Código: | Q2019 | Sigla: | Q2019 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Química |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Química e Bioquímica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Química |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:Q | 55 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.
Pretende-se desenvolver nos alunos a capacidade de compreensão e descrição dos diferentes processos de separação habitualmente usados em análise química, identificando os seus aspectos comuns e mostrando as suas características particulares que os tornam específicos para realizar determinadas separações. Assimilação e integração de conceitos e de características de modo a proporcionar uma visão abrangente dos processos de separação baseados no equilíbrio heterógeneo, em particular, os processos de separação física e cromatográficos. Proporcionar a aquisição de conhecimentos sobre potenciometria.
1 Métodos Electroquímicos
1.1 Métodos Potenciométricos
1.2 Métodos Coulométricos
1.3 Métodos Voltamétricos e Amperométricos
2 Métodos Espectroscópicos
2.1 Espectroscopia de Absorção
2.1.1 Espectrofotometria de UV/Vis e Espectroscopia de Infravermelho
2.1.2 Espectroscopia de Absorção Atómica
2.2 Espectroscopia de Emissão
2.2.1 Espectroscopia de Fotoluminescência
2.2.2 Espectroscopia de Emissão Atómica
2.3 Espectroscopia Dispersiva
2.3.1 Turbidimetria
3 Métodos Cinéticos
4 Introdução à Validação de Métodos Analíticos
5 Introdução à Garantia da Qualidade
O ensino de Química Analítica processa-se através de aulas teóricas e teórico-práticas. As aulas teóricas são espaços de exposição presencial dos temas do programa, com recurso aos meios audiovisuais disponíveis. As aulas teórico-práticas são espaços dedicadas à resolução de exercícios de aplicação dos conceitos tratados e apreendidos nas aulas teóricas, ao esclarecimento de dúvidas e à análise crítica do resultado final.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Participação presencial | 0,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 70,00 |
Total: | 100,00 |
Para obtenção de frequência, o aluno com inscrição ordinária não pode exceder o número limite de faltas às aulas teórico-práticas, tendo que participar em 3/4 do número de aulas previstas. O aluno com estatuto especial não está abrangido pela medida restritiva anterior.
A avaliação de conhecimentos para os alunos com estatuto especial será feita em exame final. Podem contudo optar por realizar os testes previstos no ponto 2. do cálculo da avaliação final e seguir o processo de avaliação aí descrito.
A melhoria da classificação pode ser obtida através da realização de exame final com esse propósito.
Não há dispensa de frequência às aulas teórico-práticas.