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Introdução ao Ordenamento do Território

Código: AP3005     Sigla: AP3005     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2018/2019 - 2S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 24 Plano de Estudos Oficial 3 - 6 56 162

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Introdução ao Ordenamento do Território tem por objetivo iniciar os alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem.

A componente teórica privilegia: 1) a disciplina da Ecologia da Paisagem como suporte do exercício do ordenamento do território na perspetiva da Arquitetura Paisagista, 2) o conceito do desenvolvimento sustentável e 3) contempla ainda uma breve introdução ao corpo legal do exercício do ordenamento do território em Portugal.

As aulas práticas têm como objetivo a consolidação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas através da realização de exercícios práticos, que reforçam as competências de analisar, sintetizar e intervir no ordenamento da paisagem. Para tal, os alunos, num primeiro momento, desenvolvem exercícios onde analisam e caraterizam diferentes variáveis biofísicas e socioeconómicas (altimetria, hidrografia, declives, solos, geologia, uso do solo, património cultural e natural, infraestruturas, demografia, etc.). Num segundo momento, estes são instruídos a realizarem exercícios de síntese identificando unidades de paisagem e o seu caráter. Por último, estes têm de delimitar (propor) a estrutura ecológica municipal para o território em estudo; propor uma área de expansão urbana e definir objetivos de qualidade paisagística. Todas as propostas atendem à legislação estudada nas aulas teóricas. Os trabalhos referidos são realizados individualmente ou em grupo, havendo uma forte componente manual, complementada com a utilização de software de Sistemas de Informação Geográfica.

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Iniciação dos alunos nos conceitos teóricos de base e na prática do ordenamento da paisagem e do território.

  2. Aquisição de competências básicas no âmbito da manipulação de componente analítica em ordenamento do território.

  3. Aquisição de competências de análise e interpretação da paisagem, com base no estudo das variáveis do território e em visitas de estudo.

  4. Desenvolvimento de capacidade de análise e interpretação de artigos científicos e de legislação comunitária e nacional.

  5. Habilitação do aluno para a compreensão da metodologia de elaboração de um instrumento de gestão territorial.

  6. Desenvolvimento de capacidades de expressão oral e gráfica (manual e digital).

  7. Desenvolvimento das capacidades de trabalho individual e em equipa.

  8. Desenvolvimento de competências em Sistemas de Informação Geográfica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Aulas Teóricas:


  • O ordenamento do território. Princípios orientadores. Métodos e práticas.

  • A Ecologia da Paisagem. Origem e conceitos.

  • O conceito de Paisagem.

  • A aplicação dos conceitos da Ecologia da Paisagem ao ordenamento do território

  • Breve caracterização da Paisagem Portuguesa.

  • Os movimentos internacionais e o conceito de desenvolvimento sustentável

  • Corredores verdes e estrutura ecológica – casos de estudos.

  • A Convenção Europeia da Paisagem.

  • O quadro legal do ordenamento do território – principais instrumentos em Portugal: A Lei de Bases do Ambiente e a Lei de Bases do Ordenamento do Território e do Urbanismo. O caso particular da REN e da RAN. O regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade.



Aulas Práticas:


  • Estudo e caraterização da paisagem do concelho da Póvoa de Varzim, através da análise de variáveis biofísicas e socioeconómicas.

  • Delimitação da Estrutura Ecológica Municipal.

  • Proposta de uma área de expansão urbana.

  • Proposta de Objetivos de Qualidade Paisagística.

Bibliografia Obrigatória

Ahern, Jack; The concept of ecosystem services in adaptive urban planning and desing: a framework for supporting innovation, Landscape and Urban Planning, 2014
Ahern, Jack; Greenways as Strategic Landscape Planning: theory and application, Wageningen University, 2002
Bell, Simon;; Landscape: Pattern, Perception and Process, E&FN Spon, 1999
Ecology Principles in Landscape Architecture and Land-use Planning; Dramstad, W., Olson, J. e Forman, R, Island Press, 1996
Fabos, Julius; Greenway planning in the United States: its origins and recent case studies, Landscape and Urban Planning, 2004
Fadigas, Leonel; Ordenamento do Território e da Paisagem, Edições Sílabo, 2007
Gonçalves, Carla; Convenção Europeia da Paisagem e a revisão do Plano Diretor Municipal;, Universidade de Aveiro, 2013 (http://hdl.handle.net/10773/12188)
Gonçalves, Carla e Silva, Paulo; Planning green infrastructure from a landscape perspective, Edward Elgar Publishing Limited, 2016. ISBN: 978 1 78347 400 4
Maguelonne Déjeant-Pons; The European Landscape Convention, Routledge, 2007
Marsh, William; Landscape Planning – Environmental Applications, John Wiley & Sons, 2010
Ribeiro, Orlando; Portugal. O Mediterrâneo e o Atlântico. Coleção, Coleção “Nova Universidade”, Edições João Sá da Costa, Lda, 1987
Steiner, Frederick; The Living Landscape – An ecological approach to landscape planning, McGraw-Hill, Inc, 2008
Termorshuizen, Jolande W. e Opdam, P.;; Landscape services as a bridge between landscape ecology and sustainable development, Landscape Ecology, 2009
Thompson, G. e Steiner, F. ; Ecological Design and Planning, John Wiley & Sons, 1997
Turner, Monica G; Gardner, Robert H. e O’Neill, Robert V.; ; Landscape ecology in theory and practice, Springer-Verlag, 2001
Fadigas, Leonel; Urbanismo e Natureza – os Desafios, Edições Sílabo, LDA, 2010
Magalhães Manuela Raposo 340; Estrutura ecológica da paisagem
McHarg Ian L.; Design with nature
Abreu Alexandre Cancela d. 340; Contributos para a identificação e caracterização da paisagem em Portugal Continental. ISBN: 972-8569-28-9

Bibliografia Complementar

Bastian, Olaf e Steinhardt, Uta (Eds); ; Aesthetic landscapes: an emergent component in sustaining societies, Kluwer Academic Publishers, 2002
Fabos, Julius; Introduction and overview: the greenway movement, uses and potentials of greenways, Landscape and Urban Planning, 1995
Musacchio, Laura R; The ecology and culture of landscape sustainability: emerging knowledge and innovation in landscape research and practice, Landscape Ecology, 2009
Pereira dos Santos, Henrique; Do tempo e da paisagem, Principia, 2010. ISBN: 0-471-87037-4
Wiens, John A.; ; Landscape ecology as a foundation for sustainable conservation, Landscape Ecology, 2008
Cabral Francisco Caldeira; Fundamentos da arquitectura paisagista. ISBN: 978-972-775-123-5
Magalhães Manuela Raposo; A arquitectura paisagista. ISBN: 978-972-33-1686-5
Saraiva Maria da Graça Amaral Neto; O rio como paisagem. ISBN: 9789723108316
Andresen, Teresa; Para a Crítica da Paisagem

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas expositivas, aulas de campo e aulas de projeto de arquitetura paisagista. As aulas de projeto de arquitetura paisagista recorrem a uma análise manual da paisagem, complementada com uma componente de utilização de softwares de Sistemas de Informação Geográfica.

Software

Arcgis
QGis

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 35,00
Trabalho laboratorial 55,00
Trabalho prático ou de projeto 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 15,00
Elaboração de projeto 66,00
Estudo autónomo 25,00
Frequência das aulas 56,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Componente teórica (40%), distribuídos:

CT1 | Apresentação oral e discussão de artigo científico na aula (25%) - grupo.

        Grupos A – 11 de abril 2019.

        Grupos B – 2 de maio 2019.
       
       
Grupos C – 16 de maio 2019.


CT2 | Teste escrito (75%) - individual. 3 de Junho de 2019.


Componente prática (60%), distribuídos por:

CP1 | Exercício A (60%) – individual.

O exercício A tem como objetivo a aquisição de competências básicas no âmbito da manipulação de componente analítica relevo e hidrografia no ordenamento da paisagem.

Peças desenhadas a produzir (papel de esquiço): Carta de linhas de festo e linhas de água, Carta de declives; Cortes do terreno.

Peças escritas: memória descritiva (400 palavras).

Data de entrega: 28 de março




CP2 | Exercício B (40%) - grupo
O exercício B tem como objetivo a aquisição de competências básicas no âmbito da manipulação das componentes analíticas (solos, geologia, uso do solo, património cultural e natural, demografia e infraestruturas no ordenamento da paisagem) e  da elaboração de sínteses e propostas em ordenamento da paisagem, nomeadamente através da (1) identificação de unidades de paisagem, (2) delimitação da estrutura ecológica, (3) proposta de uma área de expansão urbana e (4) definição objetivos de qualidade paisagística, de acordo com a Convenção Europeia da Paisagem.

Peças desenhadas a produzir (papel de esquiço): carta de solos, cartas de principais formações geológicas, carta de uso do solo, carta de património cultural e natural, carta de densidade populacional, carta de infraestruturas, carta de unidades biofísicas, carta de unidades de paisagem, carta de estrutura ecológica, carta de expansão urbana.

Peças desenhadas a produzir (SIG): carta de estrutura ecológica e expansão urbana (entrega em formato digital - pdf e mappackge).


Maquete: 
escala a definir pelas docentes. Data de entrega maqueta: 4 de abril.


Peças escritas: 
memória descritiva e comentário crítico (3500 palavras).

 

Data de entrega: 3 de junho

 

Nota mínima: 10 valores no teste, nas apresentações e em cada um dos exercícios práticos.

Os alunos com nota inferior a 10 e superior a 8 valores no teste poderão realizar uma prova oral.

Os alunos com nota superior a 16 valores no teste terão que realizar uma oral. No caso de não comparecerem será atribuída a classificação de 16 valores

Presença a 75% das aulas práticas e a 75% das aulas teóricas.

visita de estudo é obrigatória e realiza-se a 7 de março de 2019. O relatório da visita será entregue a 14 de março de 2019.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 40%*((25%*CT1) + (75%*CT2))+ 60%*((60%*CP1)+(40%*CP2))

Observações

Contactos: 

Maria José Curado - mcurado@fc.up.pt
Carla Gonçalves - cgoncalves@fc.up.pt
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