Código: | BIOL3008 | Sigla: | BIOL3008 | Nível: | 300 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Biologia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:B | 23 | Plano de Estudos Oficial | 3 | - | 6 | 48 | 162 |
- Compreender e aplicar os diversos conceitos de floresta.
- Reconhecer a importância das florestas em várias escalas espaciais e temporais.
- Conhecer e interpretar a diversidade florestal em múltiplas escalas.
- Distinguir e valorizar as diversas funções e os múltiplos serviços dos espaços florestais.
- Compreender os modelos de gestão associados às diversas funções e serviços.
Um estudante com aproveitamento na unidade curricular deverá ser capaz de:
- Discutir a importância da floresta para o bem-estar da humanidade;
- Compreender os desafios e pressões das actividades de lazer sobre os recursos naturais;
- Demonstrar conhecer como é que a silvicultura afecta a conservação da Natureza e a vida selvagem;
- Produzir diagnósticos da condição dos espaços florestais e propor intervenções em conformidade;
- Identificar os diversos riscos naturais que incidem sobre os espaços florestais e propor medidas de mitigação.
n.a.
As florestas do Terciário ao Quaternário. Ecossistemas florestais e conceito de Floresta. Tipos de florestas: perspectivas estrutural, biogeográfica e antrópica/histórica. A árvore. Estrutura e forma das árvores. Modalidades de crescimento. Lenho de resinosas; lenho de folhosas. Uso múltiplo da floresta. Funções sociais, económicas e ambientais da floresta. A floresta produtora de bens e serviços; importância da floresta na economia portuguesa. Valores económicos directos e indirectos. Composição, estrutura e funcionamento dos espaços florestais. Sistemas de produção florestal. Gestão dos povoamentos florestais. Práticas silvícolas. Modernas tendências da silvicultura europeia. Gestão e conservação de árvores e espaços verdes A floresta em Portugal nos dois últimos séculos. Diversidade florestal em Portugal. Exploração de espécies arbóreas autóctones: vantagens e limitações Funções e serviços dos espaços florestais. Os produtos lenhosos e não lenhosos dos espaços florestais; gestão para as funções de produção. Os serviços ambientais da floresta; gestão para as funções de suporte e de regulação. A floresta na conservação da natureza e da biodiversidade; gestão para as funções de conservação e de protecção. Reservas e parques naturais. Funções recreativas e outras funções e serviços culturais da floresta no espaço rural. Stresses ambientais nas florestas. Riscos naturais em paisagens florestais. Fogos florestais. A árvore e a floresta em espaço urbano e peri-urbano. Parques urbanos.
- Método expositivo-interrogativo, com apoio em projecções de imagens e esquemas.
- Realização de trabalhos de grupo sobre temas do programa, com pesquisa dirigida e discussão supervisionada.
- Se possível, realização de visitas de estudo para observação e aplicação de conhecimentos em situações concretas.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 70,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 94,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Trabalho de investigação | 20,00 |
Total: | 162,00 |
Um estudante obtém frequência se, tendo estado regularmente inscrito:
1. Não exceder o número limite de faltas correspondente a 25% das aulas previstas (aulas Teórico-práticas de frequência obrigatória com número máximo de 3 faltas);
2. Realizar satisfatoriamente os trabalhos de grupo atribuídos.
Exame final escrito, 70%.
Trabalhos de grupo -apresentação e discussão de temas selecionados do programa-, 30%.
Classificação Final = Exame Teórico (14 valores) + Apresent. (6 valores).
n.a.
n.a.
Exame final escrito, 70%.
Trabalhos de grupo -apresentação e discussão de temas selecionados do programa-, 30%.
Classificação Final = Exame Teórico (14 valores) + Apresent. (6 valores).
Unicamente exame escrito na época de recurso, sobre a componente teórica (70%).
Classificação Final = Exame Teórico (14 valores) + Trabalho de grupo -apresentação- (6 valores).
Apoveita-se este espaço para transcrever a opinião e reflexões de um estudante na última aula de Botânica Florestal em 2012.
"Já que nesta disciplina temos a oportunidade de participar com a nossa opinião, decidi escolher algumas palavras, relativamente a todas estas sessões.
Aqui adquirimos conceitos para melhor percebermos a Floresta e os ecossistemas florestais e foi demonstrado que a Humanidade deve muito, pelo que é hoje, às florestas.
Alguns exemplos: a floresta desempenha um papel fundamental no ciclo da água; foi nestas que a história da Humanidade começou, recolhendo e caçando; são os solos férteis da floresta a base dos sistemas agrícolas e da sedentarização; muitos dos recursos genéticos utilizados pelo Homem provêm da floresta; é a biomassa das florestas (passadas e presentes) a nossa principal fonte de energia; entre muitos outros...
Temos muitos desafios pela frente, talvez como nunca antes na História, e no que toca pelo menos à Floresta, baseado em soluções apresentadas nestas aulas, sabemos o que devemos fazer e temos vontade de o fazer. No entanto existem alguns impedimentos para que estas soluções ainda não se encontrem em prática. Para finalizar, acho então necessário colocar algumas:
- No terreno estarão pessoas competentes com conhecimentos científicos especializados?
- Serão as leis do Estado feitas para beneficiar interesses financeiros sem prever o impacto na sustentabilidade dos recursos naturais?
- Estarão as ideias de sustentabilidade subjugadas ao mercado financeiro especulativo?
- Terão as grandes corporações e os seus interesses financeiros (em promiscuidade com os Governos dos Estados) comprado a Ética da Ciência?
- Estará a Ciência não ao serviço da Humanidade, mas sim ao serviço do capital?
- Até que ponto estamos dependentes do Estado para fazermos a mudança?"
Senti-me no dever de expressar a minha opinião, especialmente por não ser muito comum aqui na faculdade termos espaço a debate como tivemos nesta disciplina. Acho extremamente importante a troca de ideias e sentia, de certo modo, que isso foi "estrangulado" na minha passagem para o ensino superior. Devo agradecer então a ambos os Professores por esta oportunidade.
Pedro Xavier"