Código: | AP2005 | Sigla: | AP2005 | Nível: | 200 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Arquitetura Paisagista |
Ativa? | Sim |
Página Web: | http://zoom.us/j/384456419 |
Unidade Responsável: | Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Arquitetura Paisagista |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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L:AP | 18 | Plano de Estudos Oficial | 2 | - | 6 | 56 | 162 |
Os estudantes devem ficar aptos a aplicar o conhecimento técnico adquirido à prática da arquitetura paisagista em qualquer dimensão de ambiente profissional: conceção, instalação e/ou fiscalização, manutenção e gestão de espaços verdes.
Árvores e arbustos 1) conhecer as técnicas de referência para instalação de plantas ornamentais e avaliar a qualidade dos exemplares a instalar; 2) identificar e resolver os principais constrangimentos para as árvores em ambiente urbano; 3) compreender a especificidade da poda de plantas ornamentais, 4) reconhecer as principais pragas e doenças de plantas ornamentais e respetivas forma de luta e tratamento; 5) familiarizar-se com as tecnologias disponíveis para o inventário e gestão do património arbóreo das cidades.
Revestimentos herbáceos 1) conhecer as principais espécies de relva e espécies alternativas; 2) dominar as técnicas de referência para a instalação e manutenção de vários tipos de revestimentos herbáceos.
Gestão Sustentável da Água 1) compreender noções básicas de hidráulica e drenagem utilizadas no projecto de rega de espaços verdes; 2) dominar as técnicas de gestão e conservação de água.
Conhecimentos prévios de Pedologia e Hidrologia, Ecofisiologia vegetal e Projeto em Arquitetura Paisagista.
Árvores e arbustos 1. Plantação, instalação e manutenção de árvores e arbustos ornamentais; 2. Fitossanidade: sinais e sintomas; reconhecimento das principais pragas e doenças; 3. Diagnóstico da árvore em ambiente urbano: o método Visual Tree Assessment (VTA); instrumentos de apoio ao diagnóstico; 4. Gestão da árvore no espaço urbano.
Revestimentos herbaceos 1. Caracterização das principais espécies de relva e de espécies alternativas: morfologia e crescimento, adaptação climática; 2. O ambiente dos relvados: atmosférico, edáfico e biótico; 3. Instalação de prados e relvados: preparação do solo, técnicas de sementeira e plantação; cuidados pós instalação; 4. Operações culturais: técnicas culturais principais (corte, fertilização, rega) e secundárias (rolagem, top dressing).
Gestão Sustentável da Água 1. Equipamentos de rega e sua instalação: automação e gestão do sistema; 2. Conservação de água: caracterização dos principais problemas, técnicas de redução do consumo e desperdício de água.
Combina-se o método expositivo das principais temáticas com a discussão dos assuntos, suas aplicações no quotidiano e análise de casos de estudo focando exemplos de boas e más práticas que se considerem relevantes para a aprendizagem.
A unidade curricular tem uma forte componente prática adotando-se uma abordagem participativa.
A incorporação e aplicação dos conhecimentos são, por isso, asseguradas por aulas de campo e visitas de estudo relativas a cada uma das temáticas abordadas.
Designação | Peso (%) |
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Trabalho prático ou de projeto | 20,00 |
Participação presencial | 40,00 |
Trabalho escrito | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Frequência das aulas | 49,00 |
Trabalho de campo | |
Estudo autónomo | 30,00 |
Trabalho escrito | 56,00 |
Total: | 135,00 |
1. Assiduidade: obrigatória a presença em 75% das aulas teórico-práticas e obrigatória a presença em todas as visitas de estudo.
2. Cumprimento de todos os momentos de avaliação:
2.1 Entrega e apresentação do trabalho sobre manutenção de um espaço verde a seleccionar
2.2 Entrega de teste ou de reflexão teórica sobre manutenção
NOTA FINAL = teste ou reflexão teórica (individual)*0.4 + Trabalho sobre manutenção (grupo)*0.6
De acordo com a lei em vigor.
Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.