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Métodos Instrumentais

Código: Q3008     Sigla: Q3008     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Química

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Química e Bioquímica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:Q 55 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O Módulo 1 do curso proporciona um estudo sistemático das modernas técnicas de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia iónica e electroforese capilar. Será dado particular relevo à teoria, aos princípios e à aplicação daquelas técnicas de separação à análise química de amostras reais.

 

O Módulo 2 aborda o uso de diferentes métodos experimentais para determinação de propriedades físicas de materiais (substâncias puras ou misturas). Serão apresentados os fundamentos teóricos de cada propriedade, assim como os princípios de funcionamento dos aparelhos e das técnicas a usar.

 

Módulo 1

- descrever e explicar os princípios gerais e as teorias de cromatografia e de eletroforese capilar

- reconhecer o conceito, bem como a instrumentação de cromatografia gasosa, cromatografia líquida de alta eficiência, cromatografia iónica e electroforese capilar.

 

Módulo 2

- efetuar a determinação experimental de propriedades físicas de materiais.

- reconhecer a importância da determinação de propriedades físicas e compreender os fundamentos teóricos relativos às diferentes propriedades e sua determinação;

- estabelecer relações entre as propriedades físicas medidas e parâmetros estruturais dos compostos estudados

 

Resultados de aprendizagem e competências

Módulo 1

-aplicar as teorias cromatográficos e de eletroforese para melhorar a selectividade e a eficiência da separação.

-uso das técnicas cromatográficas mais relevantes na resolução de problemas da análise química

 

Módulo 2

- reconhecer a importância das propriedades físicas na caracterização de materiais

- saber quais os métodos instrumentais que podem ser usados para determinar cada propriedade

- aprender os fundamentos teóricos de diferentes propriedades físicas

- conhecer de modo aprofundado alguns dos métodos disponíveis, a serem usados nesta UC – gama de aplicação, características e limitações

- ser capaz de racionalizar relações entre as propriedades físicas medidas e parâmetros estruturais dos compostos estudados

- possuir capacidade de leitura/compreensão de artigos/capítulos de livro relevantes

- ser capaz de preparar e realizar a exposição oral de apresentações sobre os resultados experimentais obtidos

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Módulo 1

1 Métodos de separação cromatográfica

1.1 Teoria geral da separação cromatográfica em coluna

1.2 Otimização da separação cromatográfica

1.3 Cromatografia gasosa

1.4 Cromatografia líquida de alta eficiência 

1.5 Cromatografia iónica

1.6 Outras técnicas cromatográficas

1.7 Eletroforese capilar

 

Módulo 2

2 Métodos de caracterização de materiais, baseados em propriedades físicas (refratrometria, tensiometria, viscosimetria e capacidade calorífica). Fundamentos teóricos e técnicas de medição. Relações entre as propriedades físicas medidas e parâmetros estruturais dos compostos estudados.

2.1 Determinação da refração molar de líquidos orgânicos da mesma série homóloga.

2.2 Determinação da tensão superficial de líquidos em função de parâmetros moleculares e da temperatura.

2.3 Determinação da viscosidade de líquidos orgânicos e sua variação com a temperatura.

2.4 Determinação da capacidade calorífica de metais e de compostos sólidos e líquidos a uma dada temperatura (método Drop-Cp) e a diferentes temperaturas (calorimetria diferencial de varrimento).

Bibliografia Obrigatória

Garland Carl W.; Experiments in physical chemistry. ISBN: 9780071263511
Skoog Douglas A.; Principles of instrumental analysis. ISBN: 0-03-002078-6
Daniel C. Harris, 8th Edition, W.H. Freeman and Co; Daniel C. Harris, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

O ensino será teórico-prático e prático.

 

- Nas aulas teórico-práticas serão introduzidos os conceitos, princípios e descrição da insrumentação.

- Nas aulas práticas serão:

  1. realizadas determinações experimentais em grupo pelas diferentes técnicas;
  2. efetuadas apresentações orais dos resultados obtidos pelos estudantes e subsequente discussão colectiva.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 78,00
Frequência das aulas 26,00
Trabalho laboratorial 26,00
Total: 130,00

Obtenção de frequência

Os estudantes devem comparecer a um mínimo de 3/4 do número total de aulas e realizar em cada módulo pelo menos 2/3 dos trabalhos laboratoriais previstos, para poderem ser admitidos a avaliação.

O incumprimento do requisito do número mínimo de trabalhos leva à perda de frequência da UC.

 

 

Módulo 1

N1 = 0,30 AC1 + 0,70 EX1

AC1: quantifica o desempenho laboratorial e a discussão final dos relatórios

Esta componente da avaliação é obrigatória para todos os alunos. Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)

EX1: exame final do módulo 1

O exame final é constituído por um exercício escrito de resposta múltipla e resposta aberta.

Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)

 

Módulo 2

N2 = 0,30 AC2 + 0,70 EX2

AC2: quantifica o desempenho laboratorial, relatório e sua discussão final

Esta componente da avaliação é obrigatória para todos os alunos. Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)

EX2: exame final do módulo 2

Nota mínima: 8,0 valores (escala 0 a 20)

 

 

Fórmula de cálculo da classificação final

Classificação final

A classificação final, CF, é calculada de acordo com:

CF = 0,50 N1 + 0,50 N2

em que

Módulo 1

N1 = 0,30 AC1 + 0,70 EX1

AC1: quantifica o desempenho laboratorial e a discussão final dos relatórios

Esta componente da avaliação é obrigatória para todos os alunos. Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)

EX1: exame final do módulo 1

O exame final é constituído por um exercício escrito de resposta múltipla e resposta aberta.

Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)

 

Módulo 2

N2 = 0,30 AC2 + 0,70 EX2

AC2: quantifica o desempenho laboratorial, relatório e sua discussão final

Esta componente da avaliação é obrigatória para todos os alunos. Nota mínima: 9,5 valores (escala 0 a 20)

EX2: exame final do módulo 2

Nota mínima: 8,0 valores (escala 0 a 20)

 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

A avaliação especial é assegurada por um exame oral.

Melhoria de classificação

A classificação da componente distribuída da avaliação (AC1 e AC2) não pode ser melhorada.

Módulo 1

A melhoria da componente EX1 é feita apenas em exame final

 

Módulo 2

 

A melhoria da componente EX2 é feita apenas em exame final

 

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