Análise e Interpretação da Paisagem
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Arquitetura Paisagista |
Ocorrência: 2019/2020 - 2S 
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AP |
34 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Desenvolver o conhecimento sobre conceitos fundamentais de paisagem e dinâmicas associadas bem como a capacidade de descrever e avaliar os seus elementos constituintes (unidades e componentes) em face de uma transformação (evolução/mudança).
Resultados de aprendizagem e competências
Capacidade em produzir representações analíticas e sintéticas de paisagem sob a forma de: mapas temáticos, maquetas, fotografias, simulações e outros elementos multimédia.
Modo de trabalho
À distância
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
-
Programa
- Paisagem: conceito abrangente, restrito, científico e profissional.
- Principais tipos de paisagens: naturais, humanizadas, histórico-culturais, de produção, de conservação, de recreio/turismo, agro-silvo-pastoris, urbanas, peri-urbanas e industriais.
- Unidades e componentes principais da paisagem: bacias hidrográficas e visuais, relevo/fisiografia, geologia, revestimento e usos do solo (vegetação, estruturas construídas, elementos de água e organização espacial).
- O valor da paisagem: ecológico, económico, social, estético e patrimonial.
- O interesse público e o estatuto da paisagem: Convenção Europeia da Paisagem, reservas e áreas protegidas.
- Métodos de caraterização e avaliação da paisagem. A paisagem como indicador e evidência do metabolismo dos sistemas. Transformação e impacte na paisagem.
- Exercício de análise e síntese paisagística focado numa unidade territorial natural ou administrativa. Cenários possíveis de evolução e propostas de intervenção na paisagem.
Bibliografia Obrigatória
Bell, S.; Landscape: Pattern, Perception and Process, Routlege, 2012
Brown, R. ; Landscape Assessment for Planning and Design: Seeing the Landscape Again for the First Time, Saarbrücken: Vdm Verlag , 2008
Dee Catherine;
Form and fabric in landscape architecture. ISBN: 978-0-415-24638-5
Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa, 1986
Geografia de Portugal. O Ritmo Climático e a Paisagem, Vol. II. ; Ribeiro, O. , Lisboa: Sá da Costa., 1988
Farinha-Marques, Paulo; "Paisagem: entre o tangível e o intangível" in Magalhães, A. e Guimarães, S. Paisagem: matéria e ficção., Museu do Douro. ISBN: 978-989-8385-14-4
Landscape Institute; Landscape and Visual Impact Assessment (LVIA), Routledge, 2013
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
- Sessões teóricas: apresentação oral dos conteúdos sistematizados acompanhada de imagens de paisagem; reflexão crítica e debate.
- Sessões de exterior: visitas de estudo para análise e interpretação da paisagem in situ
- Sessões práticas: realização de exercícios de registo e representação de paisagem em peças desenhadas e multimédia.
NOTA - A visita de estudo realizou-se antes do confinamento por Covid 19
Software
Adobe Photoshop
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Trabalho prático ou de projeto |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
91,00 |
Frequência das aulas |
56,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Presença nas componentes de avaliação e visita de estudo.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final = trabalho prático (70%) + teste (30%)
Provas e trabalhos especiais
-
Trabalho de estágio/projeto
-
Avaliação especial (TE, DA, ...)
-
Melhoria de classificação
-
Observações
Desde o dia 12 de Março e até ao final do ano letivo todas as aulas são leccionadas à distância, na modalidade síncrona, mantendo os horários habituais.
Os programas práticos e teóricos foram adpatados a esta nova modalidade bem como a metodologia de avaliação.