Código: | M4026 | Sigla: | M4026 |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Matemática |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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M:ENM | 21 | Plano de Estudos do M:Engenharia Matemática_2013-2014 | 1 | - | 6 | 56 | 162 |
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O curso focar-se-á sobre processos de decisão de Markov e algumas generalizações. Processos de decisão de Markov, também chamados programas estocásticos dinâmicos, ou
problemas de controle estocástico, são modelos para tomada de decisão sequencial quando
os resultados são incertos. Um modelo para um processo de decisão de Markov consiste em épocas de decisão, estados, ações, recompensas e probabilidades de transição. Escolhendo uma ação em um estado gera uma recompensa e determina o estado na próxima época de decisão através de uma função de probabilidade de transição. Políticas ou estratégias são prescrições de quais as ações a escolher, sob qualquer eventualidade, em qualquer época futura de decisão. Os decisores, em qualquer ramo de atividade, procuram políticas que sejam ótimas em algum sentido. Uma análise deste modelo inclui
1. fornecer condições sob as quais existam políticas ótimas facilmente implementáveis;
2. determinar como reconhecer essas políticas;
3. desenvolver e aperfeiçoar algoritmos para cálculo computacional; e
4. estabelecer convergência desses algoritmos.
Pretende-se que o estudante formule problemas de decisão, em vários contextos da atividade humana, os implemente algorítmica e computacionalmente e os analise do ponto de vista da coerência, adequação, convergência e otimalidade.
Os estudantes deverão adquirir autonomia e sentido crítico na utilização dos modelos e recursos nas várias aplicações da matemática.
Os estudantes deverão revelar conhecimentos consolidados nas várias áreas que são estudadas numa licenciatura em Matemática.
Aulas de exposição dos temas, acompanhadas de resolução de exercícios ou problemas.
Designação | Peso (%) |
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Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese | 30,00 |
Participação presencial | 30,00 |
Teste | 40,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Elaboração de projeto | 20,00 |
Estudo autónomo | 80,00 |
Frequência das aulas | 52,00 |
Total: | 152,00 |
O estudante deve assistir a pelo menos 2/3 das aulas, deve apresentar um projeto final sobre um tema versado no curso, onde deve atingir uma classificação de pelo menos 50% e deve obter a classificação mínima de 50% no teste final.
A classificação final será obtida de acordo com os pesos seguintes:
Assiduidade e participação ativa nas aulas(30%); apresentação de um pequeno projeto num dos temas versados no curso (30%); teste escrito final (40%).