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Projeto - Vegetação em Espaço Urbano

Código: AP2004     Sigla: AP2004     Nível: 200

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Arquitetura Paisagista

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Geociências, Ambiente e Ordenamento do Território
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Arquitetura Paisagista

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
L:AP 30 Plano de Estudos Oficial 2 - 9 84 243

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objetivos

Adquirir conhecimento em vegetação e espécies de plantas na paisagem urbana no âmbito da sua aplicação em projeto de arquitetura paisagista.

Resultados de aprendizagem e competências

1. Capacidade de identificar sensorialmente as principais espécies de plantas na paisagem urbana.

2. Capacidade de organizar e desenhar o espaço exterior com vegetação.

3. Capacidade de produzir maquetas de plantação, planos de plantação, cortes, alçados e visualizações.



 

 

 

 

 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

1. Biologia das Plantas

2. Diversidade das Plantas

3. Ecologia Geral

4. Biogeografia

Programa

1. A importância da vegetação na paisagem urbana. Tipologia de espaço verde para a cidade do Porto. Funções da vegetação na paisagem urbana.

2. A vegetação no projeto de arquitetura paisagista: tipologia de organização e unidades compositivas fundamentais.

3. Planos de plantação, maquetas de plantação e pormenorização. Estrutura/estratos. Tipos fisionómicos de Raunkiaer. 

4. Principais espécies de árvores, arbustos, sub-arbustos, trapdeiras, decumbentes, herbáceas vivazes  para intervenções na paisagem.

 

5. Lançamento do exercício do Parque protótipo - tipologias de espaço, pesquisa e organização da informação em Ppt temático.

6. Desenho com Vegetação: identificação de plantas, composição e organização. Exercício 1 - Orla Multiestrato.

7. Visita de estudo.

8. Desenho com Vegetação: identificação de plantas, composição e organização. Exercício 2 e 3 - Mata aberta e Clareira complexa.

9. Parque protótipo - progresso e revisão.

10. Desenho com Vegetação: identificação de plantas, composição e organização. Exercício 4 e 5 - Mata densa e Clareira lago

11. Parque protótipo - progresso e revisão.

12. Avaliação - apresentação do Parque protótipo

13. Avaliação - identificação de plantas na paisagem urbana

Bibliografia Obrigatória

Brickell, Christopher; RHS New Encyclopedia of Plants and Flowers, Dorling Kindersley Publishers Ltd, 2003. ISBN: 978-1405300575
Robinson, Nick; The Planting Design Handbook, Ashgate Publishing, 2004. ISBN: 978-0754630357
J. Trowbridge, Peter, L. Bassuk, Nina; Trees in the Urban Landscape: Site Assessment, Design, and Installation, Wiley, 2004. ISBN: 978-0471392460
Marques Paulo Farinha 070; Morfologia e biodiversidade nos espaços verdes da cidade do Porto. ISBN: 9789899741805

Bibliografia Complementar

Franco, João Amaral; Nova Flora de Portugal, Escolar Editora, 2007. ISBN: 9789725921548
Crowe, Sylvia; Garden Design, Garden Art Press, 1999. ISBN: 978-1870673402
C.J. Humphries; Guia de Campo das Árvores de Portugal e Europa, Fapas, 2005. ISBN: 9789729595127
Caldeira-Cabral, F., Ribeiro-Telles, G; A Árvore, Ministério das Obras Públicas, 1960
Marques-Moreira, José; Árvores e Arbustos em Portugal, Argumentum, 2008. ISBN: 978-972-8479-59-6
Bingre P, Aguiar C, Espírito-Santo D, Arsénio P, Monteiro-Henriques T (Coord. Científicos); Guia da Campo: As Árvores e os Arbustos em Portugal, Jornal Público/Fundação Luso-Americana/Liga para a Protecção da Natureza, 2007

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Os métodos de ensino e aprendizagem decorrem sob a forma de:

1.     1.  Aulas dissertação: o docente apresenta oralmente os conteúdos sistematizados e estimula a reflexão e o debate.

2.      2. Aulas de exterior: o docente ensina a identificar as principais  espécies de vegetação em parques e jardins;

3.  Aulas de projeto: o docente ensina, conduz e  critica o trabalho de organização e desenho do espaço com vegetação; a aprendizagem ocorre integrando os conteúdos dissertados e vivenciados, na produção de peças moldadas e desenhadas (essencialmente maquetas e planos) executadas pelos estudantes em exercícios em grupo e individuais.

Software

photoshop
cad

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design ambiental
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Arquitectura paisagista
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design de espaços
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Botânica sistemática
Ciências Naturais > Ciências agrárias > Ciências florestais > Biodiversidade florestal
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Botânica > Jardinagem
Ciências Naturais > Ciências biológicas > Biodiversidade
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design urbano
Humanidades > Artes > Belas artes > Desenho
Ciências Tecnológicas > Arquitectura > Design > Design ambiental

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 30,00
Trabalho de campo 20,00
Trabalho laboratorial 25,00
Prova oral 25,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 60,00
Frequência das aulas 84,00
Trabalho laboratorial 33,00
Trabalho de campo 73,00
Trabalho de investigação 20,00
Total: 270,00

Obtenção de frequência

1.Presença e prestação em todas as componentes de avalição:

Componente 1 _ Teste escrito e desenhado (30%; individual);

Componente 2_Parque Protótipo (Planos+Maqueta)(25%; grupo); 

Componente 3_ Indentificação de plantas na paisagem urbana (25%; individual); 

Componente 4_  Desenho com Vegetação: composição e organização (20%; individual); 

2. Presença em 75% de aulas de campo e das práticas laboratoriais;

3. A média ponderada da avaliação, considerando todos os exercícios, deverá ser sempre igual ou superior a 10 valores. Para as notas parciais a nota mínima é de 8 valores, mas somente poderá ser obtida num dos momentos de avaliação. 

Isto é, mesmo que a média da avaliação do conjunto seja positiva se o aluno tiver mais do que uma avaliação com 8 valores ou menos, não poderá ser aprovada à U.C.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final= 0,3 componente 1 + 0,25 componente 2 + 0,25 componente 3 + 0,2 componente 4

Provas e trabalhos especiais

Os alunos com falta justificada a uma ou mais componentes da avaliação individual poderão voltar a realiza-la durante o período lectivo em data a combinar com o docente.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Aplica-se a lei em vigor.

Melhoria de classificação

Não há melhoria de nota às componentes de avaliação.

Observações

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