Ilustração Científica Digital
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Belas-artes |
Ocorrência: 2018/2019 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Dotar os estudantes de conhecimentos operativos de software de desenho, edição e tratamento de imagem, que permitam adaptar-se a programas distintos.
Desenvolver competências na articulação entre os meios digitais e os meios abrasivos e fluídos do desenho.
Consolidar estratégias de comunicação o nível da ilustraçaõ científica mediante processos digitais.
Relacionar o saber adquirido nas restantes unidades curriculares do curso com os ambientes digitais.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecimento das características e potencialidades do software de desenho, edição e tratamento de imagem;
- Competências no uso de software de desenho, edição e tratamento de imagem, no âmbito da concretização de projetos de Ilustração Científica;
- Competências no contexto específico da ilustração científica em ambiente digital onde imagem e texto interagem;
- Capacidade de articulação com as fases de produção editorial de projetos de design gráfico, de modo a contribuir para maior eficácia na comunicação da mensagem científica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
O programa visa dotar os estudantes de conhecimentos e competências na manipulação e criação de imagens digitais, utilizando de forma autónoma as funcionalidades do software. Será privilegiada a familiaridade com o Photoshop como ferramenta de edição de desenho, imagem e design gráfico. O conhecimento alargado deste software permite consolidar bases que facilmente se adaptam a programas congéneres. Durante as aulas serão usadas imagens como suporte para a realização de exercícios, seguido de demonstração prática na exploração das ferramentas de seleção/recorte, retoque, pincéis, tratamento de luz/cor, layers. O principal propósito desta primeira parte é promover metodologias de trabalho para conceção e produção de ilustração científica sustentadas por ferramentas digitais.
Parte I
Módulo 1
- Save e Load, selections
- Resolução e redimensionamentos
- Modos de Cor (RGB, CMYK, LAB)
- Luz e Cor em Digital
- Densidades: 72 vs 300 dpi
- Formatos de gravação
- Ferramentas de Seleção
- Métodos de Seleção por Luz e/ou Cor
- Layers
- Operações com Layers
Módulo 2
- Ajustes de Luz
- Ajustes de Cor
- Match Color
- Máscaras e Canais de Cor
- Layer Masks
- Alpha Channels
- Ferramentas de retoque e manipulação
- Ferramentas Vetoriais
- Vector Masks
- Pincéis
- Filters /Smart Filters (blur e sharpen)
- Blends
- Blending Options
Módulo 3
- Filters / Smart Filters (blur e sharpen)
- Blends
- Blending Options
Parte II - Componente Digital Aplicada à Ilustração Científica
1. CAPTAÇÃO DIGITAL
Fotografia
- ilustrações a preto-e-branco (apenas tom contínuo)
- ilustrações a cores (todas as técnicas analógicas)
Digitalização
- todas as técnicas (preto-e-branco e cores)
- resolução de captação a 300, 600 ou 1200 ppi (dependendo das técnicas/formatos de reprodução)
2. AJUSTES DE IMAGEM (ilustrações, depois da captação digital)
Níveis
Contraste
Saturação (técnicas a cores)
Definição – Unsharp mask (direto ou por combinação de filtros/efeitos)
3. RECORTE DE IMAGEM
Eliminação de fundos, com ênfase no recorte de cabelos/pelos
Ferramenta de recorte (aparo)
- pontos de controlo
- curvas de Bézier
- criação de seleção a partir do recorte
- suavização da seleção (feather)
- máscaras
Ferramenta de mascarar
- pincéis e borrachas (dimensão/suavização)
- ativação de seleção
- ativação da máscara
- ajustes/refinamento da máscara
4. UTILIZAÇÃO DE CAMADAS (Layers)
Separação de elementos
Sobreposição de elementos/planos
Imagens compostas
5. ELIMINAÇÃO DE “LIXO”
Ferramenta de Carimbo/Clonagem (Clone Stamp Tool)
Ferramenta de Recuperação Localizada (Spot Healing Brush Tool)
6. ILUSTRAÇÕES A TINTA-DA-CHINA (Ponteado, linhas e scratchboard)
Digitalização (1200 ppi)
Ajustes de imagem
Unsharp mask
Conversão do Modo “Grayscale” para “Bitmap” – 50% Threshold
Bibliografia Obrigatória
Anderson, G. ; Drawing as a Way of Knowing in Art and Science, Bristol: Intellect., 2017
Briscoe, M. H. ; Preparing Scientific Illustrations: A Guide to Better Posters, Presentations, and Publications, New York: Springer, 2013
Kelby, Scott; The Adobe Photoshop CC Book for Digital Photographers, New Riders Press, 2017
Brinkmann, Ron ; The Art and Science of Digital Compositing, San Diego, Academic Press, 1999
Hodges, E. R. S. ; The Guild Handbook of Scientific Illustration, New Jersey: John Wiley & Sons, 2003
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A aprendizagem baseia-se em aulas com componente demonstrativo e exercícios orientados individuais e coletivos, que fomentem o conhecimento aprofundado no uso de software de desenho e edição de imagem, aplicado à visualização e divulgação do conhecimento pela imagem digital. O domínio das técnicas de produção digital é feito de forma complementar à aprendizagem das técnicas clássicas de ilustração a preto e branco e a cor, consideradas no âmbito das unidades curriculares 4 e 6. Será primeiro considerado o
software de edição e tratamento de imagem nas suas características e potencialidades. De seguida, será dado lugar à execução de exercícios introdutórios e artes finais usando tal
software. A aprendizagem valoriza ainda o contacto com a produção gráfica, a nível editorial, das ilustrações produzidas, no sentido garantir um conhecimento transversal à divulgação científica pela imagem.
Software
Adobe Ilustrator
Adobe Photoshop
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
1,00 |
Estudo autónomo |
182,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
Mediante participação num mínimo de 75% das sessões.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação do progresso individual através de:
(i) ‘Relatório Individual de Reflexão Crítica’ sobre o processo como decorreu a aprendizagem: 30% da classificação final;
(ii) ‘Livro de Projeto’, documento ilustrativo do processo de aprendizagem individual: 70% da classificação final