Um trabalho escrito curto, submetido via Moodle até ao final de maio, com temas diferentes que os estudantes poderão ir escolhendo de uma lista colocada no Moodle; esta componente vale 4 valores;


- Um teste síncrono no Moodle de consulta, de resposta aberta e perguntas diferentes, embora equivalentes, para cada estudante, sorteadas por temas pelo Moodle de uma base de perguntas, cobrindo a matéria apresentada nos slides disponibilizados; esta componente vale 12 valores;


- Uma sessão individual curta por videoconferência, preferencialmente por Zoom, destinada essencialmente à validação do teste e do trabalho, mas que poderá alterar em qualquer sentido a classificação, quer do teste, quer do trabalho.

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