Código: | BIOL1007 | Sigla: | BIOL1007 | Nível: | 100 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Biologia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Biologia |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Ciências e Tecnologia do Ambiente |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
L:CTA | 57 | Plano estudos a partir do ano letivo 2016/17 | 1 | - | 6 | 48 | 162 |
L:EA | 18 | Plano Oficial do ano letivo 2019 | 2 | - | 6 | 48 | 162 |
Abordar tópicos fundamentais da biologia das bactérias, arqueias, fungos e líquenes.
Executar e discutir trabalhos práticos relacionados com a biologia destes organismos.
No final da disciplina, os alunos com aproveitamento deverão possuir noções fundamentais sobre a biologia das bactérias, das arqueias, dos fungos e dos líquenes, e saber executar experiências básicas nestas áreas.
Os conteúdos programáticos foram desenhados de modo a cumprirem os objetivos acima enunciados e a permitirem aos alunos o desenvolvimento das competências designadas.
Estes conteúdos programáticos visam a aquisição de conhecimentos básicos sobre o comportamento dos microrganismos no ambiente.
Programa teórico
Introdução à Microbiologia. Noção de microrganismo. A Microbiologia como Ciência. Evolução histórica da Microbiologia. Os microrganismos à superfície da Terra.
Os principais grupos de bactérias e arqueias.
Morfologia dos microrganismos. Organização das células procarióticas. Parede celular. Estruturas externas da célula procariótica. Membrana celular das células procarióticas. Flagelos bacterianos. Estruturas internas das células procarióticas. Endósporos bacterianos.
Nutrição microbiana. Requisitos nutricionais de microrganismos. Macronutrientes, micronutrientes e fatores de crescimento. Manutenção e conservação de microrganismos.
Cinética do crescimento microbiano. Curva de crescimento. Parâmetros para avaliar o crescimento. Quantificação do crescimento bacteriano. Crescimento em sistemas de cultura fechados e contínuos. Culturas sincronizadas.
Controlo do crescimento microbiano. Métodos físicos e químicos para controlo do crescimento microbiano. Ação bactericida, bacteriostática e bacteriolítica. Agentes antimicrobianos com capacidade terapêutica: antibióticos; drogas sintéticas e semi-sintéticas; antimetabolitos análogos de fatores de crescimento. Mecanismos e espectro de acção de antibióticos e análogos de fatores de crescimento.
Metabolismo microbiano. Noção de metabolismo, anabolismo e catabolismo. Fontes de energia. Respiração aeróbica e anaeróbica. Fermentações. Metabolismo quimiolitotrófico. Fotossíntese.
Genética microbiana.
Ciclos biogeoquímicos do carbono, do azoto, do fósforo, enxofre e do ferro.
O que são os fungos? Características fundamentais dos fungos. Estrutura somática. Parede celular. Septos hifais.
Características fundamentais dos principais grupos de fungos. Estruturas somáticas e reprodutoras. Ciclos de vida – ciclo assexual e sexual.
Cogumelos venenosos e alucinogénicos.
Cogumelos comestíveis e medicinais. Espécies espontâneas, produção industrial, importância económica, princípios ativos.
Micotoxinas e micotoxicoses. Intoxicações e toxinas. Microbiologia da água, do solo e de ambientes poluídos.
O que são os líquenes? Características gerais dos líquenes. Aplicações do estudo dos líquenes.
Programa prático
Preparação de meios de cultura.
Ubiquidade dos microrganismos no ambiente.
Observação a fresco e coloração de células bacterianas.
Cinética do crescimento bacteriano.
Testes bioquímicos, meios seletivos e diferenciais.
Análises bacteriológicas de águas.
Ciclo do azoto.
Observação de fungos.
Metodologia de ensino e aprendizagem: Nas aulas teóricas faz-se uma exposição da matéria, sempre que possível de forma interativa com os alunos. Nas aulas práticas, são realizadas, pelos próprios alunos, experiências representativas da temática da disciplina. Os resultados são discutidos no fim de cada experiência. Os alunos têm à sua disposição um guia dos trabalhos práticos, com a descrição de todas as experiências, e bibliografia fundamental de apoio às experiências. No sistema Sigarra-FCUP disponibilizam-se elementos complementares para o estudo das matérias das aulas teóricas e práticas.
Bibliografia sumária: CANAS FERREIRA, W., SOUSA, J. C. & LIMA, N. 2010. MICROBIOLOGIA. Lidel. COWAN, M. K. & TALARO, P. K. (eds.) 2006. MADIGAN, M. T., MARTINKO, J. M., DUNLAP, P. & CLARCK, D. 2008. BROCK BIOLOGY OF MICROORGANISMS. Prentice-Hall International; 12.ª edição. WEBSTER, J. & WEBER, R. W. S. 2007. INTRODUCTION TO FUNGI. Cambridge University Press; 3.a edição; Cambridge; 841 pg. WILLEY; J., SHERWOOD, L. & WOOLVERTON, C. 2008. PRESCOTT, HARLEY, KLEIN’S MICROBIOLOGY. McGraw-Hill.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 114,00 |
Frequência das aulas | 48,00 |
Total: | 162,00 |
Não-obrigatoriedade de frequência das aulas teóricas.
É obrigatória a frequência de pelo menos 3/4 das aulas práticas. Caso contrário, são excluídos e não podem apresentar-se a exame.
Nas aulas práticas, é obrigatório o uso de bata de laboratório e terem o Manual das aulas práticas.
Corresponde à do exame final escrito, que tem uma duração de 2 horas.
Não existem exames orais.
O exame final incide sobre a matéria leccionada nas aulas teóricas e nas aulas práticas.
A cotação das perguntas sobre a matéria das aulas práticas é 6 valores e da matéria das aulas teóricas é de 14 valores.
Exame de recurso, de acordo com o regulamento.