Código: | FIS4009 | Sigla: | FIS4009 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Física |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Física e Astronomia |
Curso/CE Responsável: | Mestrado Integrado em Engenharia Física |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MI:EF | 11 | Plano estudos a partir do ano letivo 2017/18 | 4 | - | 6 | 42 | 162 |
Obter formação avançada nos conceitos modernos envolvendo a Ciência dos Materiais nomeadamente nas novas tendências e investigação de materiais e as suas funcionalidades.
Dominar técnicas de análise da estrutura interna dos materiais.
Conhecer métodos de determinação da distribuição das unidades atómicas e moleculares dos materiais e sua interacção.
Conhecer com detalhe as propriedades físicas dos materiais
Compreender o papel da forma e das dimensões na alteração das propriedades físicas dos materiais
Conhecer os aspectos relevantes da multifuncionalidade
Adquirir formação avançada no controlo da funcionalidade dos materiais considerando a interdependência das suas propriedades fisicas com o objectivo da sua aplicação em tecnologia avançada.
D.L. McDowell (Ed.), Integrated Design of Multiscale, Multifunctional Materials and Products; Butterworth-Heinemann, 2009
A multifuncionalidade têm um carácter altamente interdisciplinar abrangendo vários tópicos relacionados com o nosso dia a dia, nomeadamente desde os sensores, os transdutores, os motores eletricos, discos rigidos, revestimento aeroespacial, baterias, texteis inteligentes, revestimento de biomateriais aos mais recentes carros elétricos . Desta forma, esta unidade curricular é claramente favorável ao desenvolvimento de competências de análise integrada de problemas desde do conceito, passando pela compreensão dos fenomenos fisicos e terminando nas aplicações. A metodologia de ensino utilizada tendo em conta uma forte interação entre o professor-aluno através de uma avaliação continua com apresentações orais e trabalhos escritos. São também convidados alguns especialistas em determinadas áreas de investigação para darem palestras sobre as suas áreas de forma aos alunos aperceberam os problemas do dia-a-dia em investigação ou desenvolvimento de tecnologias. Tal metodologia tem como principais vantagens a transmissão de conhecimento através do contacto com perspetivas diferentes, permitindo que os estudantes aprendam diferentes metodologias de resolução de problemas e diferentes perspetivas, quer a nível científico, quer a nível tecnológico, enriquecendo assim a experiência dos estudantes em situações práticas. Por outro lado, a aplicação dos conhecimentos adquiridos a casos reais é comprovadamente uma forma mais eficaz para a aprendizagem, principalmente em estudos avançados, permitindo também que os estudantes atinjam mais fácil e solidamente os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. Também visitas programadas aos laboratorios de investigação existentes no departamento em que se realiza investigação relacionada com funcionalidade ajuda aos alunos compreenderem melhor os conceitos e metodologias de produção de materiais e as suas aplicações. Assim desta forma é esperado que os alunos no final tenham adquirido ferramentas e conceitos de forma a poderem ser facilmente integrados no mercado de trabalho ou em institutos de investigação. Nesta UC serão também focados aspectos mais direcionados para o tecido industrial português e europeu de forma a adaptar os alunos estarem preparados para o mercado de trabalho.
Designação | Peso (%) |
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Exame | 50,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Trabalho escrito | 25,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Estudo autónomo | 120,00 |
Frequência das aulas | 42,00 |
Total: | 162,00 |