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Matemática I

Código: M1014     Sigla: M1014     Nível: 100

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Química

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:B 0 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162
L:EG 30 Plano estudos a partir do ano letivo 2019 1 - 6 56 162
L:F 0 Plano de Estudos Oficial 2 - 6 56 162
3
L:Q 53 Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 1 - 6 56 162
3

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os conceitos de derivada, primitiva e integral; deve saber resolver alguns casos de equações diferenciais e saber usá-los para modelar situações concretas; e deve compreender e saber trabalhar com o conceito de matriz.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: calcular derivadas, primitivas e integrais; usar as propriedades destes conceitos; resolver alguns casos particulares de equações diferenciais (equações lineares e separáveis de 1ª ordem e equações lineares de 2ª ordem com coeficientes constantes); modelar algumas situações através de equações diferenciais; efetuar as principais operações com matrizes;  calcular determinantes de matrizes quadradas; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar algumas propriedades da diagonalização de matrizes.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos básicos sobre números reais, operações com estes números e funções.

Programa


  1. Preliminares de cálculo: funções; funções trigonométricas inversas; funções exponenciais e logarítmicas.

  2. Derivadas: conceito, resultados e aplicações.

  3. Primitivas: conceito e regras de primitivação.

  4. Integrais: conceito, teorema fundamental do Cálculo, cálculo de áreas, integrais impróprios.

  5. Equações diferenciais: equações diferenciais de primeira ordem separáveis e lineares; alguns exemplos de equações diferenciais de segunda ordem; aplicações.

  6. Matrizes: conceito, operações com matrizes, matrizes invertíveis e determinação da matriz inversa; característica de uma matriz.

  7. Determinantes: cálculo de determinantes; identificação das matrizes quadradas invertíveis, determinação da  matriz inversa.

  8. Diagonalização: diagonalização de matrizes, exemplos de aplicação.

Bibliografia Obrigatória

Adams Robert A.; Calculus. ISBN: 0-201-39607-6
Anton Howard; Álgebra linear com aplicações. ISBN: 978-85-7307-847-3

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos alguns exercícios. São disponibilizados materiais de apoio na página da disciplina no sistema de informação da FCUP (Sigarra). Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Palavras Chave

Ciências Físicas > Matemática > Matemática aplicada

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Não aplicável.

Fórmula de cálculo da classificação final

Ao longo do semestre serão realizados dois testes de duração de 1h00m e cotação de 10 valores cada, o primeiro durante a parte letiva do semestre e o segundo na data prevista no calendário de exames para a unidade curricular. 
Para obter aprovação pelos testes, a soma das respetivas classificações terá de ser maior ou igual a 10 valores com um mínimo de 4 valores em cada um dos testes.

 


O exame da época de recurso consiste de duas partes, correspondendo às dos testes. A classificação de cada parte é a melhor entre a do teste e a da parte do exame correspondente. Se o estudante realizou um teste e não compareceu à parte do exame correspondente, obtem nessa parte a classificação do respetivo teste. 
Nos restantes exames  não são consideradas as classificações obtidas nos testes.

 


A melhoria de nota só pode ser tentada exclusivamente através do exame na época de recurso.

 


 


 


 

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer tipo de avaliação especial poderá revestir uma das seguintes formas: exclusivamente uma prova oral; uma prova oral, ou  uma prova escrita. A opção por uma das alternativas compete exclusivamente aos docentes responsáveis pela unidade curricular.

Melhoria de classificação

Ver "Fórmula de Cálculo da Classificação Final".

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