Código: | AST4009 | Sigla: | AST4009 |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Astronomia |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Astronomia e Astrofísica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
M:A_ASTR | 12 | Plano de Estudos oficial desde_2013/14 | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
M:F | 4 | Plano de Estudos Oficial | 1 | - | 6 | 42 | 162 |
2 |
O objetivo central é permitir a aprendizagem dos princípios fundamentais que estabelecem a estrutura interna e evolução das estrelas. Nesse sentido estuda-se em detalhe o que são as estrelas, quais as suas características mais importantes e como funcionam. É incluída uma formulação detalhada do problema fisico matemático, definindo-se as equações de estrutura e relações físicas complementares, bem como uma identificação cuidada das condições fronteira relevantes que determinam a solução com que se pretende representar as observações. Desta forma procura-se que o estudante possa aplicar os princípios apresentados às diversas fases da vida das estrelas, comparando os comportamentos esperados com as observações de forma a poder validar o modelo. Alguns tópicos de investigação ativa são abordados de forma a consolidar os conceitos e técnicas aprendidas, permitindo a discussão e avaliação da sua aplicação a casos concretos/reais.
De forma a adquirir um conhecimento aprofundado dos princípios fundamentais da física estelar e de como os modelos construídos podem ser validados através das observações, o programa é definido incluindo-se a construção físico-matemática de modelos de estrutura e evolução estelar. Assim, o programa tem componentes que estabelecem o modelo adotado e de que forma este faz previsões para o comportamento esperado das estrelas, sustentando a confrontação entre modelos e observações astronómicas para regimes não reproduzíveis em laboratório. O conteúdo do programa inclui não só a formulação teórica dos conceitos físicos fundamentais relevantes mas também a discussão detalhada da informação observacional de que dispomos e de como esta pode ser interpretada usando os modelos construídos.
Os conteúdos são discutidos nas aulas através do uso do quadro e da projeção de gráficos. Na fase final há ainda a discussão de artigos. Nas aulas ao longo do semestre são ainda resolvidos exercícios propostos/exemplos das folhas de exercícios disponibilizadas e é dado apoio na preparação do trabalho individual. O material de suporte da unidade curricular é disponibilizado através do Aulas na Web, nomeadamente cópia dos slides usados, os exercícios propostos, enunciados de exames anteriores e as notas de estrutura e evolução estelar. Há um livro de referência que funciona como bibliografia principal, mas para alguns dos conteúdos usase bibliografia complementar e/ou artigos científicos.
O ensino é organizado de forma a permitir a aquisição do formalismo que está na base do funcionamento das estrelas (capítulos 2, 3 e 5), ao mesmo tempo que se desenvolve a capacidade de analisar as observações e interpretálas com base no formalismo discutido (capítulos 1 e 4). Nesse sentido as aulas recorrem a uma combinação de discussão teórica da física, aplicações típicas da astronomia estelar e resolução de exercícios, pondose sempre enfâse na participação dos estudantes tal como previsto na avaliação. Na capítulo 6 procura-se usar tópicos ativos de investigação para reforçar a importância dos conceitos discutidos e permitir aos estudantes valorizar o que é aprendido nos vários capítulos, enquanto ferramenta necessária e útil para a investigação em física estelar.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Exame | 60,00 |
Participação presencial | 5,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 4,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 36,00 |
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |
O estudante perde a frequência se não participar em metade das aulas dadas e não submeter o relatório do trabalho escrito. Haverá livro de ponto em todas as aulas.
A classificação final tem as seguintes componentes:
Pode ser pedida pelo estudante uma prova complementar de avaliação nos termos do regulamento de avaliação da FCUP.
Trabalho individual consiste na revisão de um tema atual de investigação: tem por objectivo levar o estudante a produzir uma revisão detalhada de um tema de Estrutura e Evolução Estelar no estilo usado para escrever artigos científicos. A escolha do tópico é feita no início do semestre, esperando-se que o estudante procure informação adicional/complementar, nomeadamente em artigos científicos (por exemplo no Astrophysics Data System ou nas revistas da especialidade).
O trabalho deverá ser entregue sob a forma de artigo da Astronomy and Astrophysics e deve obedecer às regras previstas para um artigo. A versão final não pode ter mais que 4 páginas.
A cotação está associada à estrutura, clareza e profundidade da abordagem do tema bem como à qualidade do texto produzido (sumário, introdução, conclusão e referências) bem como a relevância das figuras e tabelas incluídas. Há ainda uma componente da avaliação atribuída à apresentação e discussão do tema do relatório submetido.
O aluno pode melhorar as componentes escritas da avaliação: (i) exame e/ou (ii) trabalho individual, mas não haverá melhoria na componente de avaliação contínua associada à participação nas aulas e à apresentação.