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Projeto de Espaços Exteriores I

Código: AP3002     Sigla: AP3002     Nível: 300

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2018/2019 - 1S Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 23 Plano de Estudos Oficial 3 - 9 84 243
Mais informaçõesA ficha foi alterada no dia 2018-12-06.

Campos alterados: Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Componentes de Avaliação e Ocupação, Fórmula de cálculo da classificação final

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos


  1. Desenvolver e consolidar competências no projeto de espaço público de pequena/média escala.

  2. Desenvolver competências de levantamento e análise do lugar.

  3. Desenvolver e consolidar competências de organização do espaço de acordo com critérios de optimização funcional, estética, ecológica e económica.

  4. Desenvolver e consolidar competências no domínio do desenho sustentável.

  5. Desenvolver competências na instrução de um projeto de Arquitetura Paisagista ao nível estudo prévio.  

  6. Desenvolver e consolidar competências ao nível da comunicação gráfica.

  7. Desenvolver e consolidar competências ao nível do desenho assistido por computador.

Resultados de aprendizagem e competências

Nesta unidade curricular os alunos deverão adquirir/ consolidar competências para levantar e analisar o local; apresentar um programa de intervenção e uma proposta de desenho para espaços públicos de pequena e média dimensão; apresentar um estudo prévio.

 

Desenvolver competências ao nível da comunicação gráfica.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  1. O espaço exterior como área de projeto de Arquitetura Paisagista.

  2. Principais componentes do projeto de espaços exteriores - relevo, vegetação, água e estruturas construídas.

  3. Escala, dimensionamento e materiais. A exploração de realidades plásticas e funcionais: forma, linha, cor, textura, dinamismo sazonal, som, cheiro, tacto; recreio ativo e passivo, circulação, cultivo, proteção, compartimentação, recepção, conservação e promoção da vida selvagem.

  4. Sequência do projeto de Arquitetura Paisagista e seu conteúdo (fases, peças desenhadas, peças escritas e peças modeladas). Pré - existências: o relevo, a água, o solo, a exposição solar, os valores patrimoniais.

  5. Começar a esquiçar o espaço: os pressupostos; zonamento - zonas de atividade e fluxos (parcelas e corredores); a exploração da forma e sua viabilização; as soluções possíveis; a solução escolhida.

  6. Alguns princípios de composição e desenho do espaço exterior. A importância da tomada de decisão no ato de projetar de acordo com a gestão do programa pedido, com o tempo para elaborar o projeto e com as disponibilidades de investimento do cliente.

  7. Jardim como paradigma do espaço exterior ordenado e desenhado.

  8. Prática de desenho à mão e desenho assistido por computador.

Bibliografia Obrigatória

Grant Reid; Landscape Graphics, Watson-Guptill, 2002. ISBN: 0823073335
Hans Loidl; Opening Spaces, Birkhäuser Basel, 2003. ISBN: 3764370130
Grant W. Reid; From Concept to Form in Landscape Design, Wiley, 2007. ISBN: 047011231X
Marc Treib; Modern Landscape Architecture, The MIT Press, 1994. ISBN: 0262700514
Sutherland Lyall; Designing the New Landscape, Thames & Hudson, 1998. ISBN: 0500280339
Nick Robinson; The Planting Design Handbook, Ashgate Publishing, 2004. ISBN: 0754630358
Dan Kiley; Dan Kiley in His Own Words: America's Master Landscape Architect, Thames & Hudson, 1999. ISBN: 0500341702
Tim Waterman; The Fundamentals of Landscape Architecture, Ava Publishing, 2009. ISBN: 2940373914
Sylvia Crowe; Garden Design - Sylvia Crowe, Antique Collectors Club Dist A/C, 2003. ISBN: 1870673409
Guy Cooper; Gardens for the Future: Gestures Against the Wind, Conran Octopus, 2000. ISBN: 1580930638
Terence Conran ; The Essential Garden Book, Clarkson Potter, 1998. ISBN: 0609800221
Thomas D. Church ; Gardens Are For People, University of California Press, 1995. ISBN: 0520201205
Jane Brown; El Jardin Moderno, Editorial Gustavo Gili, 2001. ISBN: 8425218101
John Brookes; Small Garden, DK ADULT, 2006. ISBN: 0756617235

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem


  1. Levantamento e análise do lugar:  i) levantamento topográfico ii) levantamento da vegetação existente; iii) levantamento dos elementos construídos e património existentes; iv) levantamento do uso do espaço; v) análise da envolvente. (Trabalho de Grupo)

  2. Elaboração de uma proposta para o local: Plano Conceptual, Plano Geral, Diagramas Ilustrativos da Proposta. Produção de um poster em fomato A1 vertical (Trabalho Individual)

  3. Elaboração de um estudo prévio para o local, formalizado em peças desenhadas, peças escritas e modelos 3D. Produção de um poster em formato A0.  (Trabalho Individual)

Software

Sketchup
Adobe Illustrator
Autodesk Civil 3D
Adobe Photoshop

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho prático ou de projeto 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 70,00
Trabalho de campo 14,00
Total: 84,00

Obtenção de frequência

Obrigatoriedade de presença a 75% das aulas teóricas e práticas.

Cumprimento de todos os momentos de avaliação.

Fórmula de cálculo da classificação final

Projeto – Jardim do Ovo (Rua D. Manuel Bandeira - Porto)

  • 20% Levantamento e análise (trabalho em grupo)
  • 30% Proposta (trabalho individual)
  • 50% Estudo prévio (trabalho individual)

 

Nota mínima de 8 valores para todos os momentos de avaliação; notas inferiores a 10 valores implicam exame oral.

Provas e trabalhos especiais

Projeto– Jardim do Ovo (Rua D. Manuel Bandeira - Porto)

  • 18 Outubro Apresentação da Análise com entrega dossier
  • 19 Novembro Apresentação e entrega da Proposta
  • 14 Janeiro  Apresentação e entrega do Estudo Prévio

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se o regulamento em vigor.

Melhoria de classificação

Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.

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