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Genética

Código: EB264     Sigla: EB264

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Básicas

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Biologia
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Ciências de Engenharia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:CE 25 PE2007- Perfil Engenharia Alimentar 2 - 7,5 - 202,5
PE2007- Perfil Engenharia Agronómica 2 - 7,5 - 202,5

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Aprendizagem dos princípios essenciais relacionados com as várias áreas da genética: genética mendeliana, citogenética, genética molecular, genética populacional e genética quantitativa, com especial atenção nas possíveis aplicações dos vários conceitos e métodos de análise.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências gerais sobre a compreensão das várias áreas da genética e suas aplicações.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1.Introdução à disciplina. Objectivos. Principais conceitos.

2.Reprodução Celular. Divisão celular: o cromossoma. Mitose. Meiose. Modos de reprodução.

3.Teoria mendeliana da hereditariedade. Experiências de Mendel; Cruzamentos monohíbridos e dihíbridos. Leis de Mendel. Multialelismo; dominância e recessividade. Cruzamento teste. Cruzamentos recíprocos.

4. Modos de transmissão: autossómicos e heterossómicos, dominantes e recessivos. Análise de Árvores Genealógicas e probabilidades de transmissão. 

5. Interação génica; alterações das proporções mendelianas. Interação entre alelos e entre genes. Variações à dominância: dominância incompleta, codominância. Sistemas multialélicos. Teste de alelismo. Genes pleiotrópicos; epistasia dominante e recessiva. Genes reguladores. Penetrância e expressividade.

6.Ligação entre genes. Recombinação. Fração de recombinação e distância entre genes. Mapas de ligação. Ligação fatorial e recombinação.

7. Teoria cromossómica da hereditariedade. Características ligadas ao sexo. Desvios às proporções de Mendel.  Autossomas e cromossomas sexuais. Determinismo sexual em várias espécies.

8.Cariótipo e estrutura dos cromossomas. Técnicas utlizadas em citogenética. Alterações cromossómicas estruturais e numéricas. Poliploidia.  

9.Algumas técnicas utilizadas no melhoramento. Linhas híbridas; produção de monoplóides; anfidiplóides e produção de novas espécies em plantas; híbridos alopoliplóides por hibridação somática. Produção de poliploides em espécies animais

10.Genética populacional. Frequências génicas e genotípicas. Equilíbrio de Hardy-Weinberg. Desvios ao equilíbrio de Hardy-Weinberg: deriva genética, mutação, migração e seleção.

11.Marcadores genéticos. Métodos de deteção da variabilidade genética; tipos e utilização de marcadores moleculares.

12.Princípios da genética quantitativa. Características contínuas e discretas. Genótipos e distribuição fenotípica. Norma de reação. Análise de variâncias. Hereditabilidade de uma característica. Marcadores moleculares, QTL’s. Diferencial de seleção e resposta à seleção Genética quantitativa.

13.  Utensílios genéticos no estudo da evolução. Filogenia e sistemática molecular. Estudo de populações e filogeografia. 

 


Bibliografia Obrigatória

Hartl Daniel L.; Genetics. ISBN: 9780763715113
Griffiths Anthony J. F. 070; An introduction to genetic analysis. ISBN: 0-7167-2604-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas e aulas praticas para resolução de problemas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 85,00
Total: 85,00

Obtenção de frequência

Frequência de 2/3 das aulas práticas.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação será efectuada com base num exame final, constituído por uma parte teórica (12 valores), e uma parte prática (8 valores). A avaliação prática e teórica  pode ser realizada, em alternativa ao exame, por meio de duas frequências teóricas e duas frequências práticas  intercalares durante o semestre.

Cálculo da nota final:    (2xT + 1xP) / 3

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