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Álgebra Linear e Geometria Analítica

Código: M1004     Sigla: M1004

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Matemática

Ocorrência: 2019/2020 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Página Web: https://moodle.up.pt/course/view.php?id=405
Unidade Responsável: Departamento de Matemática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Física

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:F 60 Plano de Estudos Oficial 1 - 6 56 162
3
L:G 0 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 3 - 6 56 162
MI:EF 78 Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 1 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Ao completar esta unidade curricular, o estudante deve dominar os principais conceitos de Álgebra Linear e Geometria Analítica. Nomeadamente, deve compreender, ser capaz de trabalhar e usar as propriedades dos conceitos de matriz, determinante, espaço vetorial e aplicação linear.

Resultados de aprendizagem e competências

Ao completarem esta unidade curricular, o estudante deve ser capaz de: efetuar as principais operações com matrizes; resolver sistemas de equações lineares usando matrizes; utilizar matrizes para discutir sistemas de equações lineares; calcular determinantes; aplicar as propriedades dos determinantes; reconhecer espaços e subespaços vetoriais reais; determinar bases de espaços vetoriais reais; calcular a dimensão de espaços vetoriais; reconhecer aplicações lineares e as suas principais propriedades; determinar ou justificar porque não existem aplicações lineares satisfazendo determinadas condições; trabalhar com matrizes associadas a aplicações lineares; determinar vetores e valores próprios de matrizes; diagonalizar uma matriz (caso seja possível); usar propriedades da diagonalização de matrizes.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. Sistemas lineares e matrizes

  2. Matrizes

  3. Determinantes de matrizes quadradas

  4. Espaços vetoriais

  5. Aplicações lineares

  6. Vetores e valores próprios e diagonalização de matrizes

  7. Cônicas

Bibliografia Obrigatória

Avrizer, Dan; Geometria analítica e álgebra linear: uma visão geométrica, Editora UFMG, 2009. ISBN: 978-85-7041-754-1 (disponível em http://150.164.25.15/ead/acervo/livros/Geometria%20Analitica%20e%20Algebra%20Linear%20-%20Uma%20Visao%20Geometrica%20-%20TI.pdf (tomos 1 e 2) )

Bibliografia Complementar

Anton Howard; Elementary linear algebra. ISBN: 0-471-66959-8
Edwards jr. C. H.; Elementary linear algebra. ISBN: 0-13-258245-7
Monteiro António; Álgebra linear e geometria analítica. ISBN: 972-8298-66-8
Mansfield Larry E.; Linear algebra with geometric applications. ISBN: 0-8247-6321-1

Observações Bibliográficas

o livro texto está disponível em:
Tomo 1
http://150.164.25.15/ead/acervo/livros/Geometria%20Analitica%20e%20Algebra%20Linear%20-%20Uma%20Visao%20Geometrica%20-%20TI.pdf
Tomo 2
http://www.mat.ufmg.br/ead/wp-content/uploads/2016/08/Geometria-Analitica-e-Algebra-Linear-Uma-Visao-Geometrica-TII.pdf

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As horas de contacto estão distribuídas em aulas teóricas e teórico-práticas. Nas primeiras são apresentados os conteúdos do programa, recorrendo-se a exemplos para ilustrar os conceitos tratados e orientar os estudantes. Nas aulas teórico-práticas são resolvidos exercícios e problemas, previamente indicados. São disponibilizados materiais de apoio na página Moodle da disciplina. Para além das aulas, há períodos de atendimento semanais onde os estudantes têm oportunidade de esclarecer dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 106,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N/A

Fórmula de cálculo da classificação final

Soma  das classificações dos  três testes (cada um  com classificação de 0 a 7 valores)  ou classificação do exame da época de recurso.

 Para aprovação nos testes o estudante deve obter um total de 9,5 valores como soma dos resultados dos testes e uma classificação mínima de 2 valores em cada teste.

Para aprovação no exame de recurso o estudante deve obter uma classificação mínima de 9,5 valores.

 Poderá ser exigido um exame adicional (escrito ou oral) para classificações maiores ou iguais a 17 valores. A classificação final poderá ter qualquer valor entre 17 e 20, independentemente do resultado dos testes ou do exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Qualquer exame requerido ao abrigo de estatutos especiais constará de uma prova escrita sobre toda a matéria que poderá ser precedida de uma prova (oral ou escrita) eliminatória.

Melhoria de classificação

Segue as mesmas regras da avaliação normal.
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