Matemática
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Matemática |
Ocorrência: 2019/2020 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
L:AP |
31 |
Plano de Estudos Oficial |
1 |
- |
6 |
56 |
162 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que o estudante:
- domine conceitos e resultados básicos da geometria do plano euclidiano, incluindo simetrias;
- domine algumas técnicas básicas do cálculo diferencial e reconheça algumas das suas aplicações;
- domine alguns conceitos fundamentais de probabilidades e estatística; em particular, os necessários para acompanhar unidades curriculares de informação geográfica.
Resultados de aprendizagem e competências
Aquisição de competências básicas em conteúdos de geometria euclidiana plana, pré-cálculo e cálculo diferencial, e probabilidades e estatística.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conteúdos matemáticos até o 9º ano de escolaridade.
Programa
1) Estatística e métodos numéricos:
Sinal de somatório; média, variância, desvio padrão; Coeficiente de correlação e reta de mínimos quadrados.
2) Trigonometria:
Ângulos orientados; Círculo trigonométrico; Medidas de amplitude em graus e radianos. Equação paramétrica da circunferência. Seno, cosseno e tangente de um ângulo.
3) Geometria:
Referenciais; Coordenadas de pontos; Distância entre pontos; Equações da circunferência e da esfera.
Simetrias no plano (translações, reflexões, homotetias);
Vetores no plano: produto escalar de um par de vetores; ângulo entre vetores; Perpendicularidade entre vetores, retas, planos.
Equações de retas e de planos (implícita e paramétrica); Declive de uma reta do plano; Declives de retas perpendiculares; Paralelismo entre vetores e planos.
4) Funções:
Gráficos; Imagem de um conjunto; Funções injetivas, sobrejetivas e bijetivas; Composição; Inversa. Funções trigonométricas: seno, cosseno e tangente; Propriedades: periodicidade, paridade, monotonia, zeros e extremos locais; Gráficos; Inversas. Funções exponenciais e logarítmicas.
Bibliografia Obrigatória
Martins Maria Eugénia Graça;
Introdução às probabilidades e estatística. ISBN: 972-674-270-6
Stewart James;
Cálculo. ISBN: 85-221-0479-4 (Vol. I)
Bibliografia Complementar
Crilly Tony;
50 ideias de matemática que precisa mesmo de saber. ISBN: 978-972-20-4708-1
Rosen Joe;
Symmetry discovered. ISBN: 0-521-20695-2
Anton Howard;
Calculus. ISBN: 0-471-48273-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição da matéria nas aulas teóricas, com utilização de exemplos ilustrativos.
Resolução de exercícios, previamente propostos na página da unidade curricular, nas aulas teórico-práticas.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
106,00 |
Frequência das aulas |
52,00 |
Total: |
158,00 |
Obtenção de frequência
Não aplicável.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final é a soma das classificações obtidas em 3 testes.
O primeiro e o segundo testes totalizam 7 (sete) valores e o terceiro 6 (seis). Para aprovação nos testes é necessário a soma de pelo menos 9,50. À falta de comparência ao teste será atribuída a classificação de 0 (zero) valores.
Nas datas previstas, respetivamente, para o exame da época normal e para o exame de recurso no calendário de exames haverá uma prova com 3 partes, cada uma correspondente a um teste, na qual os estudantes têm a possibilidade de repescar algum ou alguns dos resultados anteriormente obtidos nos testes.
Um teste adicional, escrito ou oral, poderá ser pedido para classificações maiores ou iguais a 18 valores (em 20).
O estudante pode adicionar à sua nota dos testes até um máximo de 2 valores (num máximo total de 20) através da resolução de exercícios extra indicados: 4 exercícios, mais exigentes que os resolvidos nas aulas TP, correspondentes a diferentes partes da matéria, valendo cada um 0,5 valores. Numa das últimas aulas da unidade curricular será pedido aos estudantes para apresentar uma das resoluções dos exercícios extra que entregarem.
Provas e trabalhos especiais
O estudante pode adicionar à sua nota dos testes até um máximo de 2 valores (num máximo total de 20) através da resolução de exercícios extra indicados: 4 exercícios, mais exigentes que os resolvidos nas aulas TP, correspondentes a diferentes partes da matéria, valendo cada um 0,5 valores. Numa das últimas aulas da unidade curricular será pedido aos estudantes para apresentar uma das resoluções dos exercícios extra que entregarem.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação é feita por exame escrito.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é feita por exame escrito.
Observações
O júri pode convocar um estudante para uma prova complementar no caso de ter dúvidas sobre os testes ou exame.
Júri: Rosário Pinto e Lucinda Lima